Lista completa de Questões de Ciência da Computação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em reunião realizada em um órgão estadual, foram identificadas algumas necessidades e requisitos em relação à sua infraestrutura de rede de computadores, conforme listado nos seguintes itens.
I Mudança da arquitetura e topologia atuais Token Ring e Anel, respectivamente para uma topologia mais tolerante a falhas, no caso de rompimento de um cabo de rede ligado a uma estação.
II Proteção adequada ao novo cabeamento da rede, em razão de, no prédio, haver diversas fontes de interferência eletromagnética.
III Transmissão de dados em alguns pontos da rede com velocidade de 1Gbps.
IV Implantação de proteção da rede interna contra invasões externas por meio da análise dos cabeçalhos IP.
V Recurso que permita intermediar o acesso da rede interna e da rede externa, funcionando também como filtro de conteúdo e cache.
VI Implantação de dispositivo de rede que permita gerenciar o tráfego entre as estações, segmentar a rede e realizar roteamento.
VII Implementação de serviços para transferência de arquivos, mensagens eletrônicas e de distribuidor de IPs para rede interna.
VIII Interligação que permita acessar redes de secretarias de outros órgãos, mesmo com arquitetura e topologia distintas.
Considerando as necessidades e os requisitos descritos nos itens acima, bem como a teoria sobre redes de computadores, julgue os itens de 68 a 79.
Como descrito no item VI, é possível segmentar a rede por meio de bridges (pontes), que têm a capacidade de funcionar como repetidores inteligentes, operando na camada 1 do modelo OSI, e de não replicar dados para outros segmentos de dados que tenham como destino o mesmo segmento de origem.
O Termo de Abertura do Projeto é a saída do processo Desenvolver o termo de abertura do projeto, que está vinculado no PMBOK à uma área de conhecimento denominada
Iniciação.
Integração.
Planejamento.
Aquisições.
Escopo.
Ciência da Computação - Banco de Dados - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011

Considerando a figura acima, que ilustra uma arquitetura de banco de dados de três esquemas, julgue os itens subsequentes.
Devido à independência de dados, provida pela referida arquitetura, as modificações do esquema conceitual tais como a adição ou a remoção de um tipo de registro (ou item) de dados não causam ou requerem alterações no esquema externo ou nos programas de acesso ao banco de dados.
NÃO contém apenas ativos de informação classificados pela norma ABNT NBR ISO/IEC 27002:
base de dados e arquivos, contratos e acordos.
aplicativos, sistemas, ferramentas de desenvolvimento e utilitários.
manuais de usuário, material de treinamento, procedimentos de suporte ou operação.
documentação de sistema e informações sobre pesquisa.
planos de continuidade do negócio, procedimentos de recuperação e trilhas de auditoria.
Os escritórios de gerenciamento de projetos (PMO) podem ser de I
simultâneos.
II
. gestão dos projetos interdepartamentais.III
. planejamento estratégico dos projetos e gestão doconhecimento empresarial.
IV
. projeto específico separado das operações da empresa.Um escritório de projeto corporativo atua em
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Ciência da Computação - Gestão de TI - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Segundo Hammer e Champy, pais da reengenharia, um processo empresarial é um conjunto de atividades com uma ou mais espécies de entrada, que cria uma saída de valor para o cliente. A partir dessa definição, julgue os itens a seguir, a respeito de gerenciamento de processos.
A reengenharia é fortemente orientada a modelagem, análise e melhoria contínua de processos, visto que propõe o uso da tecnologia como facilitadora da inclusão de controles nos processos organizacionais, com o objetivo de reduzir os desvios de execução.
Segundo o PMBOK, o resultado Atualizações do registro dos riscos NÃO é uma saída do processo:
monitorar e controlar os riscos.
planejar as respostas aos riscos.
realizar a análise quantitativa dos riscos.
realizar a análise qualitativa dos riscos.
identificar os riscos.
Ciência da Computação - Banco de Dados - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
São níveis de abstração definidos pela arquitetura ANSI/SPARC:
1. Lógico do usuário (visão externa)
2. Lógico (visão conceitual)
3. Lógico do SGBD (visão interna)
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
3, apenas.
1 e 2, apenas.
1 e 3, apenas.
2 e 3, apenas.
1, 2 e 3.

as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
as duas afirmações são falsas.
No contexto dos seis critérios para avaliar o grau de maturidade no alinhamento estratégico de TI e de negócios, proposto por Luftman (2000), considere: I
transparente com os parceiros de negócios e clientes.
II
. Avaliar e aplicar efetivamente as tecnologias emergentes.III
. Facilitar e orientar os processos e estratégias denegócios como verdade absoluta.
IV
. Prover soluções personalizadas às necessidadesdos clientes.
Os itens
I, II, III e IV acima se relacionam com maiorpropriedade à maturidade
das habilidades.
das medidas de valor/competência.
da parceria.
do escopo e da arquitetura.
das comunicações.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...