Questões de Ciência da Computação

Lista completa de Questões de Ciência da Computação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A figura acima apresenta um modelo de arquitetura de TI em camadas, numeradas de #1 a #10, em que os elementos preferenciais na recomendação de arquitetura estão indicados no lado esquerdo da imagem. Julgue os itens que se seguem acerca das informações apresentadas e dos conceitos de arquitetura e tecnologias de sistemas de informação.

A arquitetura proposta fomenta o uso de J2EE em detrimento de soluções de ERP.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a redes de computadores, transmissão de informação, meios de transmissão, julgue os itens a seguir.

A largura de banda de um canal de comunicação é a diferença entre a maior e a menor freqüência que pode ser utilizada por esse canal. Essa limitação pode ser física, devido ao tipo de meio físico utilizado, ou imposta por meio de filtros.

  • C. Certo
  • E. Errado

A infra-estrutura de tecnologia da informação e comunicação de determinada organização pública federal é formada por um parque de hosts e estações de trabalho que usam sistemas operacionais Windows XP e Linux (diversas distribuições) e que adotam tecnologias, protocolos e serviços diversos. Visando diagnosticar possíveis falhas e visando à melhoria desse ambiente, essa organização contratou dois grupos de especialistas em análise de redes e sistemas computacionais, que trabalharam, ora de forma isolada, ora de forma integrada, com o objetivo de analisar e detectar fenômenos dentro dessa infra-estrutura.

Nos itens de 121 a 127, são apresentadas informações adicionais à situação hipotética acima, seguidas de uma assertiva a ser julgada.

Ao averiguar o comportamento da rede TCP/IP dessa organização, um analista constatou que um dos protocolos de sistema de arquivos distribuídos empregado nessa rede usa External Data Representation (XDR) e Remote Procedure Call (RPC). Analisando detalhadamente o funcionamento dos processos servidores de arquivos que implementam esse protocolo, o analista constatou, ainda, que informações sobre o estado dos arquivos abertos são mantidas pelo servidor. Nessa situação, em razão dessas características, o analista pode afirmar corretamente que o protocolo empregado é o Network File System (NFS) e que esse protocolo é implementado na camada de transporte.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um sistema operacional pode ser visto como um conjunto de programas que servem de interface entre o usuário e o hardware. Embora essa seja uma definição simplista, o sistema operacional trata do gerenciamento do hardware em questão, abordando desde o gerenciamento de discos, memória, processador, periféricos, entre outros, de forma a orquestrar todos esses elementos, com o objetivo de obter o melhor desempenho possível. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens, no que se refere a sistemas operacionais, conceitos, facilidades, interoperabilidade e sistemas distribuídos.

Um semáforo pode ser visto como uma variável booleana. Além disso, as operações em semáforos são consideradas operações atômicas, uma vez que verificar o valor do semáforo e alterá-lo deve ser feito em uma única operação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na figura acima, julgue os itens subseqüentes.

 

As conexões em estado TIME_WAIT indicam que o cliente reconhece a conexão como ainda ativa e em uso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à qualidade de banco de dados de biodiversidade, julgue os próximos itens.

Segundo Dalcin, a qualidade da informação pode ser classificada em inerente e pragmática. Enquanto a qualidade inerente mede o grau de satisfação do usuário, a pragmática mede a acurácia que o dado reflete o mundo real.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os SGBD relacionais NÃO possuem uma categoria de restrição denominada integridade

  • A.

    de chave.

  • B.

    de domínio.

  • C.

    relacional.

  • D.

    referencial.

  • E.

    de vazio.

Com relação a metodologias de planejamento, análise, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D), inclusive de tecnologia da informação (TI), empregados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), julgue os itens a seguir.

O ministério adota a metodologia do PMI (Project Management International) para elaboração dos seus projetos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A governança de tecnologia da informação (TI) é um conjunto de estruturas e processos que visa garantir que a TI suporte e maximize adequadamente os objetivos e estratégias de negócio da organização, adicionando valores aos serviços entregues, balanceando os riscos e obtendo o retorno sobre os investimentos em TI. Diversas metodologias e ferramentas vêm sendo propostas para prover governança dos processos de TI, suas infra-estruturas e recursos, tais como CMMI, ITIL e COBIT. Acerca dessas metodologias, julgue os itens a seguir.

ITIL é, essencialmente, um guia de melhores práticas de governança de TI.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o trecho de código acima apresentado, julgue os itens a seguir.

O código apresentado cria um applet com dois botões.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...