Lista completa de Questões de Biologia da Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quanto aos cuidados com materiais contaminados, assinale a alternativa que está em desacordo com as normas de biossegurança.
Os recipientes específicos para descarte do material perfuro-cortantes não devem exceder o limite de 1/3 de sua capacidade total.
Todo material contaminado deverá ser autoclavado ou incinerado antes do descarte.
Se durante qualquer procedimento ocorrer queda de qualquer material perfuro-cortante no piso, a retirada e a desinfecção do local deverão ser imediatas.
As agulhas devem ser recapeadas, retiradas das seringas descartáveis, e entortadas.
Os tubos, as pipetas e outros materiais não descartáveis contaminados devem ser colocados em solução de hipoclorito de sódio.
Algumas substâncias como a insulina necessariamente precisam ser administradas por via parenteral devido suas propriedades químicas. A administração da insulina por via oral é inviável e não apresenta efeito farmacológico. Isso acontece normalmente com a insulina que é de natureza protéica por que:
a insulina apresenta elevado peso molecular e dessa forma ao chegar ao intestino delgado não apresenta condições de atravessar as membranas não sendo assim absorvida;
a insulina é de natureza básica e ao chegar ao estômago ioniza-se ficando polar e dessa forma é pouco absorvida;
a insulina é de natureza protéica e dessa forma sofre intensa ação proteolítica no tubo digestivo sendo então degradada e não absorvida;
a insulina é insolúvel em água devido ser um hormônio esteróide e dessa forma não apresenta condições de absorção, pois, não solubiliza em meio aquoso e líquidos intestinais;
drogas como a insulina apresentam elevado pKa e dessa forma não podem ser absorvidas por via oral, pois se encontra em estado apolar e, portanto não absorvível.
Um farmacêutico, ao realizar uma cultura de secreções, isolou uma colônia de estafilococo, considerando que a próxima etapa é a identificação se a cepa é ou não S. aureus. A prova bioquímica de identificação presuntiva desta espécie é:
catalase;
coagulase;
bacitracina;
novobiocina;
penicilinase.
Os microscópios são equipamentos que têm por objetivo produzir imagens aumentadas de objetos tão pequenos que são indistintos à vista desarmada ou que, se vistos, não revelariam aspectos textuais mais detalhados. Existem métodos específicos para coleta de materiais biológicos distintos e sobre eles analise as afirmações. Responda de acordo com o seguinte código:
I- Esfregaço é um método que consiste em colocar uma gota do material a ser analisado sobre uma lâmina e, com o auxílio de uma outra lâmina, promover o deslizamento do líquido sobre a primeira lâmina, de forma que se faça uma camada do líquido com células sobre o vidro.
II- Espalhamento é um método que consiste em promover uma raspagem das camadas superficiais de membranas mucosas com uma espátula e, posteriormente, deslizar esse material raspado sobre a superfície limpa de uma lâmina.
III- Decalque é um método que consiste em retirar do animal um fragmento do órgão a ser estudado e com auxílio de uma pinça esse órgão deverá ser pressionado contra uma lâmina devidamente limpa e repetindo esses movimentos os núcleos inteiros de órgãos com relativa consistência mole, como, por exemplo, o fígado, o baço, os rins, o timo, ficarão impressos na lâmina.
Apenas a afirmativa I é correta.
Apenas a afirmativa III é correta.
Apenas a afirmativa I e III são corretas.
Apenas a afirmativa II e III são corretas.
As afirmativas I, II e III são corretas.
No seio de uma comunidade biológica, o equilíbrio entre as populações depende das interações que se estabelecem entre as diferentes espécies. Observa-se que, na natureza, os organismos estabeleceram entre si associações mais íntimas, de que resultam melhores condições de sobrevivência. Sobre esse assunto assinale a alternativa CORRETA.
Ocorre a disputa entre indivíduos da mesma espécie e em casos especiais entre indivíduos de espécies diferentes, por um ou mais recursos do ambiente.
Quando os indivíduos de uma colônia são semelhantes, fala-se em colônia mesomórfica, como por exemplo a alga colonial Volvox, que vive em água doce.
O cnidário Physalia pelágica, conhecido como caravela-portuguesa, é um exemplo de colônia isomórfica, apresentando especialização e divisão de funções.
Na sociedade os organismos da mesma espécie apresentam certo grau de cooperação, comunicação e divisão de trabalho, contudo conservam um alto grau de dependência e mobilidade, indispensáveis a sobrevivência.
A Obélia, é uma cnidário que apresenta colônia heteromorfa, em que existe indivíduos alimentadores, chamados gastrozóides, e indivíduos reprodutores, chamados de gonozóides.
A fixação e a conservação de espécimes servem às coleções científicas e didáticas. A técnica de infiltração com parafina é utilizada para:
montagem de peles de aves para exposições.
montagem de anuros para exposições.
preenchimento de pele de mamíferos para coleção de estudo.
retirada de moldes de rastros de mamíferos no campo.
preparação de esqueletos de peixes.
O conhecimento científico está em constante construção e a todo momento novas descobertas levam os cientistas a reavaliar hipóteses e teorias consagradas e na classificação dos seres vivos não é diferente. Analise as afirmativas abaixo, em que são apresentadas algumas características de grupos de animais e os respectivos filos biológicos aos quais pertencem.
I. São parasitas, principalmente de vertebrados, como é o caso do agente etiológico da esquistossomose (ou barriga d'água) Filo Cnidaria.
II. Foram antigamente usados em Medicina para sangrias, pois liberam um anticoagulante, produzindo assim hemorragias de difícil hemóstase - Filo Annelida.
III. Liberam toxina que ao entrar em contato com a pele de outros animais, incluindo o homem, provoca uma reação urticante Filo Mollusca (Bivalvia).
IV. Grupo com maior número de espécies bem sucedidas na exploração dos mais variados ambientes: terrestre, aéreo, marinho e de água doce - Filo Arthropoda.
V. Responsáveis pela produção das pérolas Filo Platyhelminthes (Trematoda).
Assinale a alternativa CORRETA:
As afirmativas I, II, III, IV e V são verdadeiras.
As afirmativas I, III, IV e V são verdadeiras.
As afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
As afirmativas II e IV são verdadeiras.
As afirmativas I e V são verdadeiras.
O Reino Animalia inclui grande variedade de organismos, distribuídos em muitos filos. No filo Arthropoda encontramos animais dotados de esqueleto externo e patas articuladas por juntas móveis. Numa aula de biologia, os alunos fizeram as seguintes afirmações:
I. o besouro, assim como a borboleta, apresenta uma fase larval no início de seu desenvolvimento.
II. as lagartas são geneticamente e evolutivamente mais aparentadas às minhocas que os besouros.
III. ao contrário dos besouros, que possuem sistema circulatório fechado, com hemoglobina, as borboletas e as minhocas possuem sistema circulatório aberto, sem hemoglobina.
É CORRETO apenas a afirmativa em:
I
II
III
I e II
II e III
O carrapato-estrela (Amblyomma cajennense) pode transmitir ao homem a febre maculosa que é uma grave enfermidade. Esse ácaro tem como hospedeiros preferenciais os equinos, mas também ataca bovinos, cães, capivaras e outros animais, além do homem. Nos últimos anos, por falta de predadores naturais, o número de capivaras vem aumentando em algumas áreas urbanas do interior do Estado de São Paulo e com esse aumento casos de febre maculosa têm ocorrido. O agente causador dessa enfermidade é:
Rickettsia rickettsii.
Yersinia pestis.
Coxiella burnetii.
Rickettsia typhi.
Borrelia burgdorferi.
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde a principal causa de morte por doença evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta (1 bilhão e 200 milhões de pessoas) sejam fumantes. Dados indicam que crianças filhas de mães fumantes têm, ao nascer, peso médio inferior ao de crianças filhas de mães não-fumantes. Sobre esse fato, um estudante atento de biologia fez as seguintes afirmações.
I. O cigarro provoca maior concentração de monóxido de carbono (CO) no sangue e provoca constrição dos vasos sanguíneos da fumante.
II. O CO se associa à hemoglobina formando a carboxiemoglobina, um composto quimicamente estável que favorece a ligação da hemoglobina ao oxigênio.
III. O oxigênio, ligado à hemoglobina, fica indisponível para as células e desse modo o sangue materno chega à placenta com taxas reduzidas de oxigênio.
IV. A constrição dos vasos sanguíneos maternos diminui o aporte de sangue à placenta, e desse modo reduz-se a quantidade de oxigênio e nutrientes que chegam ao feto.
V. Com menos oxigênio e menos nutrientes, o desenvolvimento do feto é mais lento, e a criança chegará ao final da gestação com peso abaixo do normal.
Sabendo-se que a afirmação I está correta, então podemos afirmar que:
afirmação II também está correta, mas esta não tem por consequência o que está contido na afirmação III;
as afirmações II e III também estão corretas, e ambas têm por consequência o que está contido na afirmação V;
a afirmação IV também está correta e tem por consequência o que está contido na afirmação V;
a afirmação III também está correta, mas esta não tem por consequência o que está contido na afirmação V;
as afirmações II, III e IV estão corretas, e têm por consequência o que está contido na afirmação V.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...