Lista completa de Questões de Ciência da Computação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Aspectos Gerais - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Números podem ser representados por vários tipos de sistemas numéricos, utilizando-se de bases distintas. Entretanto, especificamente em computação, um sistema numérico foi escolhido. Assinale a opção correta:
Sistema decimal (base 10).
Sistema hexadecimal (base 16).
Sistema octal (base 8).
Sistema binário (base 2).
NDR.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens seguintes, a respeito de interface gráfica, ergonomia e usabilidade.
Usabilidade pode ser dividida nas seguintes metas: ser eficaz no uso (eficácia); ser eficiente no uso (eficiência); ser segura no uso (segurança); ser de boa utilidade (utilidade); ser fácil de aprender (learnability); e ser fácil de lembrar como se usa (memorability).
Ciência da Computação - Gerência de Projetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação a gerência de projetos, assinale a opção incorreta.
O objetivo do planejamento do projeto (project planning) é estabelecer e manter planos que definem as atividades do projeto.
Os riscos são identificados ou descobertos e analisados para suportar o planejamento do projeto. Esta prática específica deverá ser estendida a todos os planos que afetam o projeto para assegurar que está ocorrendo a comunicação apropriada entre todos os stakeholders relevantes sobre os riscos identificados.
A identificação e análise de riscos no planejamento do projeto normalmente incluem: identificar riscos; analisar os riscos para determinar o impacto, a probabilidade de ocorrência e o período de tempo no qual os problemas têm maior probabilidade de ocorrer; e priorizar riscos.
O orçamento e o cronograma do projeto são embasados nas estimativas desenvolvidas e asseguram que a alocação de orçamento, complexidade das tarefas e dependências entre as tarefas estejam sendo tratadas apropriadamente.
O planejamento de engenharia de sistemas não se preocupa em detalhar as atividades de trabalho e os produtos de trabalho do esforço técnico integrado em todo o projeto.
Ciência da Computação - Gestão de TI - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009

A figura acima apresenta a relação entre três dimensões críticas da melhoria de negócios em organizações, nomeadas de #1 a #3, apontadas pelos elaboradores do modelo CMMI para aplicação a organizações produtoras de software. O elemento #4 é resultante da relação entre as referidas três dimensões. Julgue os itens seguintes acerca das informações apresentadas e dos conceitos de gestão de processos de negócios, engenharia de requisitos e engenharia de software.
Um modelo de processo, na figura acima, seria mais bem descrito pelo elemento #3 que pelo elemento #2.
O processo de gerenciamento de serviços Service Desk, segundo o ITIL v.2, NÃO gerencia
os contatos entre o provedor de serviços e os usuários.
a comunicação com os usuários.
os incidentes nos serviços.
os acordos de serviços.
as requisições de serviços.
Ciência da Computação - Linguagem SQL - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens subsquentes, acerca da linguagem SQL.
No uso dos operadores padrão SQL-92 union, intersection e except, as relações participantes podem ter conjuntos de atributos diferentes.
Os aplicativos Java "rodam" em diferentes ambientes. A tradução dos códigos Java (bytecode), para instruções específicas de cada sistema e dispositivo, é uma função do programa
Java Community Process (JCP).
Java Virtual Module (JVM).
Java Virtual Machine (JVM).
Java Comunication Process (JCP).
Java Enterprise Machine (JEM).
Um software que não calcula corretamente o dígito verificador do CPF precisará sofrer uma manutenção para corrigir esse erro (também chamado de bug). Essa manutenção é do tipo:
Perfectiva
Corretiva
Adaptativa
Normativa
Considerando os conceitos de tecnologias WAN, comutação, protocolos ATM, frame relay, PPP e HDLC, julgue os seguintes itens.
No ATM, o serviço de taxa variável de bits (VBR) tem como objetivo dar suporte eficiente às aplicações de vídeo e ao tráfego frame relay, caracterizado por uma taxa sustentável de células (SCR) e uma taxa máxima de células (PCR). Esse serviço é dividido em duas categorias: VBR de tempo real (rt-VBR) e VBR de tempo não-real (nrt-VBR).
O endereço de broadcast para o intervalo da classe C 192.168.20.0 é
192.168.0.255
192.168.20.0
192.168.20.1
192.168.20.254
192.168.20.255
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...