Lista completa de Questões de Biologia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biologia - Biologia Celular - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2014
Biologia - Histologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
veias, e impedem o refluxo sanguíneo.
artérias, e impedem o refluxo sanguíneo.
artérias, e impulsionam o sangue para frente.
capilares, e aumentam a pressão sanguínea.
veias, e aumentam a velocidade do sangue.
Biologia - Ecologia de populações - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
O lobo-guará é um animal encontrado no cerrado brasileiro e tem hábito alimentar onívoro, ou seja, ingere alimentos de origem vegetal e animal, como, por exemplo, uma goiaba ou um tatu. Supondo uma teia alimentar em que o lobo-guará tenha ingerido uma goiaba e também um tatu e este tenha comido insetos herbívoros, é correto afirmar que o lobo-guará
ocupou o nível trófico decompositor quando consumiu o tatu e, consumidor primário, quando consumiu a goiaba.
obteve mais energia quando consumiu o tatu do que quando consumiu a goiaba.
ocupou o nível trófico consumidor primário quando consumiu a goiaba e, terciário, quando consumiu o tatu.
ocupou o nível trófico consumidor primário quando consumiu a goiaba e, secundário, quando consumiu o tatu.
obteve mais energia do que quaisquer seres vivos existentes nessa teia.
Os órgãos dos sentidos são fundamentais para a sobrevivência, pois captam as mudanças do ambiente. Assim, quando o estímulo físico atinge uma membrana que transmite vibrações para os ossículos (martelo, bigorna e estribo), e estes transmitem informações para outras estruturas mais internas, possibilitam que uma pessoa consiga
sentir um objeto quente na pele.
identificar um sabor.
ouvir algum ruído.
enxergar algum objeto.
sentir um aroma.
Existem alguns planos de secção do corpo humano. Entre eles, o plano sagital mediano que divide o corpo humano nas seguintes partes:
anterior e posterior.
direita e esquerda.
ventral e dorsal.
superior e inferior.
cefálica e caudal.
Os dois sistemas que controlam e integram as atividades e funções no corpo humano são:
nervoso e endócrino.
reprodutor e urinário.
digestório e imunológico
respiratório e cardiovascular.
muscular e esquelético.
prófases.
interfases.
citocineses.
meioses.
mitoses.
Biologia - Fisiologia Animal - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
retardar a produção de glóbulos vermelhos.
aliviar a dor provocada pelo esforço físico.
aumentar a capacidade respiratória.
reduzir a oxigenação das fibras musculares.
manter inalterados os níveis de ácido lático.
Biologia - Biologia Celular - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
O corpo humano representa um sistema aberto, trocando matéria e energia com o ambiente por meio de numerosas e complexas reações. Quando essa interação envolve substâncias tóxicas no ambiente de trabalho, configura-se a área de conhecimento da Toxicologia Industrial, em que
compreende-se a fase toxicodinâmica dos efeitos das substâncias tóxicas no organismo como aquela que inclui dois grupos distintos de processos: aqueles de distribuição, que envolvem a absorção, transporte, acumulação e excreção e outros de biotransformação, configurados pelas alterações metabólicas das substâncias tóxicas.
o estudo da interação com os sabões, detergentes e outros solventes orgânicos permitiu classificar tais substâncias como irritantes primários absolutos, que determinam ação lesiva do tipo corrosiva, levando à necrose os tecidos da epiderme em um tempo relativamente curto.
se estuda os diversos mecanismos de desintoxicação do organismo, como a redução, muito mais comum que a oxidação, que é responsável pela biotransformação de vários xenobióticos orgânicos, como alcoóis para aldeídos e a redução de compostos orgânicos mediante adição de átomos de hidrogênio.
a identificação de enzimas específicas para a metabolização de substâncias tóxicas explica sua elevada seletividade e consequente capacidade de metabolizar tais xenobióticos, neutralizando-os e até destruindo-os por meio de mecanismos como a combinação direta, a inibição competitiva e a síntese letal.
a difusão passiva é considerada como o principal mecanismo utilizado pelas substâncias químicas para atravessar as membranas celulares, sendo sua taxa proporcional ao gradiente de concentração através da membrana, da espessura da membrana, da área para difusão e de uma constante para o processo.
os cinetocoros formam estruturas complexas e organizadas na fase de prófase, representada em A, e se separam na fase de anáfase, representada em B.
as fibras do fuso mitótico começam a se separar no início da fase S, ou de duplicação do DNA, como representado em A, e movem os cromossomos homólogos para polos opostos da célula, como representado em B.
durante a fase G2, ocorre síntese do DNA e os cromossomos se concentram na placa metafásica, como representado em A, seguida da separação dos cromossomos homólogos, como representado em B.
na transição da fase de anáfase, representada em A, para telófase, representada em B, os nucléolos estão dissociados e as cromátides irmãs se separam para polos opostos da célula.
na transição da fase de metáfase, representada em A, para anáfase, representada em B, as cromátides irmãs se separam e se movem para polos opostos do fuso mitótico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...