Lista completa de Questões de Biologia da EDUCA Assessoria Educacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A cultura de escarro de um paciente com fibrose cística apresentou desenvolvimento de colônias de bacilos Gramnegativos, oxidase positiva. Em relação ao agente etiológico, é CORRETO afirmar:
A bactéria isolada é membro da família Enterococaceae.
A bactéria isolada é um membro da família Enterobacteriaceae.
O provável agente etiológico é Escherichia coli.
O provável agente etiológico é Pseudomonas aeruginosa.
O provável agente etiológico é Neisseria gonorrhoeae.
A resposta de fase aguda é a resposta inespecífica das proteínas séricas que ocorre como resultado de infecção, traumatismo, inflamação aguda e neoplasia.
A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:
I- Proteína C reativa está normal na resposta de fase aguda.
II- Proteína C reativa e albumina estão elevadas na resposta de fase aguda.
III- Proteína C reativa e ferritina estão elevadas na resposta de fase aguda.
IV- Proteína C reativa, ferritina e ceruloplasmina estão elevadas na resposta de fase aguda.
Assinale a alternativa CORRETA:
Somente a afirmativa I é verdadeira.
Somente a afirmativa II é verdadeira.
Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
As afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
Um paciente portador de linfoma reclama de tosse freqüente e dor moderada no tórax. O exame de raio X revelou uma forma arredondada do tamanho de uma moeda semelhante a uma tuberculose cavitária. A reação de tuberculina no paciente foi negativa. A microscopia de escarro revelou a presença de longos filamentos septados.
A cultura de escarro produziu colônias com abundantes micélios aéreos. O diagnóstico mais provável é:
Candidíase.
Criptococose.
Aspergilose.
Histoplasmose.
Zigomicose.
Em relação aos erros que podem ocorrer nas contagens celulares automatizadas realizadas pelos analisadores hematológicos, considere as seguintes afirmativas:
1- A presença de eritroblastos em uma amostra de sangue colhida em EDTA pode gerar uma leucometria falsamente aumentada. Uma amostra analisada 3 dias após a coleta pode gerar uma leucometria falsamente diminuída, devido à lise de leucócitos.
2- Tanto uma elevada contagem de leucócitos como uma hiperlipidemia em uma amostra de sangue periférico podem gerar resultados falsamente aumentados na dosagem de hemoglobina.
3. A presença de plaquetas gigantes e micrócitos, ambos com volumes próximos ao threshold, pode gerar contagens imprecisas de plaquetas e eritrócitos, contudo essa interferência é menor na contagem de eritrócitos pelo fato de sua concentração ser muito superior à de plaquetas no sangue periférico.
4. A presença de crioaglutininas em uma amostra de sangue periférico normalmente não exerce influência sobre a contagem de eritrócitos, volume globular e concentração de hemoglobina corpuscular média.
Assinale a alternativa CORRETA.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Todas as alternativas são verdadeiras
As reações imunológicas (antígeno-anticorpo) são a base dos imunoensaios. Os imunoensaios podem ser utilizados para a detecção de antígenos ou de anticorpos de interesse. Para a detecção de um antígeno, o anticorpo correspondente é utilizado como um dos reagentes do ensaio e vice-versa para a detecção de um anticorpo.
Com relação aos imunoensaios, assinale a alternativa CORRETA:
Nos ensaios de imunodifusão, o antígeno ou o anticorpo se difunde em um meio gelificado e, quando se encontram, formam imunocomplexos de elevado peso molecular, que podem ser observados sob a forma de uma turvação nítida, independentemente da concentração de cada um dos componentes.
Os diferentes tipos de imunoensaios utilizam marcadores específicos para a emissão do sinal que será detectado pelos equipamentos de leitura. Nos ensaios fluorimétricos e quimioluminescentes, a detecção do sinal é realizada pela contagem de fótons de luz.
No ensaio de nefelometria, as reações de precipitação entre antígeno e anticorpo produzem um aumento da absorção da luz incidente, enquanto que na turbidimetria produzem um aumento da intensidade de luz dispersa. Ambas as técnicas podem ser aplicadas nas determinações de proteínas de significado clínico em qualquer fluido corporal, desde que essas proteínas apresentem tamanho molecular suficientemente grande para a formação dos imunocomplexos de precipitação.
A técnica de imunofluorescência indireta é caracterizada pela detecção de um antígeno em células ou tecidos utilizando um anticorpo específico marcado com fluorocromo.
Todas são correta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...