Questões de Biologia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Biologia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A. síntese de proteínas e regulação osmótica.
  • B. digestão de substâncias e armazenamento de nutrientes.
  • C. respiração celular e armazenamento de informações genéticas.
  • D. armazenamento de substâncias e síntese de vitaminas.
  • E. síntese de glicose e secreção de substâncias.

  • A.

    veias, e impedem o refluxo sanguíneo.

  • B.

    artérias, e impedem o refluxo sanguíneo.

  • C.

    artérias, e impulsionam o sangue para frente.

  • D.

    capilares, e aumentam a pressão sanguínea.

  • E.

    veias, e aumentam a velocidade do sangue.

O lobo-guará é um animal encontrado no cerrado brasileiro e tem hábito alimentar onívoro, ou seja, ingere alimentos de origem vegetal e animal, como, por exemplo, uma goiaba ou um tatu. Supondo uma teia alimentar em que o lobo-guará tenha ingerido uma goiaba e também um tatu e este tenha comido insetos herbívoros, é correto afirmar que o lobo-guará

  • A.

    ocupou o nível trófico decompositor quando consumiu o tatu e, consumidor primário, quando consumiu a goiaba.

  • B.

    obteve mais energia quando consumiu o tatu do que quando consumiu a goiaba.

  • C.

    ocupou o nível trófico consumidor primário quando consumiu a goiaba e, terciário, quando consumiu o tatu.

  • D.

    ocupou o nível trófico consumidor primário quando consumiu a goiaba e, secundário, quando consumiu o tatu.

  • E.

    obteve mais energia do que quaisquer seres vivos existentes nessa teia.

Os órgãos dos sentidos são fundamentais para a sobrevivência, pois captam as mudanças do ambiente. Assim, quando o estímulo físico atinge uma membrana que transmite vibrações para os ossículos (martelo, bigorna e estribo), e estes transmitem informações para outras estruturas mais internas, possibilitam que uma pessoa consiga

  • A.

    sentir um objeto quente na pele.

  • B.

    identificar um sabor.

  • C.

    ouvir algum ruído.

  • D.

    enxergar algum objeto.

  • E.

    sentir um aroma.

Existem alguns planos de secção do corpo humano. Entre eles, o plano sagital mediano que divide o corpo humano nas seguintes partes:

  • A.

    anterior e posterior.

  • B.

    direita e esquerda.

  • C.

    ventral e dorsal.

  • D.

    superior e inferior.

  • E.

    cefálica e caudal.

Os dois sistemas que controlam e integram as atividades e funções no corpo humano são:

  • A.

    nervoso e endócrino.

  • B.

    reprodutor e urinário.

  • C.

    digestório e imunológico

  • D.

    respiratório e cardiovascular.

  • E.

    muscular e esquelético.

  • A.

    prófases.

  • B.

    interfases.

  • C.

    citocineses.

  • D.

    meioses.

  • E.

    mitoses.

  • A.

    retardar a produção de glóbulos vermelhos.

  • B.

    aliviar a dor provocada pelo esforço físico.

  • C.

    aumentar a capacidade respiratória.

  • D.

    reduzir a oxigenação das fibras musculares.

  • E.

    manter inalterados os níveis de ácido lático.

O corpo humano representa um sistema aberto, trocando matéria e energia com o ambiente por meio de numerosas e complexas reações. Quando essa interação envolve substâncias tóxicas no ambiente de trabalho, configura-se a área de conhecimento da Toxicologia Industrial, em que

  • A.

    compreende-se a fase toxicodinâmica dos efeitos das substâncias tóxicas no organismo como aquela que inclui dois grupos distintos de processos: aqueles de distribuição, que envolvem a absorção, transporte, acumulação e excreção e outros de biotransformação, configurados pelas alterações metabólicas das substâncias tóxicas.

  • B.

    o estudo da interação com os sabões, detergentes e outros solventes orgânicos permitiu classificar tais substâncias como irritantes primários absolutos, que determinam ação lesiva do tipo corrosiva, levando à necrose os tecidos da epiderme em um tempo relativamente curto.

  • C.

    se estuda os diversos mecanismos de desintoxicação do organismo, como a redução, muito mais comum que a oxidação, que é responsável pela biotransformação de vários xenobióticos orgânicos, como alcoóis para aldeídos e a redução de compostos orgânicos mediante adição de átomos de hidrogênio.

  • D.

    a identificação de enzimas específicas para a metabolização de substâncias tóxicas explica sua elevada seletividade e consequente capacidade de metabolizar tais xenobióticos, neutralizando-os e até destruindo-os por meio de mecanismos como a combinação direta, a inibição competitiva e a síntese letal.

  • E.

    a difusão passiva é considerada como o principal mecanismo utilizado pelas substâncias químicas para atravessar as membranas celulares, sendo sua taxa proporcional ao gradiente de concentração através da membrana, da espessura da membrana, da área para difusão e de uma constante para o processo.

  • A.

    os cinetocoros formam estruturas complexas e organizadas na fase de prófase, representada em A, e se separam na fase de anáfase, representada em B.

  • B.

    as fibras do fuso mitótico começam a se separar no início da fase S, ou de duplicação do DNA, como representado em A, e movem os cromossomos homólogos para polos opostos da célula, como representado em B.

  • C.

    durante a fase G2, ocorre síntese do DNA e os cromossomos se concentram na placa metafásica, como representado em A, seguida da separação dos cromossomos homólogos, como representado em B.

  • D.

    na transição da fase de anáfase, representada em A, para telófase, representada em B, os nucléolos estão dissociados e as cromátides irmãs se separam para polos opostos da célula.

  • E.

    na transição da fase de metáfase, representada em A, para anáfase, representada em B, as cromátides irmãs se separam e se movem para polos opostos do fuso mitótico.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...