Questões de Ciência da Computação

Lista completa de Questões de Ciência da Computação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A arquitetura de processadores UMA (Uniform Memory Access), que utiliza um único barramento para comunicação entre os processadores e a memória RAM, tem como principal limitador o(a)

  • A.

    endereçamento de, no máximo, 2GB de RAM.

  • B.

    aumento de tráfego no barramento, aumentando muito a dissipação de calor.

  • C.

    sobrecarga no barramento que limita o número de CPUs, em função de o barramento de comunicação ser compartilhado.

  • D.

    impossibilidade de utilizar cache nessa arquitetura.

  • E.

    istência de um limite no tamanho dos blocos de cache de 16 bytes.

O texto a seguir se refere à modelagem de Data Warehouse.

Se na modelagem do Data Warehouse for adotada uma abordagem ________, cada elemento de dados (por exemplo, a venda de um item) será representado em uma relação, chamada tabela de fatos, enquanto que as informações que ajudam a interpretar os valores ao longo de cada dimensão são armazenadas em uma tabela de dimensões, uma para cada dimensão. Esse tipo de esquema de banco de dados é chamado um esquema estrela, em que a tabela de fatos é o centro da estrela e as tabelas de dimensões são os pontos. Quando a abordagem _______ é escolhida, um operador específico que faz a agregação prévia da tabela de fatos ao longo de todos os subconjuntos de dimensões é utilizado e pode aumentar consideravelmente a velocidade com que muitas consultas _______ podem ser respondidas.

Considerando a ordem das lacunas, qual sequência de termos completa corretamente o texto acima?

  • A.

    MOLTP, ROLTP, OLTP.

  • B.

    ROLTP, MOLTP, OLTP.

  • C.

    ROLAP, MOLAP, OLAP.

  • D.

    ROLAP, MOLAP, OLTP.

  • E.

    MOLAP, ROLAP, OLAP.

Acerca de conceitos de rede, julgue os itens seguintes.

A topologia física é relativa ao leiaute físico utilizado em sua instalação. Uma topologia em barra interliga diversos computadores que formam uma rede local por meio de conexões 10Base-T a um switch.

  • C. Certo
  • E. Errado

No projeto lógico, as restrições são importantes para garantir a integridade de um banco de dados. Assinale a alternativa que contem as restrições de integridade normalmente mais utilizadas.

  • A.

    Integridade referencial, unicidade de chave e integridade de identidade.

  • B.

    Integridade de relacionamento, integridade de chave e integridade referencial.

  • C.

    Integridade semântica, integridade de chave e integridade de relacionamento.

  • D.

    Unicidade referencial, unicidade de chave e unicidade semântica.

O ITIL 3 é formado por cinco publicações. Assinale a opção correspondente à publicação na qual consta o processo gerenciamento de portfólio de serviços.

  • A.

    desenho de serviço

  • B.

    operação de serviço

  • C.

    melhoria de serviço continuada

  • D.

    transição de serviço

  • E.

    estratégia de serviço

Com relação às tecnologias para desenvolvimento web em Java que podem ser empregadas no sistema descrito no texto, julgue os itens a seguir.

A tecnologia Hibernate 3.5 é apropriada para o projeto em questão: entre as características que a credenciam, estão a integração com servidores de aplicação via JNDI e o suporte a mapeamento objeto relacional em modos básico e avançado, possibilitando o mapeamento de coleções e de associações, entre outros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as tabelas acima, julgue os itens seguintes.

A tabela SOCIO pode ser criada por meio do comando SQL apresentado a seguir.

CREATE TABLE socio

(matricula INT(11) NOT NULL,

nome VARCHAR(20) NOT NULL,

dataMatricula DATE NULL,

matrSocioApresentador INT(11) NULL,

CONSTRAINT pk_socio PRIMARY KEY (matricula),

CONSTRAINT fk_socio FOREIGN KEY (matrSocioApresentador)

REFERENCES socio(matricula));

  • C. Certo
  • E. Errado

A ferramenta de autoria de relatório usada para criar relatórios ad hoc no SQL Server 2005 é denominada

  • A.

    Report Builder.

  • B.

    Report Designer.

  • C.

    Model Designer.

  • D.

    Report Server.

  • E.

    Report Manager.

Considerando o código acima, em PHP, julgue os itens a seguir.

O comando na linha 10 deve produzir a apresentação, na tela do computador, do valor da variável $meuValor, ou seja, a palavra Concurso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 96 a 104, a respeito dos conceitos de rede local.

Uma rede em barramento com topologia descentralizada tem as seguintes características: uso de repetidores de sinais em que não há hierarquia na distribuição de dados; cada um dos nós apresenta um único endereço na rede; a queda de um nó não representa a perda do funcionamento de toda a rede.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...