Questões sobre Bioquímica em Biomedicina

Lista completa de Questões sobre Bioquímica em Biomedicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A fototransdução é um fenômeno de transmissão do sinal fotoquímico envolvendo proteínas de membrana, sistemas de 2º mensageiros e por fim uma forma diferente de transmissão do potencial eléctrico celular. Na camada de fotorreceptores, na retina, identificamos quatro tipos diferentes de células caracterizadas pela sua forma, distribuição espacial, características bioquímicas e capacidade de absorção de luz de diferentes comprimentos de onda. Estes tipos celulares agrupam-se em dois tipos de fotorreceptores, os cones e os bastonetes. Disponível em: SOUSA, A. Rocha. Fototransdução. Modelo de transmissão do sinal através de membranas celulares. Acta Oftalmologica, v. 11, p. 19-30, 2001. Diante do exposto e tendo em vista os comprimentos de onda, são visíveis a olho nu as cores do espectro:

    A) Verde 495-570nm aproximadamente.

    B) Azul 380-450nm aproximadamente.

    C) Violeta 590-620nm aproximadamente.

    D) Vermelho 450-495nm aproximadamente.

Na química orgânica, o ramo da ciência que se ocupa em estudar a diversidade de arranjos espaciais das moléculas, bem como consequências estruturais e funcionais, chama-se estereoquímica. Para tornar mais fácil a visualização da estrutura das moléculas, alguns tipos de projeções estruturais foram propostos com o passar do tempo.
Considere as proposições a seguir: Na química orgânica, além da projeção de Fisher adotou-se o a projeção de Haworth para representar monossacarídeos em sua forma cíclica. Na projeção de Haworth, os grupos que são direcionados para a direita na estrutura de Fischer recebem uma orientação para baixo na estrutura, já os que são direcionados para a esquerda bem como o grupo terminal (-CH2OH) recebem uma orientação para cima, mas esta representação não é fiel às moléculas como observadas na natureza PORQUE As moléculas representadas pelas projeções de Haworth são representações distorcidas das moléculas reais, uma vez que as ligações entre átomos não são planares e deveriam ser modificadas devido ao seu ângulo. Diante do exposto, é correto afirmar sobre as proposições que:

    A)

    As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.



    B) As duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.

    C) A primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa.

    D) A primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira.

Um citômetro de fluxo que possua emissão de laser em três comprimentos de onda diferentes é capaz de

    A) avaliar o tamanho e a granularidade interna de um conjunto de células.

    B) comparar a rugosidade da superfície das células em um campo de observação.

    C) medir a concentração de quaisquer monossacarídios em um conjunto de células.

    D) medir a distância entre organelas de uma célula.

    E) medir a concentração de proteínas em uma solução livre de células e de partículas.

Analise as afirmativas a seguir:
I - A uréia sérica encontra-se diminuída na insuficiência hepática grave e hemodiluição. II - A hemoglobina glicosilada avalia o controle da diabetes a longo prazo. III - A dosagem do ácido úrico é útil no diagnóstico da gota.
Assinale a alternativa correta:

    A) Somente a afirmativa I está correta.

    B) Somente a afirmativa II está correta.

    C) Somente a afirmativa III está correta.

    D) As afirmativas I e II estão corretas.

    E) Todas as afirmativas estão corretas.

Sobre as enzimas abaixo, marque a alternativa INCORRETA:

    A) O TGP e o TGO aumentados, sugestivo de doenças hepáticas.

    B) O TGP, TGO e fosfatase alcalina aumentados, sugestivo de doenças hepáticas.

    C) Fosfatase Alcalina aumentada e TGO e TGP normais, sugestivo de doença óssea.

    D) A Lipase aumenta antes da Amilase na pancreatite.

    E) Nas doenças hepáticas o GGT aumenta antes do TGO e TGP.

Marque a alternativa correta:

    A) Citometria de fluxo: contagem de células em meio líquido.

    B) Fotometria: é a medição da intensidade da luz em comprimento de onda selecionado.

    C) Cromatografia: é um método físico de separação de substância em campo elétrico.

    D) Espectometria: é a medição da intensidade ou quantidade de luz que atinge uma superfície a partir de uma fonte luminosa.

    E) Potenciometria: refere-se a migração de solventes carregados através de sensores químicos.

Analise as afirmativas a seguir:

I. A espectrometria de massa é uma técnica analítica que pode ser usada para alterar a composição química ou a forma estrutural de moléculas trans, a fim de torná-las biodegradáveis ou digeríveis por humanos.

II. No Nível de Biossegurança 2, a pipetagem deve ser realizada exclusivamente com a boca, sendo vedada a utilização de dispositivos mecânicos, como peras ou pipetador tipo lápis.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Os testes bioquímicos ou biológicos também são úteis para o diagnóstico micológico quando o fungo não é identificado por exame direto e/ou cultura. Alguns fungos têm a capacidade de hidrolisar a ureia, tornando o meio alcalino. Quando no meio de cultura houver um indicador de pH, este muda de cor.

A respeito dos procedimentos para realizar a Prova de Uréase, assinale a alternativa CORRETA:

    A) A técnica consiste em repicar uma porção da colônia para o ágar Christensen ureia. Incubar entre 26 e 30°C, por até sete dias. A atividade ureásica produz alteração alcalina do pH do meio, modificando a cor original do amarelo para róseo quando o indicador de pH for o vermelho de bromofenol.

    B) A técnica consiste em repicar uma porção da colônia para o ágar Christensen ureia. Incubar entre 28 e 30°C, por até cinco dias. A atividade ureásica produz alteração alcalina do pH do meio, modificando a cor original do amarelo para róseo quando o indicador de pH for o vermelho de bromofenol.

    C) A técnica consiste em repicar uma porção da colônia para o ágar Christensen ureia. Incubar entre 25 e 30°C, por até três dias. A atividade ureásica produz alteração alcalina do pH do meio, modificando a cor original do amarelo para róseo quando o indicador de pH for o vermelho de bromofenol.

    D) A técnica consiste em repicar uma porção da colônia para o ágar Christensen ureia. Incubar entre 26 e 30°C, por até seis dias. A atividade ureásica produz alteração alcalina do pH do meio, modificando a cor original do amarelo para róseo quando o indicador de pH for o vermelho de bromofenol.

    E) A técnica consiste em repicar uma porção da colônia para o ágar Christensen ureia. Incubar entre 25 e 30°C, por até cinco dias. A atividade ureásica produz alteração alcalina do pH do meio, modificando a cor original do amarelo para róseo quando o indicador de pH for o vermelho de bromofenol.

O diabetes mellitus (DM) consiste em um distúrbio metabólico caracterizado por hiperglicemia persistente, decorrente de deficiência na produção de insulina ou na sua ação, ou em ambos os mecanismos. A hiperglicemia persistente está associada a complicações crônicas micro e macrovasculares, aumento de morbidade, redução da qualidade de vida e elevação da taxa de mortalidade.

Sobre o aspecto laboratorial desse distúrbio, assinale a alternativa CORRETA:

    A) TOTG: previamente à ingestão de 75 g de glicose dissolvida em água, coleta-se uma amostra de sangue em jejum para determinação da glicemia. Coleta-se outra, então, após 2 horas da sobrecarga oral. Importante reforçar que a dieta deve ser a habitual e sem restrição de carboidratos pelo menos nos 3 dias anteriores à realização do teste.

    B) Hemoglobina glicada (HbA1c): oferece vantagens ao refletir níveis glicêmicos das últimas 3 a 4 semanas e ao sofrer menor variabilidade dia a dia e independer do estado de jejum para sua determinação.

    C) Os tubos indicados para a coleta de amostras sanguíneas para dosagem de glicose são os tubos de tampa laranja ou azul com gel separador e tubos com o anticoagulante fluoreto de magnésio, sendo este último recomendado como de escolha para os testes TOTG, glicose pós-prandial, testes de tolerância a açúcares, curva glicêmica e glicemia de jejum.

    D) Para diagnosticar o diabetes mellitus, devem ser realizados os seguintes testes: glicemia de jejum, glicemia pós-prandial, hemoglobina glicada e frutosamina.

    E) O teste de tolerância à glicose em grávidas se inicia com a ingestão de 75mg de dextrosol, seguida de coletas de 30 em 30 minutos até 2 horas após a ingestão do dextrosol.

Na dosagem de triglicérides, são fatores pré-analíticos que aumentam a dosagem, exceto:

    A) Icterícia.

    B) Hemólise.

    C) Gravidez.

    D) Coleta com heparina.

    E) Uso de ácido ascórbico.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...