Questões de Biologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Biologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Todo imóvel rural deve manter área com cobertura de vegetação nativa, a título de Reserva Legal, sem prejuízo da aplicação das normas sobre as Áreas de Preservação Permanente, observados os seguintes percentuais

  • A. 80%, em imóveis situados em área de florestas na Amazônia Legal.
  • B. 60%, em imóveis situados em área de Cerrado.
  • C. 35%, em imóveis situados em área de Campos gerais.
  • D. 40% em imóveis situados em área de Restinga.
  • E. 70%, em imóveis situados em área de Mata Atlântica.

O gráfico abaixo representa a dinâmica populacional de elefantes-marinhos após a introdução de alguns indivíduos em três ilhas no oceano Pacífico, próximas à costa da Califórnia (EUA).

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e III.
  • B. II.
  • C. II e III.
  • D. III e IV.
  • E. IV.

Quanto aos processos de tratamento de esgoto é correto afirmar que

  • A. o retorno de lodo, no sistema de lodo ativados, diminui a carga microbiana no reator.
  • B. a formação de flocos ocorre na fase logarítmica de crescimento das bactérias.
  • C. o sistema de lodos ativados, por ser compacto, consome menos energia elétrica.
  • D. a fotossíntese é a principal fonte de oxigênio em lagoas de estabilização facultativas.
  • E. a fase final do tratamento secundário de esgoto consiste na remoção de patógenos.

Em um riacho adjacente à uma indústria farmacêutica, foi identificado estrogênio na água. Neste caso, o correto é classificar

  • A. como resíduo do Grupo B.
  • B. o grupo de resíduo com base na sua concentração.
  • C. como hormônio e não resíduo de saúde.
  • D. como resíduo do Grupo D.
  • E. como medicamento inativo e não como resíduo.

A utilização da experimentação em sala de aula é uma tendência já defendida desde a década de 1970 pelos projetos curriculares, no entanto até hoje há resistências para sua incorporação. Uma das potencialidades pedagógicas e os principais desafios de se utilizar a experimentação nas aulas de ciências são, respectivamente,

  • A. permitir que os alunos possam resolver um problema real; falta de infraestrutura das escolas e falta de interesse dos alunos.
  • B. estimular o professor; falta de interesse dos alunos e falta de recursos.
  • C. compreender a ciência como um produto e não como um processo; falta de infraestrutura nas escolas.
  • D. compreender a ciência como um processo e não como um produto; falta de preparo dos professores e falta de infraestrutura das escolas.
  • E. estimular o professor; falta de infraestrutura das escolas.

Diante desta afirmação, são pressupostos importantes para a realização de estudos do meio:

  • A. Ter a preocupação com os aspectos sociais, culturais e ambientais do local a ser visitado e conduzir uma pesquisa sobre esses aspectos antes da visita.
  • B. Não ser influenciado pelos contextos locais e manter o seu objetivo pedagógico para além da realidade local.
  • C. Tentar se manter isento dos conflitos locais, uma vez que a relação entre escola/comunidade/sociedade pode ser muito complexa.
  • D. Levar em conta que a relevância pedagógica do local a ser visitado deve pesar mais na escolha do que a idade, escolaridade e expectativa dos seus alunos.
  • E. Escolher locais que os alunos não poderiam visitar espontaneamente.

Para introduzir na sala de aula um projeto pedagógico que tenha como eixo principal um tema de pesquisa atual na ciência, o professor pode escolher diferentes estratégias, dentre elas:

I. Utilizar materiais audiovisuais, como um vídeo de divulgação cientifica sobre o assunto.

II. Convidar um pesquisador especialista para dar uma palestra sobre o assunto, levantando anteriormente com os alunos questões para serem discutidas com o convidado.

III. Dar como tarefa de casa a leitura na íntegra de um artigo científico publicado em revista internacional sobre o assunto.

IV. Elaborar uma questão “problema” para introduzir o tema, incentivando atividades de pesquisa roteirizada sobre o tema.

Dentre as afirmativas, são adequadas para a realidade escolar brasileira APENAS

  • A. I e II.
  • B. III e IV.
  • C. I, II e IV.
  • D. I e IV.
  • E. II e III.

Recentes pesquisas sobre educação em ciências defendem a Alfabetização Científica como meta de ensino e aprendizagem das ciências.

A alternativa que descreve um objetivo da Alfabetização Científica é:

  • A. Limitar a participação da população na elaboração de políticas públicas.
  • B. Diminuir os questionamentos sobre as verdades científicas.
  • C. Incentivar o posicionamento crítico em relação aos rumos da ciência.
  • D. Compreender que o processo de produção da ciência não é passível de controvérsias.
  • E. Reconhecer a neutralidade do processo de produção da ciência.

Na situação de um laboratório de análises clínicas dispensar, como lixo comum, uma caixa de papelão identificada como "resíduo não contagioso" contendo recipientes plásticos, vazios e lavados que foram usados para coleta de urina,

  • A. houve infração sanitária, apenas, se uma análise provar que os recipientes continham micro-organismos patogênicos.
  • B. não houve infração sanitária, desde que, o responsável técnico prove que os recipientes foram esterilizados antes do descarte.
  • C. não houve infração sanitária, dado que, os frascos não eram material pérfuro-cortantes.
  • D. não houve infração sanitária, visto que, a caixa de papelão fora fechada e identificada de modo correto.
  • E. houve infração sanitária, desde que, o resíduo descartado pertença à classe A4.

A atuação do Bioquímico em análises de amostras ambientais dá suporte para diversas atividades do setor público, previstas em legislação. Considere as assertivas abaixo.

I. Gerar dados para Relatório de Qualidade Ambiental sobre a situação qualitativa e quantitativa dos Recursos Hídricos de domínio do Estado, atividade prevista na Lei Estadual no 8.149 de 15 de junho de 2004. Política Estadual de Recursos Hídricos, o Sistema de Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos.

II. Analisar amostras de esgotos e demais resíduos líquidos, sólidos ou gasosos gerados após outorga de direito de uso de recurso hídrico, atividade prevista no Decreto no 27.845, de 18 de novembro de 2011 que Regulamenta a Lei no 8.149, de 15 de junho de 2004, que institui a Política Estadual de Recursos Hídricos, o Sistema de Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos, com relação às águas superficiais.

III. Analisar, continuamente, a qualidade química e bacteriológica das águas subterrâneas, atividade prevista no Decreto no 28.008 de 30/01/2012 que Regulamenta a Lei no 8.149, de 15 de junho de 2004 e a Lei no 5.405, de 08 de abril de 1992.

IV. Fornecer resultados de análises microbiológicas e físico-químicas de amostras ambientais, para subsidiar estudos de impacto ambiental e respectivos relatórios, atividade prevista na Lei Estadual no 5.405 de 08 de abril de 1992.

Está correto o que se afirma em:

  • A. I e II, apenas.
  • B. I, II, III e IV.
  • C. I, III e IV, apenas.
  • D. III e IV, apenas.
  • E. I e IV, apenas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...