Lista completa de Questões de Biologia da Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A hemoglobina é proteína intracelular que dá cor aos eritrócitos e está associada à função fisiológica de transporte de oxigênio. Sobre a hemoglobina, analise as afirmativas abaixo.
I. A hemoglobina pode adotar a conformação desóxi(T) ou óxi(R), as quais diferem na afinidade na ligação de O2.
II. O efeito Bohr altera a afinidade de ligação da hemoglobina ao O2.
III. Propriedades de ligação da hemoglobina são caracterizadas por sua alta resistência, não podendo ser alteradas por mutação.
Assinale a alternativa correta.
Os sistemas vivos são formados por uma enorme variedade de reações bioquímicas, e quase todas elas são mediadas por uma série de extraordinários catalisadores biológicos conhecidos como enzimas. A respeito das enzimas, analise as afirmativas abaixo.
I. As enzimas diferem dos catalisadores químicos comuns pela velocidade de reação, pelas condições de reação, pela especificidade de reação e pelo controle.
II. As propriedades físicas e químicas do sítio ativo limitam a atividade enzimática a substratos e reações específicas.
III. Algumas enzimas requerem cofatores orgânicos ou íons metálicos.
Assinale a alternativa correta.
Em todos os organismos, a fonte original de informação biológica são os ácidos nucleicos. Os ácidos nucleicos podem ser fracionados com base no tamanho, na composição e na sequência, por meio de ____________________. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.
Assinale a alternativa que indica o nome de uma sequência de três nucleotídeos do DNA (ácido desoxirribonucleico) ou de RNA (ácido ribonucleico) que especifica um único aminoácido.
A formação de segmentos de fita dupla de sequência de DNA (ácido desoxirribonucleico) e/ou RNA (ácido ribonucleico) complementares é chamada de
Organela de grande importância para as células, onde ocorrem reações metabólicas aeróbias, a mitocôndria apresenta uma solução gelatinosa de enzimas, substratos, cofatores e íons em seu interior. Tal solução gelatinosa é:
Assinale a alternativa que contém apenas bases nitrogenadas dos nucleotídeos que são pirimidinas.
Os leucócitos, também chamados de glóbulos brancos, são células incolores que atuam principalmente na defesa do corpo, protegendo-o contra organismos invasores e desencadeando respostas imunológicas. O número normal de leucócitos por milímetro cúbico de sangue em uma pessoa adulta é de 4 a 10 mil. Em relação a essas células analise as afirmativas abaixo e faça a correlação correta.
I. Eosinófilo.
II. Neutrófilo.
III. Linfócito.
IV. Monócito.
V. Basófilo.
A. São células que apresentam grânulos maiores que os dos neutrófilos e eosinófilos e núcleo grande e de formato irregular que lembra a letra S. Sua função é liberar histamina e heparina, funcionando, respectivamente, em respostas alérgicas e evitando a coagulação do sangue.
B. São pequenos e apresentam um grande núcleo circular e importante papel na resposta imune. Essas células podem ser classificadas em dois tipos principais.
C. São glóbulos brancos que apresentam núcleos constituídos por dois a cinco lóbulos e possuem dois tipos de grânulos no citoplasma: grânulos específicos e azurófilos. Apresentam a capacidade de sair do interior de vasos sanguíneos intactos (diapedese) e invadir tecidos para defender nosso organismo. São responsáveis por fagocitar organismos invasores, como bactérias, sendo importantes para a resposta inata.
D. São células que apresentam grânulos que se coram ao utilizar eosina e um núcleo com dois lobos conectados por um filamento. Apresentam como principal função fagocitar o complexo antígeno-anticorpo. Essas células aumentam quando o paciente apresenta reações alérgicas ou infecções parasitárias.
E. São células grandes que possuem um único núcleo com formato de rim.
Essas células realizam diapedese e caem no tecido conjuntivo, onde se desenvolvem em macrófagos, células de alto poder fagocitário.
No que diz respeito à estrutura do ácido desoxirribonucléico (DNA) assinale a alternativa incorreta.
Os anticorpos anti-Rh constituem a principal causa de doença hemolítica do recém-nascido (DHRN) e também podem causar reações transfusionais hemolíticas tardias. Investigações recentes elucidaram a base genética dos antígenos Rh primários: D,C,c,E, e analise atentamente as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Sabe-se que o gene RHD codifica o polipeptídio D presente nos eritrócitos de indivíduos Rh-positivos. O gene RHD está totalmente ausente em indivíduos Rhnegativos.
II. D é o mais imunogênico dos antígenos Rh.
III. Não existe nenhum anti-soro para detectar ausência de D.
IV. As amostras de doadores de sangue que apresentarem o antígeno D fraco serão rotuladas como Rh-positivas.
V. No sistema Wiener cada antígeno possui uma designação correspondente sendo que D e d atuam como alelos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...