Questões sobre Hematologia em Biomedicina

Lista completa de Questões sobre Hematologia em Biomedicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito do teste de velocidade de hemossedimentação (VHS), que demonstra a densidade relativa de sedimentação dos eritrócitos em relação ao plasma, assinale a opção correta.

    A) Esse teste permite detectar agregados eritrocitários formados pela ação dos anticorpos.

    B) A velocidade de hemossedimentação aumenta quando os níveis de fibrinogênio estão significativamente elevados.

    C) A presença elevada de colesterol sérico não é considerada um interveniente nesse teste.

    D) Esse teste apresenta grande sensibilidade e especificidade relativa.

    E) A velocidade de hemossedimentação é reduzida em pacientes gestantes ou com anemia.

A anemia que ocorre por deficiência de ácido fólico e/ou vitamina B12 é denominada:

    A) Anemia Aplásica.

    B) Anemia Drepanocítica.

    C) Anemia Hemolítica.

    D) Anemia Ferropriva.

    E) Anemia Megaloblástica.

Hemostasia primária, secundária e fibrinólise fazem parte das etapas do processo de hemostasia. Sobre essas etapas marque a alternativa INCORRETA:

    A) A hemostasia primária ocorre em resposta à lesão no vaso sanguíneo.

    B) A finalidade da vasoconstrição do vaso lesionado na hemostasia primária, é, através da diminuição do fluxo sanguíneo no local evitar hemorragia ou trombose.

    C) O Tempo de Coagulação (TC) e o Tempo de Tromboplastina Parcial Ativado (TTPA) são testes da hemostase relacionados a Hemostasia Secundária.

    D) A fibrinólise consiste no processo de destruição do tampão hemostático, de forma gradual, sem restaurar o fluxo sanguíneo normal.

    E) Na hemostasia secundária há formação de fibrina, que tem como função reforçar o tampão plaquetário primário.

Leia as afirmativas a seguir:
I. Após a coleta, o sangue total deve ser estocado em temperatura entre 2º e 6º C, exceto quando destinado à preparação de concentrado de plaquetas, devendo, neste caso, ser mantido entre 20º e 24ºC até o momento da separação das plaquetas, observado preferencialmente o tempo máximo de 8 (oito) horas, não excedendo 24 (vinte e quatro) horas, contadas a partir do fim da coleta. II. Devido à sua baixa especificidade, os imunoensaios (ou ELISA) não permitem detectar quantidades mínimas do analito.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Leia as afirmativas a seguir:
I. A produção de concentrados de plaquetas por sangue total poderá ser realizada até 24 (vinte e quatro) horas após a coleta se o sangue total for mantido em temperatura de 22ºC ( mais ou menos 2°C). O concentrado de plaquetas deve ser armazenado em ambiente com temperatura controlada de 22°C ( mais ou menos 2°C), sob agitação constante, com validade de 3 (três) a 5 (cinco) dias, dependendo do tipo de plastificante da bolsa de conservação. Os mesmos critérios de conservação e validade se aplicam aos hemocomponentes plaquetários produzidos por aférese. II. Os testes laboratoriais de qualificação no sangue do doador devem ser realizados seguindo as instruções dos fabricantes de insumos, reagentes, materiais e equipamentos. Qualquer manipulação de reagentes ou outros insumos inerentes ao procedimento metodológico deve ser realizada de acordo com as recomendações dos fabricantes, mediante processo devidamente validado, devendo estabelecer rótulo contendo, no mínimo, identificação do procedimento, data do preparo, data de validade estabelecida e profissional responsável pelo procedimento.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Na interpretação do eritograma, a partir dos índices hematimétricos e de confirmações por esfregaço do sangue periférico, é possível classificar as anemias quanto à morfologia e à cromaticidade. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:

    A) Na anemia hipocrômica e microcítica, os valores de VCM e HCM estarão diminuídos e o valor de CHCM estará normal, é característica de anemias por deficiência de folato e vitamina B12.

    B) Na anemia normocrômica e macrocítica, o valor de VCM estará diminuído e os valores de HCM e CHCM estarão normais, características de anemias por falta de ferro e alterações na síntese de hemoglobina.

    C) Na anemia hipercromica e normocítica, os valores de VCM e HCM estarão aumentados e CHCM estará normal, característica de anemias por deficiência de ferro.

    D) Na anemia normocítica normocromica, os valores de VCM, HCM e CHCM são normais, pode ocorrer nas anemias aplásticas, por doenças crônicas e anemias hemolíticas.

    E) Na anemia hipocrômica e microcítica, o valor de VCM estará diminuído e os valores de HCM e CHCM estarão normais, características de anemias provocadas por deficiência de ferro e vitamina B12

O hemograma é um exame laboratorial que possibilita a avaliação qualitativa e quantitativa das séries vermelha (eritrócitos ou hemácias), branca (leucó-citos) e plaquetária (plaquetas ou trombócitos) a partir das seguintes etapas, respectivamente: eritrograma, leucograma e plaquetograma.

Considerando a importância clínica do exame, analise os itens e assinale a alternativa CORRETA:

    A) Concentração de hemoglobina (HGB): os eritrócitos são lisados, a hemoglobina (proteína contida no interior do eritrócito) é dosada e sua medicação realizada espectrofotometricamente em comprimento de onda de 530 nm. O método mais recomendado é o método da ciano-metahemoglobina e os valores são expressos em g/dL. É um importante parâmetro para avaliação da ocorrência de anemia.

    B) Com a contagem de eritrócitos, a dosagem de hemoglobina e a determinação do he-matócrito, calcula-se os seguintes índices: VCM (volume corpuscular médio), HCM (hemoglobina corpuscular média) nesta etapa.

    C) HCM: indica, na média, o peso de hemoglobina dentro dos eritrócitos, sendo um valor absoluto que é calculado a partir da fórmula: HCM = (HGB × 10)/RBC). O resultado é expresso em picogramas (pg). Quanto menor for o VCM, maior será o HCM.

    D) Quando são visualizadas de 8 a 20 plaquetas em objetiva de aumento de 100 vezes (em imersão), em um campo microscópio bom, é porque o número plaquetário está normal.

    E) Em amostras refrigeradas a 4°C, uma boa parte dos parâmetros do hemograma se mantêm estáveis por até 12 horas.

Dímero D é um produto da degradação da fibrina pela plasmina.sua detreminação é útil no diagnóstico da trombose venosa profunda (TVP) e do tromboembolismo pulmonar (TEP). Os métodos, comumente, empregados no laboratório clínico para dosagem de Dímero D são: I – ELFA. II - Imunocromatografia quantitativa. III – Aglutinação do látex. Está correto o que se afirma em:

    A) I, apenas.

    B) II, apenas.

    C) I e III, apenas.

    D) II e III, apenas.

    E) I, II e III.

Quais índices hematimétricos, descritos abaixo, representam uma anemia normocítica normocrômica, na sequência, VCM e CHCM?

    A) 70 fl 28%

    B) 105 fl 20%

    C) 90 fl 34%

    D) 59 fl 28%

    E) 68 fl 32%

Assinale os tipos de hemácias que melhor caracterizam pacientes portadores de anemia falciforme em uma crise aguda da doença:

    A) Eliptócitos.

    B) Ovalócitos.

    C) Drepanócitos.

    D) Hemácias em alvo.

    E) Acantócitos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...