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Quando o sangue é colhido por via venosa, contendo anticoagulante, obtêm-se do fundo para cima do tubo, após repouso ou centrifugação
eritrócitos, leucócitos e plasma.
plasma, leucócitos e eritrócitos
soro, leucócitos e eritrócitos.
eritrócitos, leucócitos e soro.
plasma, eritrócitos e leucócitos.
Dentre as colorações abaixo, assinalar a mais utilizada nos esfregaços colpocitológicos.
Gram.
Papanicolaou.
Hematoxilina-eosina.
Mucicarmin de Mayer
Grocott.
Em relação à ultra-estrutura celular, as microvilosidades são
saliências e reentrâncias da membrana celular.
organelas citoplasmáticas responsáveis pela produção da energia em forma de A.T.P.
formações condensadas encontradas nas células encariontes.
responsáveis pela síntese de esteróides.
estruturas fortemente elétron dispersantes que aderem à superfície interna da membrana de duas células vizinhas.
Em relação à coloração citopatológica diferencial de Papanicolaou, assinale a alternativa incorreta.
O EA36 representa uma mistura policromática alcóolica de Eosina e Light Green.
Os núcleos se coram de roxo devido à riqueza em DNA.
A transparência citoplasmática se deve à utilização de substâncias alcóolicas.
A eosinofilia citoplasmática se deve à afinidade tintorial com os corantes ácidos.
A cianofilia citoplasmática traduz a afinidade tintorial com o EA36.
A descamação espontânea das células epiteliais escamosas é conhecida como
aspiração.
atrofia.
expectoração
erosão.
esfoliação.
As afirmativas abaixo são relativas a diferentes hipóteses e teorias da evolução das espécies. Analise-as.
I. A evolução das espécies depende de duas forças antagônicas que coordenam o processo: a seleção natural e a variabilidade.
II. As características dos indivíduos se modificam através da lei do uso e desuso, e essas modificações são transmitidas aos descendentes.
III. A seleção natural favorece, ao longo das gerações, a permanência de características relacionadas com a melhor adaptação dos indivíduos ao seu ambiente.
Assinale a alternativa que contém as associações corretas.
I – Fixismo; II - Lamarckismo; III – Teoria sintética da evolução.
I – Lamarckismo; II – Darwinismo; III – Teoria sintética da evolução
I - Teoria sintética da evolução; II – Lamarckismo; III – Darwinismo.
I – Fixismo; II – Lamarckismo; III – Darwinismo
I – Darwinismo; II – Lamarckismo; III – Fixismo.
Observe as características das doenças abaixo:
I. Malária, transmitida pela picada da fêmea do mosquito Anopheles.
II. Sarampo, transmitido através das mucosas e vias respiratórias.
III. Tétano, transmitido por meio de contaminação em ferimentos profundos.
IV. AIDS, transmitida pelo contato sexual e por sangue contaminado.
Os respectivos agentes infecciosos são:
I – protozoário; II – vírus; III – bactéria; IV – vírus.
I – protozoário; II – bactéria; III – vírus; IV – bactéria.
I – vírus; II – vírus; III - bactéria; IV – vírus.
I – bactéria; II – bactéria; III – vírus; IV – vírus.
Associar as doenças e as suas respectivas vias de transmissão.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.
3 – 2 – 1 – 5 – 4.
3 – 1 – 2 – 5 – 4.
1 – 4 – 3 – 5 – 2.
1 – 4 – 5 – 2 – 3.
1 – 4 – 2 – 5 – 3.
Qual das comunidades abaixo é mais suscetível a uma epidemia causada por um fungo responsável por uma doença altamente contagiosa?
Uma floresta, porque as distâncias e as barreiras físicas são menores.
Um campo de cultura, porque é composto de indivíduos geneticamente semelhantes.
Um campo de cultura, porque seu estágio ecológico seria equivalente ao final de uma sucessão.
Um campo de cultura, porque é bem adubado.
As florestas tropicais, porque possuem muitas espécies em extinção.
Simulando uma situação fantasiosa, imaginemos que os vereadores da cidade do Cabo de Santo Agostinho estavam discutindo a situação da Saúde no Município. A situação era mais preocupante com relação à filariose e cólera. Na tentativa de prevenir novos casos, os digníssimos políticos apresentaram várias propostas:
Proposta l: Promover uma grande campanha de desmatamento das reservas florestais.
Proposta 2: Implantar, nas escolas públicas, programas de educação com relação a noções básicas de higiene, incluindo fervura de água.
Proposta 3: Construir rede de saneamento básico nas áreas de maior risco.
Proposta 4: Melhorar as condições de edificação das moradias e estimular o uso de telas nas portas e janelas e de mosquiteiros de filó.
Proposta 5: Realizar campanha de esclarecimento sobre os perigos de banhos em barreiros, lagoas e açudes.
Proposta 6: Aconselhar o uso controlado de inseticidas.
Proposta 7: Promover campanhas para proteger e lavar bem os alimentos.
Proposta 8: Orientar moradores de áreas rurais a realizarem exames de sangue preventivo.
Proposta 9: Inibir atividades exercidas por caçadores nas áreas de mata.
Quais das propostas serão mais eficazes na prevenção das doenças?
Propostas 1, 3 e 5 para a filariose e propostas 7 e 8 para a cólera.
Propostas 4, 6 e 8 para a filariose e propostas 2, 3 e 7 para a cólera.
Propostas 2, 3 e 6 para a filariose e propostas 1, 5 e 9 para a cólera.
Propostas 2 e 6 para a filariose e propostas 4, 6 e 8 para a cólera
Propostas 1, 6 e 9 para a filariose e propostas 2, 3 e 5 para a cólera
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