Questões de Ciência da Computação

Lista completa de Questões de Ciência da Computação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação aos bancos de dados orientados a objetos, julgue os itens que se seguem.

A linguagem de definição de objetos (ODL) permite aos usuários especificar tanto interfaces como classes, e suporta dois tipos de herança.

  • C. Certo
  • E. Errado

CMMI (Capability Maturity Model Integration) é um modelo de referência criado para ser um guia com o objetivo de melhorar os processos organizacionais e a habilidade desses em gerenciar o desenvolvimento, a aquisição e a manutenção de produtos e serviços. Possui duas representações: contínua ou por estágios, caracterizadas por Níveis de Capacidade e Níveis de Maturidade, tendo alguns deles, em ambos os modelos, a mesma denominação. São elas:

  • A.

    Inicial, Definido e Em Otimização.

  • B.

    Incompleto, Executado e Gerenciado.

  • C.

    Gerenciado, Definido e Em Otimização.

  • D.

    Inicial, Executado e Em Otimização.

  • E.

    Incompleto, Definido e Gerenciado.

O COBIT pode ser entendido como um guia para gestão e controle da TI. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.

O uso do COBIT é pré-requisito em questões relacionadas ao fluxo de processos porque detalha a fundo aspectos de segurança de TI.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo o PMBOK, assegurar que os produtos ou serviços de um projeto estejam em conformidade com o solicitado pelo cliente é o objetivo dos processos da área de gerenciamento

  • A.

    de escopo.

  • B.

    de tempo.

  • C.

    de custos.

  • D.

    de qualidade.

  • E.

    de aquisições.

Julgue os seguintes itens à luz do guia do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos (PMBOK), versão 3.0, publicado pelo PMI (Project Management Institute).

A criação de um novo produto de software pode ser conduzida como um projeto que terá seu final declarado com a sua entrega. Depois de implantado o produto de software, pode ser criado um novo projeto com o objetivo de gerenciar as atividades que são necessárias para que o software se mantenha operacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A análise e o projeto orientados a objetos têm como meta identificar o melhor conjunto de objetos para descrever um sistema de software. O funcionamento desse sistema se dá por meio do relacionamento e troca de mensagens entre esses objetos. Na programação orientada a objetos, implementa-se um conjunto de classes que definem os objetos presentes no sistema de software. Com relação à herança múltipla é correto afirmar:

  • A.

    O usuário não necessita conhecer detalhes do funcionamento interno do sistema para poder utilizá-lo.

  • B.

    É o princípio pelo qual duas ou mais classes derivadas de uma mesma superclasse podem invocar métodos que têm a mesma identificação mas comportamentos distintos.

  • C.

    As mensagens enviadas a um objeto podem mudar o valor de um ou mais atributos.

  • D.

    Possibilita que uma classe herde atributos e métodos de duas ou mais classes.

O gerenciamento de um conjunto de equipamentos dedicados à Telefonia IP, tais como: Tel IP, TM, GW, GC e MCU, traduzindo o endereçamento e controlando os acessos e a banda utilizada, é responsabilidade do

  • A.

    Media Gateway (MGW).

  • B.

    Media Gateway Controller (MGC).

  • C.

    Signalling Gateway (SGW).

  • D.

    Signalling Gateway Controller (SGC).

  • E.

    Gatekeeper (GK).

Julgue os seguintes itens, referentes à virtualização e clusterização de servidores.

Um cluster compreende dois ou mais computadores que, trabalhando em conjunto, executam aplicações ou realizam diferentes tarefas, de tal forma que, para os usuários, é equivalente a um único sistema.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre sistema de alocação em disco, alocação contígua permite trabalhar com 3 estratégias de alocação: first-fit, best-fit, worst-fit. A descrição para cada estratégia é:

  • A.

    Best-fit: o primeiro segmento livre com tamanho suficiente para alocar o arquivo é selecionado. A busca na lista é sequencial, sendo interrompida tão logo se encontre um segmento adequado.

    First-fit: seleciona o menor segmento livre disponível com tamanho suficiente para armazenar o arquivo. A busca em toda a lista se faz necessária para a seleção do segmento, a não ser que a lista esteja ordenada por tamanho.

    Worst-fit: o maior segmento é alocado e a busca por toda a lista se faz necessária, a menos que exista uma ordenação por tamanho.

  • B.

    First-fit: o primeiro segmento livre com tamanho suficiente para alocar o arquivo é selecionado. A busca na lista é sequencial, sendo interrompida tão logo se encontre um segmento adequado.

    Best-fit: seleciona o menor segmento livre disponível com tamanho suficiente para armazenar o arquivo. A busca em toda a lista se faz necessária para a seleção do segmento, a não ser que a lista esteja ordenada por tamanho.

    Worst-fit: o maior segmento é alocado e a busca por toda a lista se faz necessária, a menos que exista uma ordenação por tamanho.

  • C.

    Best-fit: o primeiro segmento livre com tamanho suficiente para alocar o arquivo é selecionado. A busca na lista é sequencial, sendo interrompida tão logo se encontre um segmento adequado.

    Worst-fit: seleciona o menor segmento livre disponível com tamanho suficiente para armazenar o arquivo. A busca em toda a lista se faz necessária para a seleção do segmento, a não ser que a lista esteja ordenada por tamanho.

    Fist-fit: o maior segmento é alocado e a busca por toda a lista se faz necessária, a menos que exista uma ordenação por tamanho.

  • D.

    Worst-fit: o primeiro segmento livre com tamanho suficiente para alocar o arquivo é selecionado. A busca na lista é sequencial, sendo interrompida tão logo se encontre um segmento adequado.

    First-fit: seleciona o menor segmento livre disponível com tamanho suficiente para armazenar o arquivo. A busca em toda a lista se faz necessária para a seleção do segmento, a não ser que a lista esteja ordenada por tamanho.

    Best-fit: o maior segmento é alocado e a busca por toda a lista se faz necessária, a menos que exista uma ordenação por tamanho.

Um servidor possui um arranjo RAID 5 formado por 5 discos de 1TB. Qual o espaço em disco disponível, em TB, para o sistema operacional?

  • A. 1
  • B. 2,5
  • C. 4
  • D. 5
  • E. 7,5
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...