Questões de Ciência da Computação

Lista completa de Questões de Ciência da Computação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca de instalação, configuração e desempenho dos bancos de dados comerciais Oracle, MySQL ou PostgreSQL, julgue os itens subsequentes.

Na instalação do PostgreSQL, é necessário especificar qual o tipo de mecanismo de armazenamento (storage engine) desejado, visto que esse gerenciador oferece diversos mecanismos de armazenamento, com diferentes funcionalidades (feature set) e níveis de desempenho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relacionados a e-Mag, RSS e Portlets.

Os Portlets, componentes web projetados para serem agregados a uma página, não são diretamente endereçáveis por meio de uma URL.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dentro do paradigma de programação orientada a objetos (POO), há um mecanismo utilizado para impedir o acesso direto ao estado de um objeto, restando apenas os métodos externos que podem alterar esses estados. Assinale a alternativa que apresenta o nome deste mecanismo.

  • A. Mensagem
  • B. Herança
  • C. Polimorfismo
  • D. Encapsulamento
  • E. Subclasse

  • A. 1 – 3 – 4 – 2.
  • B. 2 – 1 – 3 – 4.
  • C. 2 – 4 – 1 – 3.
  • D. 3 – 1 – 4 – 2.
  • E. 3 – 2 – 4 – 1.

Em qual nível de RAID tem-se os dados divididos entre os discos e duplicados em outros?

  • A.

    RAID 0+1

  • B.

    RAID 5

  • C.

    RAID 0

  • D.

    RAID 6

  • E.

    RAID 1

Sobre a INSTRUÇÃO NORMATIVA No 4, de 19 de maio de 2008, que dispõe sobre o processo de contratação de serviços de Tecnologia da Informação pela Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, NÃO se trata de uma etapa da fase de Planejamento da Contratação:

  • A.

    o Plano de Sustentação.

  • B.

    a Estratégia de Contratação.

  • C.

    a Análise de Riscos.

  • D.

    o Plano Estratégico de TI.

  • E.

    a Análise de Viabilidade da Contratação.

Considerando o CobiT 4.1 na identificação e alocação de custos (DS6), o gerenciamento do processo de identificar e alocar custos que satisfaçam ao requisito do negócio para a TI de prover transparência e entendimento dos custos de TI e melhoria da relação custo-benefício através do uso bem informado dos serviços de TI é

I. Repetível, porém Intuitivo quando há uma consciência geral da necessidade de identificar e alocar custos.

II. Processo Definido quando existe um modelo de custo de serviços de informação definido e documentado.

III. Gerenciado e Mensurável quando os custos dos serviços prestados são identificados, coletados, consolidados e relatados aos gestores, usuários e proprietários de processos.

Está correto o que consta em

  • A.

    I, somente.

  • B.

    II, somente.

  • C.

    I e II, somente.

  • D.

    II e III, somente.

  • E.

    I, II e III.

Julgue os itens subsequentes, relativos a governança de tecnologia da informação (TI) e modelo COBIT 4.1.

Na governança de TI, gerenciar mudanças, identificar soluções automatizadas e gerenciar investimentos são processos do domínio adquirir e implementar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para efeito de contagem, utilizando-se a técnica de análise de pontos de função, julgue os itens que se seguem.

Se duas aplicações mantiverem o mesmo arquivo lógico interno, então esse arquivo será contado apenas na aplicação que detém o arquivo físico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que a aplicação de testes em um programa possibilita verificar se ele atende à sua especificação e se realiza o que o cliente deseja, julgue os itens subsecutivos, relativos a testes de software.

O teste de validação tem por finalidade encontrar defeitos e inconsistências no programa com relação a sua especificação.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...