Lista completa de Questões de Biologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca do assunto tratado no texto acima, julgue os itens seguintes.
No momento do plantio de mudas, deve-se fazer o coroamento manual das plantas.
Considere que, em um laboratório de biologia molecular, foi obtido um mutante vegetal com as seguintes características: altura maior que a média, floração precoce e maturação precoce dos frutos. De acordo com tais características, julgue os itens seguintes.
É provável que a floração precoce seja resultado de uma produção aumentada de giberelinas
Considerando a situação hipotética acima e que os pesquisadores do laboratório conseguem, com a metodologia vigente, separar as células de interesse com nível de pureza superior a 99%, julgue os itens que se seguem.
Fosforilação, glicosilação e ADP-ribosilação são exemplos das modificações pós-traducionais mencionadas no texto.
Considerando a tecnologia do DNA recombinante e os avanços obtidos com sua aplicação, julgue os seguintes itens.
A principal fonte de enzimas de restrição são os protozoários.
Considerando as regras de biossegurança e os princípios do sistema de qualidade denominados boas práticas de laboratório (BPL), julgue os itens seguintes.
De acordo com as BPL, a unidade de garantia de qualidade é constituída por uma ou mais pessoas envolvidas na condução da pesquisa ou do estudo, cuja atribuição é realizar inspeções nos laboratórios e auditorias.
Acerca do assunto tratado no texto acima, julgue os itens seguintes.
A área onde serão plantadas as mudas deve ser isolada da presença de animais de grande porte.
Considerando as características das células e dos tecidos vegetais, julgue os próximos itens.
O parênquima aqüífero é um tecido de reserva encontrado em cactos, no qual a água se acumula nos espaços intercelulares.
Considerando a situação hipotética acima e que os pesquisadores do laboratório conseguem, com a metodologia vigente, separar as células de interesse com nível de pureza superior a 99%, julgue os itens que se seguem.
A constatação de que as formas fosforiladas de um grupo de enzimas está em maior concentração nas células não-tratadas com o medicamento X sugere a interferência desse medicamento em um determinado ciclo metabólico que dependa dessas enzimas.
Julgue os itens que se seguem, relativos aos tecidos vegetais.
I Os tecidos de suporte são constituídos por células que apresentam as paredes espessas, o que lhes confere rigidez.
II O parênquima é um tecido encontrado exclusivamente na medula das raízes.
III O colênquima, devido à plasticidade e à capacidade de alongar-se, adapta-se à sustentação das folhas e caules em crescimento.
IV O esclerênquima é o primeiro tecido que aparece nos vegetais.
Estão certos apenas os itens
Considerando a tecnologia do DNA recombinante e os avanços obtidos com sua aplicação, julgue os seguintes itens.
Plasmídios, fragmentos de DNA cromossomal bacteriano, são vetores comumente utilizados em técnicas de biologia molecular.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...