Lista completa de Questões de Biologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na resolução de casos forenses, a utilização de marcadores genéticos situados no cromossomo X é bem mais recente que o emprego dos marcadores genéticos situados em cromossomos autossômicos e Y. Atualmente têm sido analisados marcadores do tipo STRs, havendo já alguns kits disponíveis no mercado. Diferentemente do que se dá com o cromossomo Y, os marcadores do cromossomo X não são herdados como um haplótipo, e sim como um conjunto de haplótipos.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
A presença de dois loci no cromossomo Y permite extrapolar que o desequilíbrio de ligação entre eles seja muito alto, ao passo que a presença de dois loci no cromossomo X não permite nenhuma conclusão quanto ao desequilíbrio de ligação.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens subsequentes, relativos à genética forense.
O desenvolvimento da genética forense nos últimos anos deve-se principalmente à descrição da técnica de fingerprint, que permite o estabelecimento dos perfis genéticos mesmo a partir de quantidade ínfimas de material biológico.
Uma paciente de sessenta e cinco anos de idade. Com insuficiência renal crônica e oligúria apresentou cilindros no resultado do EAS.
O cilindro tipicamente encontrado nessas situações é ohemático.
hialino.
granuloso.
céreo.
leucocitário.
O funcionamento correto do corpo humano deve-se à sincronia dos diversos sistemas orgânicos. Com relação à fisiologia animal, julgue os itens que se seguem.
A pleura, revestimento seroso dos pulmões, é composta de duas camadas (parietal e visceral) que deslizam entre si, lubrificadas pelo líquido pleural, de forma a evitar o atrito durante os movimentos respiratórios.
Na resolução de casos forenses, a utilização de marcadores genéticos situados no cromossomo X é bem mais recente que o emprego dos marcadores genéticos situados em cromossomos autossômicos e Y. Atualmente têm sido analisados marcadores do tipo STRs, havendo já alguns kits disponíveis no mercado. Diferentemente do que se dá com o cromossomo Y, os marcadores do cromossomo X não são herdados como um haplótipo, e sim como um conjunto de haplótipos.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
Sendo a amostra exclusivamente composta por homens, pode-se utilizar a mesma metodologia de estimativa de frequência haplotípica para haplótipos situados tanto no cromossomo X quanto no cromossomo Y.
Assinale a opção que corresponde ao cristal normalmente encontrado em urina ácida.
carbonato de sódio
carbonato de magnésio
oxalato de cálcio
carbonato de cálcio
cristais de sódio
Nos últimos anos, grandes avanços ocorreram na biologia molecular e na genética, proporcionando o desenvolvimento biotecnológico e a criação de organismos geneticamente modificados (OGMs). Com relação aos OGMs, julgue os itens subsequentes.
As moléculas de RNA, DNA e proteínas devem ser manipuladas diretamente no estabelecimento de um OGM por meio da clivagem, separação de fragmentos, amplificação e sequenciamento de DNA, hibridação de ácidos nucleicos, isolamento de genes e clonagem molecular.
A avaliação laboratorial urinária fornece informações preliminares no que diz respeito a distúrbios como hemorragia glomerular, hepatopatias, erros inatos do metabolismo e infecções do trato urinário. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.
No exame físico são avaliados os seguintes elementos: proteína, glicose, corpos cetônicos, hemoglobina (ou sangue), bilirrubina, urobilinogênio, nitrito e leucócitos.
Um volume urinário maior que 2.000 mL/dL é denominado de poliúria, enquanto uma excreção menor que 500 mL/dL chama-se oligúria. A completa supressão da formação da urina é chamada de anúria.
A turvação da urina comumente é causada por excesso de sais de oxalato.
A presença de leucócitos, proteína e nitrito positivos na fita reagente é sugestiva para infecção das vias urinárias. Tal suspeita não pode ser confirmada pelo EAS, apenas pelo hemograma.
O exame químico da urina não inclui a avaliação de densidade da amostra.
Com relação a aspectos citológicos, como parede celular, organelas e divisão celular, julgue os itens seguintes.
Flagelos são processos filiformes móveis que se estendem da borda luminal da maioria das células superficiais de revestimento epitelial, em vias internas e cavidades corpóreas.
Em relação à prova teste oral de tolerância a glicose (TOTG), para avaliação do paciente diabético, assinale a opção correta.
Os indivíduos normais, que se submetem a essa prova, apresentam teores glicêmicos maiores ou iguais a 140 mg/dL.
Para realização da TOTG, o paciente é submetido a uma sobrecarga de 75 g de dextrosol. Considera-se que um paciente tem tolerância à glicose diminuída quando, duas horas após a sobrecarga, sua glicemia seja menor ou igual a 140 mg/dL.
Abaixo de 200 mg/dL o resultado é compatível com o diabetes melito.
O teste é realizado após verificação da glicemia de jejum, a qual deve ser menor ou igual a 125 mg/dL para continuação da prova.
Em relação a glicemia pós-prandial, o valor em 12 horas não deve ultrapassar 200 mg/dL.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...