Questões sobre Parasitologia

Lista completa de Questões sobre Parasitologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A ocorrência e a persistência de doenças infecciosas e parasitárias são problemas frequentes de saúde em países em desenvolvimento. No que se refere aos aspectos de imunologia e parasitologia relativos a essas doenças, assinale a opção correta.

    A) A síndrome da imunodeficiência adquirida é causada pelo adenovírus HIV, e seu diagnóstico pode ser realizado por meio de imunoensaios para a detecção do DNA viral.

    B) O contato pessoal por meio de abraços ou aperto de mãos é a forma mais comum de transmissão de todas as doenças infecciosas.

    C) A amebíase é causada por nematoides da família Ancylostomidae.

    D) A ascaridíase pode ser diagnosticada mediante a observação de vermes com formato cilíndrico em fezes ou vômitos.

    E) O diagnóstico de parasitoses intestinais realizado por meio de exame de fezes é inespecífico e de alto custo, pois demanda a análise de mais de uma amostra.

Não é infecção causada por um protozoário:

    A) Leishmaniose visceral.

    B) Toxoplasmose.

    C) Doença de Chagas.

    D) Histoplasmose.

    E) Giardíase.

A Doença de Chagas é uma doença de elevada prevalência e expressiva morbimortalidade, e os métodos de diagnósticos apresentam diferentes resultados se aplicados na fase aguda ou crônica da infecção. Sabendo das diferenças no diagnóstico da Doença de Chagas na fase aguda ou crônica, e que algumas doenças o Ministério da Saúde determina que seja realizada a notificação compulsória, assinale a alternativa que melhor corresponde ao método de diagnóstico e a relação da notificação compulsória de casos confirmados de Doença de Chagas:

    A) Na fase aguda da doença, os métodos parasitológicos são mais indicados que os imunológicos e recomenda-se a realização simultânea de diferentes exames parasitológicos diretos. A ocorrência de casos suspeitos de Doença de Chagas deve ser notificada imediatamente (até 24 horas após a suspeição).

    B) Na fase aguda da doença são utilizados os exames parasitológicos, dentre eles, o método da lâmina corada de gota espessa é o que possui a maior sensibilidade. A notificação só é obrigatória após a confirmação da Doença de Chagas.

    C) Na fase aguda da Doença de Chagas são prioritariamente utilizados os métodos sorológicos para o diagnóstico. Sendo a detecção de anticorpos anti-T. cruzi da classe IgM o método mais sensível e específico. A notificação compulsória é obrigatória mesmo antes da confirmação da Doença de Chagas.

    D) Os métodos de diagnósticos utilizados na fase crônica são os métodos parasitológicos, não precisando de realização de mais de um método para confirmação. A ocorrência de casos suspeitos de Doença de Chagas deve ser notificada imediatamente (até 24 horas após a suspeição).

    E) Na fase crônica da doença, o diagnóstico é essencialmente sorológico e a confirmação laboratorial de Doença de Chagas na fase crônica ocorre quando há positividade em dois testes sorológicos de princípios distintos ou com diferentes preparações antigênicas. A notificação só é obrigatória após a confirmação da Doença de Chagas.

Para diagnosticar corretamente a malária, só é possível pela demonstração do parasito ou de antígenos relacionados, no sangue periférico do paciente. Porém, existe um método que, em função do baixo custo, eficiência, simplicidade do método e de fácil realização, é considerado padrão ouro pela Organização Mundial da Saúde. Assinale a alternativa abaixo que corresponde ao método padrão ouro para diagnóstico da malária:

    A) Exame parasitológico de fezes.

    B) Exame da gota espessa.

    C) Exame com esfregaço delgado.

    D) Diagnóstico por técnicas moleculares (ex. Reação da polimerase em cadeia em tempo real).

    E) Teste de ELISA.

Uma amostra de fezes recém-coletada que é imediatamente entregue ao laboratório é o ideal para a pesquisa de parasitos. Quando isso não for possível, a amostra deve ser preservada para manter sua integridade. Fixadores são substâncias que preservam a morfologia de protozoários e previnem o posterior desenvolvimento de certos ovos e larvas de helmintos.

Sobre o conceito acima, analise os itens como VERDADEIRO(V) ou FALSO(F):

( )A formalina a 10% tem sido utilizada há muito tempo como um fixador geral de protozoários e helmintos. Duas concentrações são comumente utilizadas; uma de 5%, ideal para preservar cistos de protozoários, e uma de 10%, mais indicada para preservar ovos e larvas de helmintos.

( )O álcool polivinílico (APV) é composto de um pó de matéria plástica que atua como um adesivo para a amostra de fezes quando se preparam lâminas para coloração. O APV é comumente associado à solução de Schaudinn, a qual contém sulfato de zinco, sulfato de cobre ou cloreto de mercúrio como base.

( ) O Acetato de Sódio-Ácido AcéticoFormalina (SAF) é uma alternativa viável para o uso de APV e fixador de Schaudinn. Ele pode ser utilizado quando se empregam técnicas de concentração e montagens com coloração permanente. Alguns laboratórios adotaram este fixador porque ele requer um único frasco de armazenagem e é livre de mercúrio.

( ) Os fixadores Alternativos em Frasco Único são livres de formalina e mercúrio, e podem ser utilizados para técnicas de concentração e esfregaços com coloração permanente. Alguns desses produtos também podem ser utilizados para realização de imunoensaios fecais.

A sequência CORRETA É:

    A) V-V-F-F.

    B) V-F-V-F.

    C) V-V-V-V.

    D) F-V-V-F.

    E) V-F-V-V.

O inseto transmissor da doença Calazar, ao picar o reservatório, contrai o parasitismo:

    A) Ao ingerir sangue contendo formas epimastigotas.

    B) Ao transformar as formas promastigotas em amastigotas.

    C) Ao inocular formar tripomastigotas e ingerir amastigotas.

    D) Ao ingerir Leishmanias na forma amastigota.

    E) Ao ingerir fezes contendo formas amastigotas, promastigotas e epimastigotas.

As larvas de Ancilostomídeos e Strangyloides stercoralis, que são visualizadas em exames parasitológicos de fezes, se diferenciam morfologicamente em microscopia óptica através:

    A) Da cauda e cápsula bucal.

    B) Do esófago e primórdio genital.

    C) Dos movimentos larvários.

    D) Do tamanho e cor das larvas.

    E) Da forma e tamanho da larva.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...