Lista completa de Questões de Ciência da Computação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A expressão SQL correta é





As redes de computadores recebem, atualmente, ataques de diversos tipos, com os mais diversos propósitos. Acerca de tipos de ataques a redes e da segurança dessas redes, julgue os itens a seguir.
Ataques de inserção SQL (SQL injection) podem ocorrer com o protocolo HTTP; no entanto, o protocolo HTTPS não permite ataques desse tipo.
Ciência da Computação - Redes de computadores - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A infraestrutura de redes de computadores de determinado tribunal apresenta topologia em anel, arquitetura token ring no padrão IEEE 802.5 e cabeamento do tipo cabo coaxial. Essa rede necessita ser modificada, com a aquisição e instalação de novos dispositivos de redes, switches e hubs, a fim de apresentar as características seguintes:
I velocidade de 1 Gbps em determinados segmentos de rede;
II rede wireless para visitantes e para equipamentos cadastrados de servidores;
III serviços de voz e vídeo sobre IP;
IV segmento na rede interna exclusivamente para gerenciamento e armazenamento de dados em massa; V segurança em alguns serviços disponibilizados no sítio do tribunal;
VI serviço de diretórios na rede interna.
Tendo como referência inicial a situação acima descrita, julgue os itens de 71 a 85.
A utilização de fibra óptica em determinados segmentos de rede, além de permitir o alcance da velocidade de 1 Gbps, apresenta, em relação ao uso de par trançado, as seguintes vantagens: possibilidade de comunicação full duplex com apenas uma fibra óptica; maior distância entre transmissor e receptor, sem a necessidade de repetidor; e total imunidade a interferências eletromagnéticas.
Os sistemas operacionais modernos utilizam o conceito de fila circular no escalonamento de processos. O processo que está no início da fila de processos prontos é selecionado, executado por algum tempo e, ao término da fatia de tempo, retorna para o final da fila. O mecanismo apresentado permite que as aplicações sejam
executadas de forma aleatória dentro da fila de processos prontos.
executadas apenas uma vez, pois o esquema de filas não permite que processos já selecionados possam retornar para a mesma fila.
executadas conforme são criadas ou esgotem as suas fatias de tempo.
selecionadas conforme a sua prioridade dentro do sistema.
selecionadas no meio da fila, por terem mais prioridade que os demais processos.
Ciência da Computação - Sistemas Operacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação a sistemas operacionais, julgue os itens a seguir.
Em relação ao tipo de núcleo (kernel), os sistemas operacionais podem ser classificados em monolíticos ou micronúcleos (microkernel). Nos sistemas monolíticos, os componentes fazem parte de um código único, já nos sistemas micronúcleos, eles possuem um conjunto reduzido de funcionalidades, sendo os demais componentes implementados por meio de processos separados que interagem entre si e com o micronúcleo por meio de troca de mensagens.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2011

Qual das seguintes sentenças NÃO é equivalente às demais?





Ciência da Computação - Banco de Dados - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens a seguir, relativos a banco de dados.
Classificam-se como confederados, os sistemas gerenciadores de banco de dados fracamente acoplados, em que um software é desenvolvido para acessar diversos bancos de dados autônomos e preexistentes, armazenados em estruturas heterogêneas.
Julgue os itens de 81 a 91, a respeito de COBIT e ITIL 3.
O foco do ITIL é o gerenciamento de serviços, o do COBIT, o negócio, do que se conclui que aspectos relacionados à gerência financeira e de investimentos de TI são tratados pelo COBIT, mas não pelo ITIL.
O quicksort é um algoritmo que funciona usando o paradigma de dividir e conquistar, usando uma rotina de particionamento que divide o vetor de estruturas em dois pedaços em torno de um pivô. O pedaço da esquerda só contém elementos com chaves menores ou iguais que o elemento corrente e o pedaço da direita, só elementos com chaves maiores que o elemento corrente. O algoritmo procede, então, para o subproblema de ordenar cada um dos pedaços e seu desempenho total é um dos mais eficientes para ordenação de estruturas de dados. Qual das seguintes descrições representa uma correta característica do algoritmo quicksort?
O algoritmo de particionamento é o ponto fraco do quicksort, podendo exigir até n2 operações de trocas em cada iteração, o que faz com que ele precise ser fortemente otimizado.
O algoritmo de particionamento só funciona nos casos em que o número de elementos no vetor é par, pois é necessário, para o correto cálculo do pivô, que o lado esquerdo e o direito tenham exatamente o mesmo tamanho.
Seu tempo de execução, no pior caso, é
que ocorre no caso especial em que a rotina de particionamento gera subproblemas com n-1 elementos e outro com 0 elemento.
Seu tempo de execução de melhor caso é
que ocorre no caso especial em que o vetor de estruturas já está ordenado.
Seu tempo de execução é de
no caso do particionamento ser desbalanceado na proporção de 2 elementos para um lado, para cada elemento do outro lado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...