Questões de Ciência da Computação

Lista completa de Questões de Ciência da Computação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Pela convenção utilizada por Chris Gane & Trish Sarson, quais são os símbolos utilizados para a representação de um Diagrama de Fluxo de Dados (DFD)?

  • A. Quadrado duplo, retângulo com cantos arredondados, retângulo aberto e seta.
  • B. Círculo, quadrado duplo, retângulo, hexágono e seta.
  • C. Quadrado duplo, retângulo aberto, triângulo e linha.
  • D. Círculo duplo, retângulo com cantos arredondados, losango, quadrado e seta.

Julgue os próximos itens, com relação ao uso de breadcrumb em websites.

O breadcrumb, apresentado sob uma única forma, é muito utilizado por usuários que desconhecem a função do botão de retorno (back) e da lista do histórico, presentes nos programas para navegação na Internet (browsers).

  • C. Certo
  • E. Errado

Um atributo chave em uma tabela de um banco de dados relacional:

  • A.

    pode ter valores nulos.

  • B.

    não pode ter valores duplicados.

  • C.

    não pode ser do tipo literal.

  • D.

    não pode ser do tipo numérico.

Quanto aos conceitos de banco de dados, storage e RAID, julgue os itens seguintes.

Em bancos de dados multiusuário, o controle de concorrência é um mecanismo utilizado no processamento de transações para garantir a propriedade da atomicidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da modelagem de dados, julgue os itens que se seguem.

Um esquema lógico de dados é o resultado da implementação dos requisitos identificados na modelagem conceitual sob a ótica da abordagem relacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A engenharia de requisitos (ER) é uma subárea da engenharia de software que estuda o processo de produção e gerência dos requisitos que o software deverá atender. Esse processo tem início junto aos clientes e perpassa todas as fases do processo de desenvolvimento do software. O objetivo da ER é fornecer métodos, técnicas e ferramentas que forneçam suporte adequado às tarefas de produção e gerência dos requisitos do sistema. Levando em conta esses aspectos, julgue os próximos itens.

No processo de construção e(ou) manutenção de um produto de software, o termo requisito pode ser definido da seguinte forma: uma condição, característica ou capacidade, determinada no universo das necessidades do negócio do usuário, que deve ser atendida por um software na forma de aspectos funcionais e não funcionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de gerência de projetos, julgue os itens subsequentes.

O papel do gerente de projetos é idêntico ao desempenhado pelo gerente funcional ou gerente de operações de uma organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos processos ITIL (Information Technology Infrastructure Library), analise as proposições a seguir.

1) O Gerenciamento de Redes é responsável pelo gerenciamento dos serviços de rede e de seus protocolos.

2) O Gerenciamento de Configuração é o responsável por prover informações confiáveis sobre as configurações e documentações relativas à infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI), de forma a suportar os demais processos de gerenciamento de serviços.

3) O Gerenciamento de Mudanças é o processo que garante a aplicação de procedimentos padronizados, a fim de lidar de forma eficiente com todas as mudanças no ambiente operacional, minimizando os impactos na qualidade dos serviços e prevenindo a ocorrência de incidentes em decorrência das mudanças.

4) O Gerenciamento de Liberação é responsável por prevenir a indisponibilidade do serviço, garantindo que as instalações de versões de hardware e software estejam seguras, autorizadas e devidamente testadas.

Estão corretas, apenas:

  • A.

    1 e 2.

  • B.

    2 e 3.

  • C.

    1, 2 e 3.

  • D.

    1, 3 e 4.

  • E.

    2, 3 e 4.

Julgue os itens subsecutivos, referentes a arquitetura e políticas de armazenamento de dados e funções.

A implementação de arquivos de registro de tamanho variável utilizando registros de tamanho fixo pode ser realizada por meio de espaço reservado ou de ponteiros.

  • C. Certo
  • E. Errado

No Ipv4, o endereço 190.1.10.0 é da classe

  • A.

    A

  • B.

    B

  • C.

    C

  • D.

    D

  • E.

    E

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...