Lista completa de Questões de Ciência da Computação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os testes de software podem ser aplicados no ciclo de desenvolvimento de software através de vários níveis que vão desde o mais elementar até o mais geral. Na etapa de planejamento de testes, inicialmente, a partir do documento de requisitos, é planejado o teste de
A herança é uma das características mais poderosas e importantes da orientação a objetos, pois permite o reaproveitamento de atributos e métodos. Em aplicações que utilizam herança,
Os padrões de projeto tornam mais fácil reutilizar projetos e arquiteturas bem sucedidas. Atualmente existem diversos padrões de projetos conforme abaixo:
I. Fornece uma interface para a criação de famílias de objetos relacionados ou dependentes sem especificar suas classes concretas.
II. Converte a interface de uma classe em outra interface esperada pelos clientes permitindo que certas classes trabalhem em conjunto, pois de outra forma, seria impossível por causa de suas interfaces incompatíveis.
III. Fornece uma maneira de acessar sequencialmente os elementos de uma agregação de objetos sem expor sua representação subjacente.
Os padrões de projeto apresentados em I, II e III são, respectivamente,
O processo de medição funcional de um software utilizando pontos de função possui uma série de etapas, dentre elas, a de medir as funções de transação. Estas funções representam a funcionalidade fornecida ao usuário para atender às suas necessidades de processamento de dados pela aplicação. São classificadas em entradas externas, saídas externas ou consultas externas. Constitui exemplo de entrada externa:
Métricas de software orientadas a função utilizam uma medida indireta da funcionalidade entregue pela aplicação como valor de normalização. Pontos por função utilizam cinco características do domínio da informação para seu cálculo, sendo elas:
No âmbito da Teoria dos Jogos, considere a tabela a seguir, que apresenta, entre parênteses e respectivamente, os ganhos de cada um dos dois jogadores J1 e J2, de acordo com a combinação das respectivas estratégias [A1, B1, C1] e [A2, B2, C2].
O par de estratégias escolhidas respectivamente pelos jogadores J1 e J2, que está em Equilíbrio de Nash, é:
Glaucia identificou problemas em um projeto de software cuja correção demandaria muitas alterações. Em vez de fazer essas alterações, a Gerente de Projeto de Software, Glaucia, decidiu elaborar um plano de contingência como resposta ao risco aplicando a estratégia:
Para gerenciar tempo, Geraldo definiu e sequenciou as atividades do seu projeto de software. Para representá-las graficamente, Geraldo precisa de um método que use apenas relacionamentos de Término para Início entre as atividades, e que represente atividades fantasmas, também conhecidas por dummy. Para atender sua necessidade, Geraldo deve utilizar um:
Gráfico de Barras ou Gantt
Diagrama de Precedência ou Atividade no Nó
Diagrama de Setas ou Atividade na Seta
GERT (Graphical Evaluation and Review Technique)
Gráfico de Marcos
Ao ser contratado para trabalhar no Tribunal de Justiça, Rubens se deparou com diversos sistemas legados formados por módulos alterados, acrescentados e excluídos. Para fundamentar o planejamento das atividades de manutenção dos sistemas, Rubens decidiu utilizar um índice calculado com a aplicação da seguinte fórmula:
Para indicar a estabilidade dos produtos de software do tribunal, Rubens utilizou o índice de:
O manifesto ágil tem por princípio que:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...