Questões de Biologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Biologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação à RDC n.º 302, de 2005, julgue os itens a seguir.

O laudo de um exame de HIV, devido a seu caráter sigiloso, não pode conter o nome do paciente. A identificação do paciente deve ser codificada em código de barras.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a estocagem, transporte e manipulação de plasma para uso industrial, julgue os seguintes itens.

O plasma para uso industrial não precisa passar por triagem laboratorial.

  • C. Certo
  • E. Errado

As pteridófitas adaptaram-se ao clima quente e úmido da Terra, pois são vegetais que independem da água para se reproduzir.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere a situação em que um mamífero terrestre realiza exercício intenso e prolongado como mecanismo de fuga de um predador. Após 20 minutos de fuga, o animal se lança à água, ficando submerso por 30 segundos. Após debater-se durante esse período dentro da água, o animal consegue chegar à superfície e, livre do predador, passa ao estado de repouso muscular. Em relação a essa situação, julgue os seguintes itens.

Durante o período em que o animal encontra-se submerso, o ritmo de transporte de elétrons mitocondrial é aumentado para a síntese de ATP.

  • C. Certo
  • E. Errado

As condições oceanográficas nas regiões de exploração de óleo e gás nas bacias de Campos, de Santos e do Espírito Santo são determinadas, em grande parte, pela presença da corrente do Brasil, uma corrente de contorno oeste que fecha o giro subtropical do Atlântico Sul e transporta massas d'água geradas em diferentes locais do oceano. O entendimento dos processos oceanográficos nessas regiões depende, portanto, não somente do estudo da dinâmica local, mas também de um conhecimento mais amplo da circulação oceânica como um todo, que envolve processos em diferentes escalas espaciais e temporais e forçantes atmosféricas sobre todo o oceano. A carência de dados no Atlântico Sul obriga os pesquisadores a recorrer, muitas vezes, ao conhecimento gerado em estudos de fenômenos análogos que ocorrem em outros oceanos. Sobre a dinâmica do meio marinho em geral, e sobre as condições oceanográficas do Atlântico Sul em particular, julgue os itens subseqüentes.

A corrente do Brasil apresenta transporte de volume na região Sudeste brasileira geralmente inferior a 10 Sverdrups.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a placa de Petri mostrada na figura acima, na qual foi cultivada a bactéria Bacillus subtilis na presença do fungo Colletotrichum sp, julgue os próximos itens.

Nessa figura, observa-se claramente o fenômeno da antibiose, por meio do qual o fungo libera metabólitos que inibem o crescimento da bactéria.

  • C. Certo
  • E. Errado

Elaborou-se uma série de experimentos para a análise de carboidratos, proteínas e nucleotídeos, que permitissem também a observação de atividade enzimática, conforme descrição a seguir.

I Foram adicionadas gotas de lugol e de reagente de Fehling a fatias de banana verde e madura.

II Foi adicionada uma solução de saliva aos dois tipos de banana e, posteriormente, as mesmas adições de reagentes foram repetidas.

III Por meio de trituração de um dos tipos de banana, adição de detergente e cloreto de sódio, realização de aquecimento e resfriamento, em etapas, e adição de etanol gelado, foi obtida uma fração enriquecida em ácidos nucléicos, que pôde ser visualizada como filamentos, os quais puderam ser enrolados em um bastão de vidro.

IV Foram dosados proteínas e aminoácidos livres em uma solução de clara de ovo, procedimento repetido após a adição de pepsina.

Considerando os procedimentos experimentais mencionados, julgue os itens que se seguem.

No experimento III, a adição de detergente favorece a ruptura das membranas celulares e das membranas de algumas organelas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à RDC n.º 302, de 2005, julgue os itens a seguir.

Não é necessário que o laboratório mantenha instruções para uso dos equipamentos de proteção individual, uma vez que todos que trabalham no laboratório devem conhecer antecipadamente tais instruções.

  • C. Certo
  • E. Errado

As gimnospermas passaram a se dispersar e constituíram a vegetação dominante em ambientes terrestres, embora não apresentem embriões protegidos por sementes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os diversos aspectos da biotecnologia e da legislação de patentes, julgue os itens subseqüentes.

A pesquisa de células troncoembrionárias de microrganismos vem sendo amplamente utilizada para o desenvolvimento de novos antibióticos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...