Lista completa de Questões de Ciência da Computação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre o Diagrama de Caso de Uso da UML, é correto afirmar que:
casos de uso são mais utilizados no levantamento de requisitos não funcionais do que no levantamento de requisitos funcionais.
são elementos obrigatórios de um caso de uso: Ator, Objetivo, Classe, Fronteira do Sistema, Fluxo principal, Fluxo Alternativo, Pré-condição e Pós-condição.
um ator pode ser um subsistema do sistema principal.
casos de uso podem definir relações de inclusão (includes), exclusão (excludes), extensão (extends) e generalização com outros casos de uso.
atores são agentes externos que correspondem a um papel (role) que um ser humano, um processo, um outro sistema ou um dispositivo de hardware desempenha ao interagir com a aplicação.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
Embora os diagramas de seqüência e de colaboração na notação UML sejam semanticamente equivalentes, sabe-se que eles não explicitam visualmente a mesma informação. Analisando as sentenças afirmativas abaixo, que tratam das diferenças apresentadas entre esses dois diagramas, identifique com V a(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s):
( ) Um diagrama de colaboração enfatiza a organização dos objetos que participam de uma interação, enquanto um diagrama de seqüência enfatiza o ordenamento temporal das mensagens trocadas entre os objetos em uma interação.
( ) Um diagrama de colaboração representa diretamente o período de tempo de existência de um objeto transiente através da linha de vida (lifeline) desse objeto, enquanto um diagrama de seqüência não mostra explicitamente a linha de vida correspondente ao período de tempo de existência de um objeto transiente, embora mostre as mensagens para criação e destruição do mesmo.
( ) Um diagrama de colaboração capta visualmente o fluxo de controle entre os objetos de uma interação ao longo do tempo, enquanto um diagrama de seqüência capta visualmente o fluxo de controle no contexto da organização estrutural dos objetos de uma interação.
( ) Um diagrama de colaboração usa um número de seqüência prefixado às mensagens para indicar a ordem no tempo do envio de mensagens entre os objetos de uma interação, enquanto um diagrama de seqüência usa o eixo y (de cima para baixo) para indicar a ordem temporal do envio de mensagens entre os objetos, que ficam dispostos ao longo do eixo x (da esquerda para a direita).
( ) Um diagrama de colaboração mostra explicitamente as ligações (links) entre os objetos de uma interação, enquanto um diagrama de seqüência permite mostrar explicitamente o retorno de uma mensagem enviada a um objeto. A seqüência correta é:
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2007
Assinale a alternativa que lista as fases do Rational Unified Process (RUP) na ordem correta.
Ciência da Computação - Gerência de memória - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Um sistema operacional é formado por um conjunto de programas e rotinas que possibilitam criar uma camada de abstração entre o usuário e o hardware propriamente dito. O sistema operacional é responsável por controlar todos os recursos do computador (dispositivos físicos e funções de software). Acerca das características dos sistemas operacionais, julgue os seguintes itens.
Um método simples de alocação de memória é o de dividir a memória em partições de tamanho fixos, onde os processos são alocados. Esse método é bastante utilizado por resolver o problema de fragmentação externa.
Considerando que o script apresentado acima, escrito na linguagem JavaScript, seja válido e funcional, julgue os itens seguintes.
A plena execução desse script por um browser HTML inserirá no documento renderizado as palavras Domingo e Janeiro, nessa ordem.
Na ASP, considerando os diversos tipos de objetos e componentes, NÃO é correto afirmar que
um componente só pode ser utilizado após ser instalado e registrado no sistema.
o elemento < OBJECT > cria uma instância do objeto imediatamente
existem duas maneiras de criar uma instância de um componente.
os objetos e os componentes são criados e instanciados da mesma forma.
uma instância é uma cópia de execução de um objeto.
Segundo o PMBOK, a Gerência do Tempo contempla a(o):
Sobre os componentes de uma rede MPLS, é correto afirmar:
O FEC (Forwarding Equivalency Class) caracteriza um grupo de pacotes de nível 3 que são tratados da mesma maneira; todos os pacotes seguem o mesmo caminho e tem a mesma prioridade.
Os rótulos (label) MPLS estão sempre localizados na mesma posição do pacote, independente da tecnologia utilizada para o transporte dos dados, ou seja, se a tecnologia contempla um campo para rótulo, o rótulo MPLS é encapsulado no cabeçalho nativo do protocolo.
Um LSR (Label Switched Router) é um nó MPLS que tem a capacidade de encaminhar pacotes com o nível 2 nativo, sendo um dos tipos do LSR o nó LSR de encapsulamento, cuja função é encapsular uma rede MPLS em um nó que não implementa esta funcionalidade.
O NHLFE (Next Hop Forwarding Entry) é utilizado pelo nó MPLS para encaminhar pacotes, desde que exista um único NHLFE para cada FEC que flui através do nó.
O LSR vincula um rótulo a um FEC somente se for o nó de saída para o FEC na rede MPLS ou se ainda não recebeu uma vinculação para aquele FEC do próximo nó.
O núcleo de um sistema operacional Unix NÃO executa a tarefa de
aceitar os comandos digitados pelos usuários.
controlar o acesso de usuários ao sistema.
gerenciar a execução de programas.
gerenciar o sistema de arquivos.
executar o Shell do sistema.
Internet Explorer é um
protocolo de comunicação HTTP para interação dos usuários com a Internet.
programa de correio eletrônico da Internet.
programa que habilita seus usuários a interagirem com documentos hospedados em um servidor WEB.
protocolo de comunicação HTML para interação dos usuários com a Internet.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...