Lista completa de Questões de Biologia da RG Assessoria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
"No país onde 47,8% dos municípios não tinham serviços de esgotamento sanitário, segundo o Censo 2000, e 44,7% dos domicílios não estão ligados à rede coletora, o esgoto a céu aberto é o pior problema ambiental. Foi apontado como fator poluente por 1.031 (46%) dos 2.263 municípios que declararam sofrer danos ambientais que atingem diretamente a população".
(Folha de Londrina, Londrina, 18 maio 2005. Caderno Cidadania.)
Em razão de a maior parte das cidades brasileiras ter redes de esgotos e estações de tratamento insuficientes, grande parte dos resíduos orgânicos produzidos pelas populações acabam por ser lançados em rios e/ou lagos, levando ao processo denominado eutrofização. Assinale a alternativa que indica, corretamente, a forma seqüencial na qual esse processo ocorre:
Aumento do número de bactérias aeróbias, diminuição do oxigênio, excesso de matéria orgânica, decomposição anaeróbia, produção de gases tóxicos.
Produção de gases tóxicos, aumento do número de bactérias aeróbias, diminuição do oxigênio, excesso de matéria orgânica, decomposição anaeróbia.
Decomposição anaeróbia, excesso de matéria orgânica, aumento do número de bactérias aeróbias, diminuição do oxigênio, produção de gases tóxicos.
Produção de gases tóxicos, decomposição anaeróbia, diminuição do oxigênio, aumento do número de bactérias aeróbias, excesso de matéria orgânica.
Excesso de matéria orgânica, aumento do número de bactérias aeróbias, diminuição do oxigênio, decomposição anaeróbia, produção de gases tóxicos.
Ainda que a cerveja seja fabricada há milhares de anos, a essência de sua produção continua a mesma. Com base nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que a cerveja é originada a partir da fermentação de cereais por meio de:
Fungos macroscópicos, liberando álcool etílico e oxigênio.
Bactérias, liberando álcool metílico e gás carbônico.
Bactérias, liberando álcoois aromáticos e oxigênio.
Fungos microscópicos, liberando álcool etílico e gás carbônico.
Fungos microscópicos, liberando álcool metílico e água.
"Desenvolvimento significa, em grande parte, células tornando-se diferentes de maneira ordenada [...]. Muitos animais desenvolvem-se ao longo de eixos cartesianos, sendo os padrões especificados independentemente ao longo de cada um. Uma maneira de produzir padrões é dar às células informação posicional, como em um sistema coordenado, e as células então interpretam esses valores de maneiras diferentes. A importante implicação disto é que não existe relação entre o padrão inicial e o observado. Uma outra característica comum parece ser a geração de estruturas periódicas como segmentos, vértebras, penas e dentes, que são construídas segundo o modelo básico modificado pela informação posicional. Todas as interações ocorrem a curta distância – raramente ultrapassam mais que 30 diâmetros de célula – e a maior parte da formação de padrões acontece localmente, de forma que os embriões são logo divididos em regiões que essencialmente se dividem de maneira independente."
(WOLPERT, Lewis. In: MURPHY, M. P; O'NEILL, L.A.J. O Que é vida? 50 anos depois. São Paulo: UNESP, 1997. p. 74.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar:
As células diferenciam-se de acordo com um padrão intrínseco, contido no material genético, que é induzido a se expressar em resposta a fatores extrínsecos.
O desenvolvimento envolve a expressão diferencial do material genético e independe do micro-ambiente em que a célula está localizada.
O desenvolvimento das diferentes regiões de um organismo deve-se à propriedade de interação célula-célula e da quantidade de informações que a célula é capaz de processar.
A diferenciação caracteriza-se pela manutenção do padrão morfológico e pela alteração do padrão funcional do tecido.
O desenvolvimento ocorre como um dominó, em que a diferenciação de um tipo celular induz outro tipo a se diferenciar.
Analise o esquema a seguir.
Com base no esquema e nos conhecimentos sobre a origem da vida, considere as afirmativas a seguir.
I – O esquema representa a origem abiótica da vida, em conformidade com a teoria de Oparin-Haldane.
II – Os organismos primitivos – microrganismos – foram precedidos, em nosso planeta, por uma longa evolução dos compostos químicos.
III – Os organismos mais complexos portam em seu DNA muitas informações dos organismos que lhes antecederam na Terra.
IV – As moléculas de proteínas e de ácidos nucléicos dos organismos atuais são estruturalmente distintas daquelas presentes em organismos primitivos.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I, II e III.
Leia o texto a seguir e responda às questões 17 e 18.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar:A energia armazenada a que se refere o autor é estocada em algas e plantas na forma de energia luminosa.
Ao se referir ao Brasil como o lugar da energia verde, a terra da biomassa, o autor está defendendo a inviolabilidade da cobertura vegetal.
Com o título "Biomassa: a eterna energia do futuro", o autor critica a ausência de tecnologias atuais para o seu aproveitamento.
Tendo em vista que a energia fóssil é oriunda de material orgânico vegetal, o autor prevê uma grande formação futura de petróleo nos solos brasileiros.
A importância energética do Brasil reside no fato de ser um país tropical e com grande potencial de produção de energia renovável.
Leia o texto a seguir e responda às questões 17 e 18.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o metabolismo das plantas, é correto afirmar:Os açúcares produzidos pelas plantas são componentes minoritários da biomassa e dependem do oxigênio e da luz do sol para sua síntese.
Os seres heterotróficos se apropriam, para seu metabolismo, do nitrogênio produzido pelas plantas verdes.
A autotrofia atribuída às plantas está relacionada ao fato de elas serem capazes de fixar nitrogênio do ar e produzir oxigênio.
Para a síntese dos carboidratos que integram a biomassa é necessária, além da luz do sol, a utilização de água e de gás carbônico como substratos.
Considere que um cientista esteja, em um laboratório, tentando reproduzir "in vitro" a síntese de moléculas de DNA. Com base nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que indica, corretamente, as moléculas imprescindíveis que ele deve utilizar para que possa atingir o seu objetivo.
Quatro diferentes tipos de nucleotídeos, contendo as bases nitrogenadas: adenina, timina, citosina e guanina; a enzima DNA polimerase e DNA.
Os nucleotídeos contendo as bases nitrogenadas: timina, guanina, adenina e citosina; a enzima RNA polimerase; RNA mensageiro e DNA.
As enzimas RNA e DNA polimerase; os três tipos de RNA (mensageiro, transportador e ribossômico) e DNA.
A enzima DNA polimerase; os vinte tipos diferentes de aminoácidos, DNA e RNA.
As enzimas RNA e DNA polimerase; vinte tipos diferentes de aminoácidos; DNA e RNA.
Os consumidores de cerveja sabem que, depois de algum tempo de consumo, é inevitável o desejo de micção. Esse fenômeno é decorrente da diminuição da secreção de ADH (hormônio antidiurético), levando a um aumento do volume de urina. Os usuários de cerveja também sabem que, se tomada em excesso, o álcool nela presente causa distúrbios comportamentais que só se extinguem, paulatinamente, com a degradação metabólica do álcool.
Com base nessas informações e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, o efeito do ADH nos túbulos renais e o local de degradação metabólica do álcool.
Aumento da reabsorção de água do filtrado glomerular; retículo liso de células hepáticas.
Diminuição da reabsorção de água do filtrado; retículo liso de células tubulares renais.
Aumento da reabsorção de sódio do filtrado glomerular; retículo granular de macrófagos hepáticos.
Aumento de secreção de água para o filtrado glomerular ; peroxissomos de células tubulares do rim.
Diminuição da reabsorção de sódio do filtrado glomerular; lisossomos de células das glândulas sudoríparas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...