Lista completa de Questões de Ciência da Computação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em Arquitetura de Software, um estilo de arquitetura é a descrição de tipos de componentes, dos padrões que guiam a interação entre eles e de suas restrições. Nesse sentido, considere:
Ele oferece decomposição controlada das tarefas em subtarefas cooperativas. Antes de projetar um sistema, coleta-se os requisitos, transformando-os em especificações, considerando-se que os requisitos estão bem definidos e estáveis. Inclui os padrões Camada (Layers), Canos e Filtros (Pipes and Filters) e Blackboard.
Trata-se do estilo de arquitetura:
From mud to structure.
sistemas distribuídos.
sistemas interativos.
sistemas adaptáveis.
time-sharing.
Em relação à arquitetura cliente/servidor, identifique a afirmação incorreta.
Há uma separação das aplicações entre servidores (aplicações que disponibilizam algum serviço) e clientes (aplicações que usam esses serviços) num ambiente distribuído.
Um dos seus atrativos é o aumento da confiabilidade e a redução de custos uma vez que máquinas mais simples podem executar os serviços isoladamente sem a necessidade de uma grande máquina fazendo todos os serviços.
As aplicações são programas executados em máquinas distintas que trocam informação através de uma rede de computadores. A aplicação cliente deve conhecer quem fornece o serviço e qual o protocolo pré-estabelecido para realizar a solicitação.
Arquiteturas cliente/servidor genéricas são, às vezes, chamadas de arquiteturas de duas camadas (two-tiers).
As arquiteturas em foco estão sendo substituídas pelas arquiteturas multicamadas (Multitiers) modernas.
Com relação à gestão de tecnologia da informação (TI) do ITIL, Versão 2, julgue os itens seguintes.
O atributo denominado situação no banco de dados do gerenciamento da configuração (BDGC) ajuda a verificar quais itens de configuração estão em manutenção em um determinado momento.
A forma em JavaScript de comunicação com o usuário por meio de uma mensagem com o formato:
receptor = prompt ("minha mensagem","meu texto")
indica que o label da caixa de input é representado por
minha mensagem.
meu texto.
minha mensagem: meu texto.
receptor.
prompt.
Acerca dos conceitos de software básico, julgue os itens que se seguem.
A JVM (java virtual machine) é exemplo de tradutor.

Com base no trecho de código apresentado acima, julgue os itens seguintes.
O código utiliza funções da biblioteca da linguagem C padrão, como putchar e getchar.
Ciência da Computação - Normalização - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação a técnicas de normalização, julgue os itens que se seguem.
Em uma relação na primeira forma normal, o domínio de um atributo inclui apenas valores atômicos, e o valor de qualquer atributo em uma tupla tem um único valor no domínio do atributo.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Em relação à representação da informação e aos sistemas de numeração, assinale a opção correta.
O X.500 é um serviço de diretório universal de forma hierárquica, capaz de suportar grandes quantidades de informação e com enorme capacidade de procura de informação e que tem por objetivo definir a ligação entre serviços de diretórios locais para formar um diretório global distribuído. Esse serviço especifica que a comunicação entre o cliente e o servidor do diretório usa o LDAP (Lightweight Directory Access Protocol), executado sobre a pilha de protocolos TCP/IP. O LDAP, por sua vez, é composto por vários modelos, sendo um dos mais importantes o de segurança. Esse modelo utiliza:
- um protocolo que criptografa a comunicação entre cliente e servidor, para garantir a segurança das informações que são trocadas na rede;
- um método de negociação seguro de autenticação entre cliente e servidor, com o objetivo de provar ao serviço que um cliente é válido.
Esses métodos são conhecidos, respectivamente, por:
SSL Secure Sockets Layer e TLS Transport Layer Security.
TLS Transport Layer Security e SASL Simple Authentication and Security Layer.
RADIUS Remote Authentication Dial-In User Service e SSL Secure Sockets Layer.
SASL Simple Authentication and Security Layer e PAM Pluggable Authentication Modules.
PAM Pluggable Authentication Modules e RADIUS Remote Authentication Dial-In User Service.
Constitui-se de uma abstração onde, dentro de um único computador hospedeiro, o universo gerado a partir de cada linguagem define uma máquina hipotética capaz de reconhecer e executar diretamente as instruções daquela linguagem.
A frase acima é uma possível definição para
máquina de estados.
máquina virtual.
memória virtual.
broadband.
broadcast.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...