Questões de Biomedicina - Análises Clínicas

Lista completa de Questões de Biomedicina - Análises Clínicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os exames laboratoriais têm um impacto crítico e definem aproximadamente 70% das decisões médicas. Para que não haja um impacto na interpretação dos resultados, as variações pré-analíticas, analíticas e pós-analíticas devem ser reduzidas aos níveis aceitáveis. Sabe-se que, tempo de contato do soro ou plasma com as células sanguíneas, temperatura de armazenamento e manuseio da amostra e o transporte das amostras, afetam a estabilidade e, consequentemente, interferem no resultado dos exames laboratoriais. O conhecimento e o controle dessas variáveis podem contribuir para a otimização e a utilidade clínica dos resultados da análise laboratorial. A respeito deste assunto, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) Amostras obtidas em tubo com gel separador sempre devem ser recentrifugadas para análise.

    B) Para a maioria dos analitos sanguíneos, recomenda-se armazenar em temperatura ambiente (entre 18 a 25ºC) para conservação, transporte e centrifugação. Devendo ser evitadas temperaturas acima de 35ºC, pois aceleram a deterioração das células sanguíneas.

    C) Recomenda-se realizar a análise das amostras de urina dentro de 2 horas após coleta. Se o processamento atrasar, a amostra deve ser refrigerada (2 a 8ºC) e mantida protegida da luz, podendo ser armazenada por até 12 horas.

    D) Recomenda-se processar as amostras para hemograma colhido em EDTA em até 6 horas. Apenas o valor de hemoglobina e a contagem de plaquetas são estáveis durante esse período.

    E) Todas as amostras devem ser transportadas à temperatura ambiente (entre 18 à 25ºC), exceto em casos em que a amostra requer refrigeração ou congelamento.

Na interpretação do eritograma, a partir dos índices hematimétricos e de confirmações por esfregaço do sangue periférico, é possível classificar as anemias quanto à morfologia e à cromaticidade. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:

    A) Na anemia hipocrômica e microcítica, os valores de VCM e HCM estarão diminuídos e o valor de CHCM estará normal, é característica de anemias por deficiência de folato e vitamina B12.

    B) Na anemia normocrômica e macrocítica, o valor de VCM estará diminuído e os valores de HCM e CHCM estarão normais, características de anemias por falta de ferro e alterações na síntese de hemoglobina.

    C) Na anemia hipercromica e normocítica, os valores de VCM e HCM estarão aumentados e CHCM estará normal, característica de anemias por deficiência de ferro.

    D) Na anemia normocítica normocromica, os valores de VCM, HCM e CHCM são normais, pode ocorrer nas anemias aplásticas, por doenças crônicas e anemias hemolíticas.

    E) Na anemia hipocrômica e microcítica, o valor de VCM estará diminuído e os valores de HCM e CHCM estarão normais, características de anemias provocadas por deficiência de ferro e vitamina B12

O diagnóstico sorológico da hepatite B envolve avaliação de antígenos e anticorpos. Por meio destes marcadores, é possível determinar as diferentes fases da infecção e se o paciente está imune ou susceptível. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:

    A) O paciente só estará imune ao vírus da hepatite B se os resultados forem positivos para HBsAg e anti-HBc.

    B) O paciente está susceptível caso os resultados sejam: HBsAg negativo, anti-HBc positivo e anti-HBs positivo.

    C) O paciente estará imune por infecção natural caso todos os resultados deem negativos.

    D) O paciente estará com infecção aguda caso os resultados sejam: HBsAg negativo, anti-HBc positivo, anti-HBs negativo e IgM anti-HBc negativo.

    E) O paciente está imune por vacinação caso os resultados sejam: HBsAg negativo, anti-HBc negativo e anti-HBs positivo.

Alguns fatores na fase pré-analítica podem interferir no resultado dos exames laboratoriais. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:

    A) Em todos os exames realizados no laboratório não há mais a obrigatoriedade de jejum, graças ao avanço das metodologias diagnósticas.

    B) O consumo de álcool, mesmo em consumo esporádico, pode ocasionar alterações significantes nos exames, por exemplo, nos níveis de glicose, acido lático e nos triglicerídeos.

    C) A atividade física altera transitoriamente sobre alguns componentes sanguíneos, podendo aumentar a atividade sérica da creatinoquinase, elevar a concentração de acido lático e sempre provoca a hiperglicemia.

    D) Medicamentos podem interferir nos exames laboratoriais, como por exemplo, o uso de diuréticos pode diminuir a concentração de bilirrubina na amostra de urina.

    E) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

O meio de cultura utilizado no laboratório de análise clínica são meios destinados para reprodução, isolamento e análise de microrganismos de interesse médico. A composição química e outras substâncias contidas no meio de cultura é quem provém condições necessárias para que os microrganismos inoculados multipliquem-se e consigam isolá-lo e identificálo. A respeito deste assunto, assinale a alternativa CORRETA:

    A) Agar SS possuem componentes para inibir o crescimento de bactérias Gram-negativo. É meio seletivo para diferenciação de Salmonella e Shighella. A Shighella em Agar SS formam colônias pretas, enquanto a Salmonella em meio Agar SS formam colônias transparentes por não fermentar carboidratos presentes neste meio de cultura.

    B) O Agar MacConkey é meio seletivo para bactérias Gram-negativas e diferencial para bactérias fermentadoras e não fermentadoras de lactose. As bactérias fermentadoras de lactose tornam o meio amarelo claro e as bactérias não fermentadoras de lactose tornam o meio rosa choque.

    C) O Agar sangue é amplamente utilizado para o cultivo e seletividade de bactérias exigentes, é feito à base de sangue de cavalo ou coelho em temperaturas altas (56ºC), contém glóbulos vermelhos lisados, para a liberação de hemina e hematina dando a característica de coloração marrom ao Agar.

    D) O meio de cultura Agar Sal Manitol é utilizado para isolamento de estafilococos patogênicos, onde favorece para o crescimento da E. coli e inibe as colônias de Staphylococcus.

    E) O meio de cultura Eosina Azul de Metileno (EBM) é utilizado para diferenciar bactérias Gram-negativas, os coliformes produzem colônias pretas-azuladas e a E. coli fermenta rapidamente a lactose, formando colônias verde metalizadas.

Os meios que são utilizados nos laboratórios de microbiologia para o cultivo de bactérias são conhecidos como meios artificiais ou meios sintéticos, pois não ocorrem naturalmente, ou seja, eles são preparados no laboratório.

Assinale a alternativa na qual há: (um tipo de meio seletivo e diferencial e um meio enriquecido e seletivo).

    A) Ágar-sangue e ágar Thayer-Martin.

    B) Ágar ácido nalidíxico colistina e ágar álcool feniletílico.

    C) Ágar álcool feniletílico e ágar-chocolate.

    D) Ágar Thayer-Martin e ágar-sangue.

    E) Agar MacConkey e ágar Thayer-Martin.

Uma amostra de fezes recém-coletada que é imediatamente entregue ao laboratório é o ideal para a pesquisa de parasitos. Quando isso não for possível, a amostra deve ser preservada para manter sua integridade. Fixadores são substâncias que preservam a morfologia de protozoários e previnem o posterior desenvolvimento de certos ovos e larvas de helmintos.

Sobre o conceito acima, analise os itens como VERDADEIRO(V) ou FALSO(F):

( )A formalina a 10% tem sido utilizada há muito tempo como um fixador geral de protozoários e helmintos. Duas concentrações são comumente utilizadas; uma de 5%, ideal para preservar cistos de protozoários, e uma de 10%, mais indicada para preservar ovos e larvas de helmintos.

( )O álcool polivinílico (APV) é composto de um pó de matéria plástica que atua como um adesivo para a amostra de fezes quando se preparam lâminas para coloração. O APV é comumente associado à solução de Schaudinn, a qual contém sulfato de zinco, sulfato de cobre ou cloreto de mercúrio como base.

( ) O Acetato de Sódio-Ácido AcéticoFormalina (SAF) é uma alternativa viável para o uso de APV e fixador de Schaudinn. Ele pode ser utilizado quando se empregam técnicas de concentração e montagens com coloração permanente. Alguns laboratórios adotaram este fixador porque ele requer um único frasco de armazenagem e é livre de mercúrio.

( ) Os fixadores Alternativos em Frasco Único são livres de formalina e mercúrio, e podem ser utilizados para técnicas de concentração e esfregaços com coloração permanente. Alguns desses produtos também podem ser utilizados para realização de imunoensaios fecais.

A sequência CORRETA É:

    A) V-V-F-F.

    B) V-F-V-F.

    C) V-V-V-V.

    D) F-V-V-F.

    E) V-F-V-V.

Os testes bioquímicos ou biológicos também são úteis para o diagnóstico micológico quando o fungo não é identificado por exame direto e/ou cultura. Alguns fungos têm a capacidade de hidrolisar a ureia, tornando o meio alcalino. Quando no meio de cultura houver um indicador de pH, este muda de cor.

A respeito dos procedimentos para realizar a Prova de Uréase, assinale a alternativa CORRETA:

    A) A técnica consiste em repicar uma porção da colônia para o ágar Christensen ureia. Incubar entre 26 e 30°C, por até sete dias. A atividade ureásica produz alteração alcalina do pH do meio, modificando a cor original do amarelo para róseo quando o indicador de pH for o vermelho de bromofenol.

    B) A técnica consiste em repicar uma porção da colônia para o ágar Christensen ureia. Incubar entre 28 e 30°C, por até cinco dias. A atividade ureásica produz alteração alcalina do pH do meio, modificando a cor original do amarelo para róseo quando o indicador de pH for o vermelho de bromofenol.

    C) A técnica consiste em repicar uma porção da colônia para o ágar Christensen ureia. Incubar entre 25 e 30°C, por até três dias. A atividade ureásica produz alteração alcalina do pH do meio, modificando a cor original do amarelo para róseo quando o indicador de pH for o vermelho de bromofenol.

    D) A técnica consiste em repicar uma porção da colônia para o ágar Christensen ureia. Incubar entre 26 e 30°C, por até seis dias. A atividade ureásica produz alteração alcalina do pH do meio, modificando a cor original do amarelo para róseo quando o indicador de pH for o vermelho de bromofenol.

    E) A técnica consiste em repicar uma porção da colônia para o ágar Christensen ureia. Incubar entre 25 e 30°C, por até cinco dias. A atividade ureásica produz alteração alcalina do pH do meio, modificando a cor original do amarelo para róseo quando o indicador de pH for o vermelho de bromofenol.

Os anticorpos são proteínas globulares, também chamadas de imunoglobulinas (IgG). São moléculas que circulam perscrutando o organismo todo e, quando encontram entidades desconhecidas, como vírus e bactérias, ligam-se fortemente à sua superfície. São glicoproteínas sintetizadas pelos linfócitos B (células B), sendo elementos de reconhecimento da resposta humoral. Essas proteínas são extremamente abundantes, constituindo cerca de 20% de todas as proteínas plasmáticas.

Considerando essa temática julgue os itens como(V) VERDADEIRO ou (F) FALSO.

( )Hapteno é toda espécie molecular não imunogênica ao receptor, que se combina com uma macromolécula imunogênica carreadora (carrier), sendo capaz de desencadear uma resposta imune específica no organismo.

( )Os anticorpos produzidos ligam-se a estruturas chamadas epítopos, a menor porção de um antígeno capaz de eliciar uma resposta imunológica.

( )Os sítios de interação com o antígeno das imunoglobulinas situam-se na porção FC de cada cadeia VL e VH, senso formados por três ou quatro estruturas em alfa-hélice antiparalelas que reconhecem uma grande gama de antígenos.

( )Todas as imunoglobulinas apresentam duas cadeias pesadas e duas cadeias leves unidas por pontes dissulfeto, exceto a IgG e a IgE.

A sequência CORRETA é:

    A) F-F-V-F.

    B) F-V-V-V.

    C) F-V-V-F.

    D) V-V-F-F.

    E) V-F-F-V.

O diabetes mellitus (DM) consiste em um distúrbio metabólico caracterizado por hiperglicemia persistente, decorrente de deficiência na produção de insulina ou na sua ação, ou em ambos os mecanismos. A hiperglicemia persistente está associada a complicações crônicas micro e macrovasculares, aumento de morbidade, redução da qualidade de vida e elevação da taxa de mortalidade.

Sobre o aspecto laboratorial desse distúrbio, assinale a alternativa CORRETA:

    A) TOTG: previamente à ingestão de 75 g de glicose dissolvida em água, coleta-se uma amostra de sangue em jejum para determinação da glicemia. Coleta-se outra, então, após 2 horas da sobrecarga oral. Importante reforçar que a dieta deve ser a habitual e sem restrição de carboidratos pelo menos nos 3 dias anteriores à realização do teste.

    B) Hemoglobina glicada (HbA1c): oferece vantagens ao refletir níveis glicêmicos das últimas 3 a 4 semanas e ao sofrer menor variabilidade dia a dia e independer do estado de jejum para sua determinação.

    C) Os tubos indicados para a coleta de amostras sanguíneas para dosagem de glicose são os tubos de tampa laranja ou azul com gel separador e tubos com o anticoagulante fluoreto de magnésio, sendo este último recomendado como de escolha para os testes TOTG, glicose pós-prandial, testes de tolerância a açúcares, curva glicêmica e glicemia de jejum.

    D) Para diagnosticar o diabetes mellitus, devem ser realizados os seguintes testes: glicemia de jejum, glicemia pós-prandial, hemoglobina glicada e frutosamina.

    E) O teste de tolerância à glicose em grávidas se inicia com a ingestão de 75mg de dextrosol, seguida de coletas de 30 em 30 minutos até 2 horas após a ingestão do dextrosol.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...