Questões de Ciência da Computação

Lista completa de Questões de Ciência da Computação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Alguns ambientes de desenvolvimento reúnem características e ferramentas de apoio para o desenvolvimento de sistemas, tais como editores, compiladores, depuradores e outros. Tais ambientes facilitam a técnica conhecida por rapid application development (RAD) ou desenvolvimento rápido de aplicativos.

Esses ambientes de desenvolvimento são denominados

  • A.

    compiladores ou linkeditores.

  • B.

    IDE (Integrated Development Environment).

  • C.

    depuradores de código-fonte.

  • D.

    SDK (Software Development Kit).

  • E.

    paradigmas de programação.

Considerando o código acima, julgue os itens subsequentes.

Após a execução da linha 7 desse código, a variável m terá o valor 1.

  • C. Certo
  • E. Errado

O contrato de link Internet de um órgão público, designado exemplo.gov.br, expirou. Uma nova licitação foi realizada e outro provedor foi declarado vencedor, o que provocará a alteração de endereços IP dos servidores Internet desse órgão. Considere que os servidores DNS autoritativos do domínio exemplo.gov.br são administrados por outro órgão público, em diferente infraestrutura, e que o TTL dos registros é de 172800 segundos. Após a mudança de link para o novo provedor, e consequente alteração de endereços IP e seus respectivos registros DNS,

  • A.

    nenhum usuário externo conseguirá se conectar ao site do órgão público durante dois dias.

  • B.

    as alterações no DNS somente se tornarão efetivas quando o IANA (Internet Assigned Numbers Authority) autorizar.

  • C.

    a alteração dos registros DNS ocorre automaticamente quando há a troca de endereço IP nos servidores.

  • D.

    o registro MX, correspondente aos servidores de e-mail e WEB, é sempre igual a 600 segundos.

  • E.

    o TTL deveria ter sofrido alteração para um valor bem pequeno, antes da migração, para que o período de indisponibilidade para alguns usuários fosse reduzido.

Um usuário está utilizando o TSO para trabalhar em um ambiente z/OS. Para criar um data set no disco, ele poderá utilizar o comando

  • A.

    ALLOCATE.

  • B.

    INVOKE.

  • C.

    BLOCKSET.

  • D.

    SYSOUT.

  • E.

    MALLOC.

As entradas da estrutura física do database ORACLE 10g são especificadas no

  • A.

    Control file.

  • B.

    Data file.

  • C.

    Parameter file.

  • D.

    Archive log file.

  • E.

    Redo log file.

Durante uma reunião para discutir integração entre plataformas, um analista fez as seguintes observações:

I – IBM Mainframes série System Z suportam integração através de JMS;

II – utilização de SOA e de Web-to-Host constituem duas formas de disponibilizar aplicações de um Mainframe em plataforma baixa;

III – File Transfer Protocol (FTP) utiliza o TCP / IP e fornece uma maneira de transmitir arquivos entre diversos sistemas, incluindo Mainframes, sistemas Linux, sistemas UNIX e servidores Windows.

Está(ão) correta(s) a(s) observação(ões)

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

O acesso aos diversos recursos de redes é constante preocupação dos administradores de redes. Usuários estranhos a determinados recursos não devem, em nenhuma hipótese, acessar, alterar, excluir ou realizar cópias desses recursos. Para isso, os administradores de redes utilizam o conceito de permissões de acesso, que fornecem ao usuário os direitos locais ou remotos que terão aos recursos. A composição dessas permissões dará ao usuário os privilégios necessários ao seu trabalho no ambiente de rede. As permissões locais são concedidas pelo sistema de arquivo utilizado pelo sistema operacional (FAT32, NTFS ou outro), e as permissões remotas são dadas pelos compartilhamentos executados.

Em relação às permissões efetivas (combinação das permissões locais e remotas), tem-se que

  • A. existe limitação na concessão de permissões a arquivos e pastas com o sistema FAT32.
  • B. é possível realizar restrições de acesso sem a utilização ou combinação de permissões de acesso e de compartilhamento, bastando, para isso, usar um serviço de FTP.
  • C. a permissão efetiva de um arquivo será diferente da permissão efetiva da pasta onde ele se encontra, independente da situação em tela.
  • D. a permissão efetiva de um arquivo ou pasta se dá pela permissão mais restritiva, entre as permissões NTFS e o compartilhamento.
  • E. as permissões de NTFS sobrepõem-se sempre às permissões de compartilhamento, uma vez que o acesso local é mais importante que o acesso remoto.

A respeito de tecnologias e protocolos de rede sem fio, julgue os itens subsequentes. Em redes sem fio, utilizam-se técnicas de modulação, para enviar dados através de enlace sem fio.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos protocolos da família TCP/IP, julgue os próximos itens. O protocolo ARP é usado para mapear os endereços físicos (MAC) e de rede (IP), além de auxiliar na detecção de duplicação de uso de endereços de rede.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos a fundamentos de computação.

O barramento, cuja função é a interconexão entre componentes, é uma via de comunicação existente na placamãe, através da qual o processador transmite e recebe dados de outros circuitos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...