Questões de Biologia da Fundação Euclides da Cunha (FEC)

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A fase haplóide e a fase diplóide, do ciclo reprodutivo de plantas como as pteridófitas, ocorrem, respectivamente, em estruturas denominadas:

  • A.

    esporófito e gametófito;

  • B.

    megásporo e micrósporo;

  • C.

    esporângios e soros;

  • D.

    anterozóide e oosfera;

  • E.

    gametófito e esporófito.

A incompatibilidade materno-fetal (mãe Rh negativo, feto Rh positivo) causadora da eritroblastose, pode ser prevenida através da injeção de anticorpo:

  • A.

    anti-Rh positivo no bebê logo após o parto;

  • B.

    anti-Rh positivo no bebê antes do parto;

  • C.

    anti-Rh negativo no bebê logo após o parto;

  • D.

    anti-Rh na mulher, logo após o parto do primeiro bebê Rh positivo;

  • E.

    anti-Rh na mulher, logo após o parto do primeiro bebê Rh negativo.

Os liquens resultam da associação de um fungo com uma cianobactéria, ou de um fungo com uma alga. Esta associação permite que os liquens vivam tanto numa pedra quanto no gelo. Os liquens são considerados uma simbiose do tipo:

  • A.

    comensalismo;

  • B.

    mutualismo;

  • C.

    inquilinismo;

  • D.

    canibalismo;

  • E.

    parasitismo.

O tecido muscular estriado, quando observado ao microscópio óptico, caracteriza-se histologicamente pela presença de estriações transversais. Estas estriações correspondem:

  • A.

    à organização dos miofilamentos contráteis em unidades denominadas sarcômeros;

  • B.

    à organização das inúmeras mitocôndrias responsáveis pelo fornecimento de moléculas de ATP para a célula muscular;

  • C.

    à grande quantidade da proteína mioglobina armazenadora de moléculas de oxigênio na célula muscular;

  • D.

    à orientação dos vários núcleos dentro da célula muscular;

  • E.

    a grumos de glicogênio no citoplasma da célula muscular.

É raro uma mulher ser hemofílica. Para que isso aconteça, seria necessário que:

  • A.

    um dos pais da mulher fosse hemofílico;

  • B.

    apenas o pai da mulher fosse hemofílico;

  • C.

    somente a mãe da mulher fosse hemofílica;

  • D.

    a mulher seja casada com homem hemofílico;

  • E.

    a mulher fosse filha de um hemofílico e de uma mulher portadora do gene da doença.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) indicam objetivos a serem alcançados no 3º Ciclo do Ensino Fundamental, através de atividades de Ciências Naturais. A opção que indica um desses objetivos é:

  • A.

    elaborar, individualmente e em grupo, relatórios orais e outras formas de registros acerca do tema em estudo, considerando informações obtidas por meio de observação, experimentação, textos ou outras fontes;

  • B.

    descrever processos e características do ambiente ou dos seres vivos, observados em microscópio ou a olho nu;

  • C.

    perceber e utilizar os códigos intrínsecos da Biologia;

  • D.

    expressar dúvidas, idéias e conclusões acerca dos fenômenos biológicos;

  • E.

    utilizar critérios científicos para realizar classificações de animais, vegetais, etc.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) indicam objetivos a serem alcançados no 4º Ciclo do Ensino Fundamental, através de atividades de Ciências Naturais. A opção que indica um desses objetivos é:

  • A.

    expressar dúvidas, idéias e conclusões, acerca dos fenômenos biológicos;

  • B.

    relacionar os diversos conteúdos conceituais de Biologia (lógica interna) na compreensão dos fenômenos;

  • C.

    relacionar o conhecimento das diversas disciplinas para o entendimento de fatos ou processos biológicos (lógica externa);

  • D.

    compreender como as teorias geocêntricas e heliocêntricas explicam os movimentos dos corpos celestes, relacionando esses movimentos a dados de observação e à importância histórica dessas diferentes visões;

  • E.

    valorizar o cuidado com o próprio corpo.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) sugerem eixos temáticos (conteúdos) que poderão ser escolhidos para a composição dos planos de trabalho nas atividades de Ciências Naturais, nos 3º e 4º Ciclos do Ensino Fundamental. A opção que indica um desses eixos é:

  • A.

    Ecologia e Evolução;

  • B.

    Conhecimentos de Biologia;

  • C.

    Tecnologia e Sociedade;

  • D.

    Conhecimentos de Física;

  • E.

    Ciências da Natureza.

As tendências pedagógicas atuais, no ensino de Ciências, apontam critérios que devem nortear a seleção de temas de trabalho e desenvolvimento de atividades, nos 3º e 4º Ciclos do Ensino Fundamental. A opção que indica um desses critérios é:

  • A.

    a idade dos estudantes;

  • B.

    o interesse dos estudantes pelo tema de trabalho;

  • C.

    a localização da escola;

  • D.

    a valorização da vivência dos estudantes;

  • E.

    a possibilidade de o tema de trabalho ser desenvolvido em aulas teóricas e práticas.

No ensino de Ciências, as atividades práticas devem ser cercadas por cuidados especiais e acompanhadas de uma reflexão sobre os riscos reais ou potenciais à integridade física dos estudantes. Devem ser evitados(as):

  • A.

    dramatizações;

  • B.

    atividades de lazer na escola;

  • C.

    experimentos ou demonstrações que envolvam a manipulação de sangue humano;

  • D.

    trabalhos de campo;

  • E.

    visitas a áreas de preservação e conservação.

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