Lista completa de Questões de Ciência da Computação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Banco de dados Distribuídos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação aos conceitos de banco de dados distribuídos, julgue os itens a seguir.
A disponibilidade é a probabilidade de que o sistema esteja continuamente disponível durante um intervalo de tempo. O sistema pode ficar disponível, com redundância de segurança de acesso aos recursos, quando os dados e o software do sistema gerenciador de banco de dados estão localizados em sítios distintos.
Os benefícios de implementar o CobiT como um modelo de governança de tecnologia da informação (TI) em uma repartição pública incluem
a aceitação geral dos analistas e técnicos da repartição.
o cumprimento dos requisitos financeiros de execução orçamentária.
um melhor alinhamento da TI com as políticas do governo.
uma visão clara para os gestores da repartição acerca do que a TI faz.
Ciência da Computação - Data Warehouse - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens subsequentes, a respeito de datawarehouse e business intelligence (BI).
A operação de corte implica a seleção de um grupo de células da matriz multidimensional inteira pela especificação de determinado valor para uma ou mais dimensões.
Atenção: As questões de números 27 a 32 referem-se à UML 2.0.
Os casos de uso podem ser organizados pela especificação de relacionamentos de
evento, ramificação e inclusão.
composição, inclusão e extensão.
agregação, extensão e bifurcação.
generalização, inclusão e extensão.
herança, composição e autorrelacionamento.

O diagrama de sequência em notação UML 2.0 acima apresenta uma interação entre objetos das classes C1, C2, C3 e C4. Ao fazer a leitura considerando apenas as informações desse diagrama, verifica-se que, para determinado cenário da interação em questão,
a quantidade de mensagens enviadas pelo objeto da classe C2 é 2 (dois).
o envio de msg02 implica invocação de uma operação definida na classe C1.
o envio de msg03 resulta na execução iterativa de uma operação definida na classe C3.
os objetos apresentados no diagrama já existem antes do início da interação.
há o envio em paralelo de, pelo menos, duas mensagens.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com referência à qualidade de software e às métricas utilizadas na avaliação de processos e projetos de software, julgue os itens a seguir.
A norma ISO 15504 apresenta um framework de avaliação tanto do processo de negócio quanto da engenharia de software e da organização. Nesse framework, os processos são identificados em seis níveis específicos: incompleto, executado, gerenciado, estabelecido, previsível e otimizado.

I
II
III
I e II
II e III
O gerenciamento de projeto exige, para sua boa realização, o conhecimento não só do processo de gerenciamento e suas atividades, mas também das ferramentas e técnicas apropriadas para serem utilizadas em cada Processo. O PMBOK 4a Edição é um guia que fornece essa informação. Com base nesse guia, considere as ferramentas e técnicas listadas a seguir:
I - Análise da Variação
II - Decomposição
III - Entrevistas
IV - Oficinas
Fazem parte do processo Coletar os Requisitos apenas os que se apresentam em
I e II
I e III
I e IV
II e IV
III e IV
Acerca dos Sistemas Operacionais, analise as proposições a seguir.
1) Os principais componentes do núcleo de qualquer sistema operacional são a gerência de processador, a gerência de memória, o sistema de arquivos e a gerência de entrada e saída.
2) Os programas solicitam serviços ao sistema operacional através das chamadas de sistema. Elas são semelhantes às chamadas de subrotinas. Entretanto, enquanto as chamadas de sub-rotinas são transferências para procedimentos normais do programa, as chamadas de sistema transferem a execução para o sistema operacional.
3) Os programas de sistema, algumas vezes chamados de utilitários, são programas normais executados fora do núcleo do sistema operacional. Eles utilizam as mesmas chamadas de sistema disponíveis aos demais programas.
4) A parte do sistema operacional responsável por implementar as chamadas de sistema é normalmente chamada de gerência de chamadas.
Estão corretas, apenas:
1 e 2.
2 e 3.
1, 2 e 3.
1, 3 e 4.
2, 3 e 4.
Ciência da Computação - Linguagem SQL - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os próximos itens, relacionados a SQL 99 (Structured Query Language).
A identificação de um esquema SQL inclui o nome e a autorização do usuário ou conta a que o esquema pertence, bem como os descritores de cada elemento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...