Lista completa de Questões de Biologia da IF PI para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os Squamata apresentam uma variedade de modos reprodutivos, desde a oviparidade (desenvolvimento nutricional lecitotrófico) até a viviparidade (desenvolvimento nutricional matrotrófico). Condições intermediárias incluem a retenção dos ovos por um período após terem sido fertilizados e a produção de filhotes precociais nutridos primariamente pelo material vitelínico. Em relação a estes aspectos reprodutivos em Squamata, são corretas as afirmações abaixo, EXCETO:
A viviparidade é geralmente uma estratégia reprodutiva de baixo investimento energético. Em geral, as fêmeas de Squamata vivíparos produzem números relativamente pequenos de jovens de pequeno porte.
O benefício mais comumente mencionado da viviparidade é a oportunidade que ela oferece, a uma fêmea de serpente ou lagarto, de utilizar seu próprio comportamento de termoregulação para controlar a temperatura dos embriões durante o desenvolvimento.
A viviparidade reduz potencialmente o rendimento reprodutivo, uma vez que uma fêmea que está retendo uma ninhada de ovos não pode produzir outra ninhada.
Em hábitats quentes, os lagartos ovíparos podem produzir mais de uma ninhada numa estação, o que não é possível para uma espécie vivípara porque o desenvolvimento é muito demorado.
Em habitats de clima frio, os lagartos vivíparos apresentam o mesmo rendimento reprodutivo dos lagartos ovíparos, devido a estes não serem capazes de produzir mais de uma ninhada de ovos numa estação reprodutiva.
A reprodução sexuada e assexuada são ambas estratégias de vida viáveis. Talvez devêssemos nos surpreender que o sexo ocorra considerando seus custos para o organismo. As gônadas são órgãos dispendiosos que conferem pouco benefício direto ao indivíduo. O acasalamento envolve grandes arranjos florais e elaborados rituais de corte, demandando tempo e recursos, bem como elevando os riscos de predação e parasitismo
(RICKLEFS, R. E., 2011, com adaptações).
Analise as seguintes afirmativas sobre a reprodução nos seres vivos:
I Para os organismos nos quais os sexos são separados a reprodução sexuada têm um custo muito mais alto devido ao fato de que somente metade do material genético de cada indivíduo produzido vem de cada um dos pais.
II O sexo é mantido pelas vantagens de produzir filhotes geneticamente variados.
III A promiscuidade pode surgir quando os machos contribuem muito, além do que com seus genes, para a quantidade ou sobrevivência dos seus filhotes.
IV Um fator que pode favorecer o sexo é a eliminação de mutações, que de outra forma se acumulariam nos clones dos indivíduos produzidos assexuadamente.
Está correto o que se afirma em:
III e IV
I, II e IV
I, III e IV
II e III
I, II, III e IV
Contemplamos a natureza exuberante de beleza e de prosperidade, e notamos muitas vezes uma superabundância de alimentação; mas não vemos, ou esquecemos que as aves, que cantam empoleiradas descuidadamente num ramo, se nutrem principalmente de insetos ou de grãos, e que, fazendo isto, destroem continuamente seres vivos; esquecemos que as aves carnívoras e os animais de presa estão à espreita para destruir quantidades consideráveis destes alegres cantores, devastando-lhes os ovos ou devorando-lhes os filhotes; não nos lembramos sempre que, se há superabundância de alimentação em certas épocas, o mesmo não ocorre em todas as estações do ano.
Neste trecho de A origem das espécies, Charles Darwin, se referia ao seguinte termo de sua teoria:
Seleção sexual
Variação das espécies
Hereditariedade
Luta pela existência
Uso e desuso
Há quatro filos de gimnospermas com representantes vivos: Cycadophyta, Ginkgophyta, Coniferophyta e Gnetophyta. O nome gimnosperma, que significa literalmente semente nua, aponta para uma das principais características das plantas que pertencem a um dos quatro filos, ou seja, que seus óvulos e sementes são expostos na superfície de esporófilos e estruturas análogas.
Escolha a alternativa correta sobre as gimnospermas.
Os grãos de pólen são liberados em enormes quantidades e a polinização é exclusivamente do tipo anemofilia.
Com 5.500 espécies dispersas por vários biomas do mundo, o filo Coniferophyta é, de longe, o filo mais numeroso de gimnospermas. As coníferas incluem os pinheiros, sequóias e abetos.
Todas as sementes de gimnospermas consistem em um envoltório derivado do tegumento, um embrião e alimento armazenado. O alimento armazenado é fornecido pela fecundação dos núcleos polares do saco embrionário.
Nas cicadófitas, o grão de pólen libera gametas masculinos (anterozóides) multiflagelados natantes. Os gametas masculinos nadam então até o arquegônio e um deles fecunda a oosfera.
O gametófito feminino das gimnospermas produz apenas um arquegônio. Como resultado, apenas uma oosfera pode ser fecundada e originar somente um embrião, evitando, assim, a poliembrionia.
Os fungos são organismos heterotróficos que, tempos atrás, foram considerados plantas primitivas ou degeneradas, sem clorofila. Atualmente, está claro que a única característica em comum com as plantas é a forma de crescimento multicelular. Leia então as afirmativas a seguir sobre os fungos.
I Os fungos obtêm alimento secretando enzimas digestivas no substrato onde se desenvolvem. Essas enzimas catalisam a quebra de moléculas grandes em moléculas suficientemente menores para serem absorvidas pela célula fúngica.
II Os Basidiomycota distinguem-se dos demais grupos pela produção de basidiósporos, que nascem fora de uma estrutura produtora de esporos chamada basídio. Na natureza, a maioria dos Basidiomycota se reproduzem por meio da formação de basidiósporos.
III Uma levedura é um fungo unicelular que se reproduz principalmente por brotamento. A maioria dos fungos são unicelulares.
Marque a alternativa correta:
apenas I esta correta.
apenas II esta correta.
apenas III esta correta.
apenas I e II estão corretas.
I, II e III estão corretas.
As bactérias são organismos relativamente simples, unicelulares, cujo material genético não está envolto por uma membrana nuclear especial. Por essa razão, as bactérias são denominadas procariotos. Tendemos a associar esses pequenos microrganismos somente a doenças graves como Tuberculose, a infecções desagradáveis, ou a inconveniências mais comuns, como comida estragada. No entanto, a maioria dos microrganismos fornece contribuições cruciais para o bem-estar dos habitantes do mundo, pela manutenção do equilíbrio entre os organismos vivos e os compostos químicos do nosso ambiente (TORTORA, G. J., et. al., 2005). Sobre a importância das bactérias, analise as duas colunas e associe corretamente.
(e) Bactérias nitrificantes
Marque a alternativa com a associação correta.
1E 2B 3C 4D 5A
1D 2E 3A 4B 5C
1D 2E 3B 4C 5A
1E 2D 3B 4C 5A
1D 2E 3B 4A 5C
Praticamente, todos os quelicerados atuais são aracnídeos, dos quais existem aproximadamente 70.000 espécies descritas e um milhão estimadas. Este táxon inclui animais bem conhecidos, como as aranhas, escorpiões, ácaros e carrapatos. Em relação à Classe Arachnida, analise as alternativas abaixo, escrevendo (V) para verdadeiro e (F) para falso:
I ( ) Os táxons de aracnídeos compartilham um plano quelicerado básico com o corpo dividido em dois tagmas, um cefalotórax anterior e um abdome posterior.
II ( ) O cefalotórax não segmentado está coberto dorsalmente por uma carapaça, que é um esclerito dividido na maioria dos táxons, embora em alguns grupos esteja fundido.
III ( ) Os aracnídeos, com exceção de alguns ácaros e opiliões, são carnívoros. A digestão se inicia externamente, apenas alimento líquido entra pela boca.
IV ( ) Os órgãos das trocas gasosas dos aracnídeos são os pulmões foliáceos ou traqueias, ambos invaginações do exoesqueleto para dentro da hemocele.
V ( ) O coração é um tubo muscular ventral na parte anterior do abdome e geralmente se estende para dentro do cefalotórax.
A sequência correta é:
V F V F F
F V F V V
V F V V F
V F F V V
F F V V F
O tamanho da população humana passou da marca de 7 bilhões em outubro de 2011, segundo a ONU. O crescimento da população humana nos últimos 10.000 anos, desde o advento da agricultura, tem sido um dos mais significativos desenvolvimentos ecológicos na história da terra. Uma população cresce em proporção a seu tamanho. Assim, uma população que cresce numa taxa per capta constante se expande cada vez mais rápido à medida que o número de indivíduos aumenta.
Assim sendo, marque a alternativa correta sobre crescimento e regulação populacional:
As populações crescem por adição porque os indivíduos recém nascidos crescem para também se reproduzirem.
Uma população na qual as taxas de natalidade e mortalidade não mudam ao longo do tempo assume uma distribuição etária instável.
A incongruência entre o potencial de todas as populações para o rápido crescimento e a relativa constância de seus tamanhos por longos períodos indicam que fatores extrínsecos aumentam o crescimento da população à medida que seu tamanho aumenta.
Em algumas espécies, as taxas de crescimento populacional per capta aumentam nas populações menores porque os indivíduos dominantes encontram mais parceiros ou porque possuem alta diversidade genética.
As plantas usualmente respondem às altas densidades populacionais na forma de um crescimento mais lento e reprodução reduzida, assim como uma sobrevivência também reduzida.
A síntese proteica ocorre no ribossoma, montado no citosol a partir de duas subunidades ribonucleoproteicas provenientes do nucléolo. A síntese da proteína começa com a união entre si de dois aminoácidos e continua pela agregação de novos aminoácidos em uma das extremidades da cadeia polipeptídica. Assim sendo, analise a figura a seguir, que mostra um polissoma durante a síntese proteica.
Marque a alternativa INCORRETA.
Os ribossomas livres no citosol elaboram proteínas. Estas podem permanecer no citosol ou serem destinadas ao complexo de Golgi.
O ribossoma desliza para a extremidade 3 do RNA mensageiro e traduz sucessivos códons em aminoácidos.
As proteínas sintetizadas no polissoma apresentam a mesma sequência de aminoácidos.
A síntese das proteínas é dividida em três etapas, chamadas de iniciação, alongamento e terminação.
Os ribossomas estão livres no citosol ou ligados à membrana do retículo endoplasmático.
As células, unidades fundamentais da vida, estão associadas de diferentes maneiras, umas com as outras, formando massas coerentes, ou tecidos. Além disso, os principais tecidos das plantas vasculares estão em unidades maiores, baseados em sua continuidade através do corpo da planta. Associe corretamente a coluna I, que apresenta células vegetais, com a coluna II, que possui as características de cada uma.
Marque a alternativa que apresenta a sequência correta.
A-C-B-E-D.
A-E-C-D-B.
E-C-A-B-D.
E-C-B-D-A
C-E-A-B-D.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...