Lista completa de Questões de Ciência da Computação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere as seguintes afirmativas.
I. Modelo de software em papel ou baseado em PC que retrata a interação homem-máquina de uma forma que capacita o usuário a entender quanta interação ocorrerá.
II. Modelo de trabalho que implementa algum subconjunto da função exigida do software desejado.
III. Um programa existente que executa parte ou toda a função desejada, mas que tem outras características que serão melhoradas em um novo esforço de desenvolvimento.
São corretamente aplicáveis ao processo de prototipação o que consta em
I e III, apenas.
II, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
I, II, e III.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Quanto à prototipação de software, é correto afirmar:
I. A prototipação do software pode apoiar as atividades dos processos de engenharia de requisitos, tais como o levantamento de requisitos e a validação desses requisitos.
II. Além de prover melhorias na especificação de um software, um protótipo também pode ser usado para treinar os usuários antes do sistema final ser entregue.
III. Como modelos de prototipação, a prototipação incremental ou descartável é adequada para a validação de requisitos em grandes sistemas, pois fornece um protótipo como um sistema funcional que evolui até o sistema final.
IV. A prototipação evolucionária é utilizada para que os requisitos funcionais sejam melhor entendidos, discutidos e avaliados pelo usuário final, sendo que, após essa avaliação, o protótipo é descartado dando lugar ao sistema final.
O correto está somente em:
I, III e IV.
I e III.
II e III.
I e II.
Ciência da Computação - Redes de computadores - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
No que se refere a arquitetura e protocolos para redes de transmissão de dados, julgue os itens seguintes.
O protocolo HTTP, definido nas RFCs 1945 e 2616, não permite a utilização de conexões persistentes.
Na arquitetura de segurança do Windows 2003 Server, é possível utilizar os recursos do Active Directory para segmentar a gestão de servidores, clusters de usuários e grupos de segurança através da criação de Objetos de Diretivas de Grupo (GPO's) e sua delegação a grupos administrativos para uma gestão descentralizada. Estas GPO's podem ser definidas nos níveis de
segurança local, site, domínio, unidade organizacional pai, unidade organizacional filha.
servidor local, servidor pai, servidor distribuído, servidor de comunicação, servidor de domínio.
computador local, servidor de aplicações, servidor de banco de dados, servidor web.
segurança local, cluster, workgroup, domínio, site.
segurança imediata, segurança tardia, segurança distribuída, segurança total.
Ciência da Computação - Arquitetura de Computadores - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A figura acima apresenta um diagrama da arquitetura de um sistema operacional, embasado no Linux, de tempo real. Elementos específicos da arquitetura são numerados de #1 a #11.
Ainda considerando as informações do texto, julgue os itens que se seguem.
I O fluxo de interrupções de hardware ocorre com maior intensidade na direção do elemento #10 para o #2.
II O modelo de interface gráfica x11 possui o mesmo conjunto de controles de GUI que a API Win32.
III Os elementos #7 e #8 são gerenciados com maior intensidade por políticas de escalonamento preemptivo, em detrimento de políticas de escalonamento não-preemptivo.
IV A portabilidade do elemento #6 deve-se mais à sua dependência do elemento #3 que à do elemento #5.
A quantidade de itens certos é igual a
Ciência da Computação - Arquitetura de redes - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca do serviço DHCP, em uma rede local, julgue os seguintes itens.
O gateway padrão ou endereço IP de um roteador não pode ser enviado porque a comunicação entre um roteador e uma estação deve ser sempre ponto-multiponto.
Ciência da Computação - Banco de Dados - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Durante o desenvolvimento de uma aplicação de gerenciamento de projetos, o cliente definiu como requisitos de modelagem as seguintes regras: um empregado deve estar obrigatoriamente alocado a um único departamento; um projeto pode ser executado por vários empregados de vários departamentos; e um projeto deve ser gerenciado por um único empregado, cujo departamento ao qual este está alocado é denominado de departamento apoiador do projeto. Em resposta a essa demanda, desenvolveu-se, em caráter preliminar, um modelo de dados no script em SQL, apresentado a seguir, com as linhas numeradas de 1 a 32. O script não possui erros de sintaxe quanto à versão de SQL adotada pelo SGBD específico (PostgreSQL) e pode ser executado seqüencialmente com sucesso.
A partir das informações acima, julgue os itens a seguir, acerca dos comandos apresentados no script e dos conceitos de linguagens de manipulação de dados (DMLs) e desenho de bancos de dados.
O desempenho na execução do comando entre as linhas 30 e 32 depende, em maior escala, da execução do comando da linha 17 que da execução do comando na linha 14.
Modelos estocásticos podem ser usados para determinar a confiabilidade de software. Para o uso de tais modelos existem sugestões de um conjunto de critérios para comparação e avaliação, sendo um dos critérios a
quantidade das alterações que tabula, em um intervalo de tempo, o número de modificações feitas no software.
validade previsiva que é a capacidade que o modelo tem de prever um comportamento falho no futuro, tendo como base dados coletados nas fases operacionais e de teste.
cleanroom ou processo sala limpa que é a medida baseada em defeitos/KLOC, onde KLOC significa milhares de linhas de código.
qualidade das pressuposições que é a plausibilidade feita em base matemática sobre dados gerados prontamente e aplicáveis a esforços pragmáticos de desenvolvimento de software.
medida de complexidade de software que se baseia na complexidade ciclomática de um gráfico de programa para um módulo.
Ciência da Computação - Redes de computadores - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considere que um projeto de TI a ser realizado por uma empresa, com início e término bem determinados, objetive a correção de problemas relativos a TI. Acerca de projetos de TI, como o referido, e do gerenciamento desses projetos, julgue os itens seguintes, tendo como referência inicial o estabelecido pelo PMBoK.
Considerando que estejam envolvidas 40 pessoas na primeira fase do projeto e 25, na segunda, a diferença no número de canais de comunicação entre as duas fases é de 455.
O texto, a seguir, contém lacunas que devem ser preenchidas.
Padrões de projeto são descrições de classes e objetos que são customizados para solucionar um problema de projeto geral em um contexto particular. O padrão ________________ define uma interface para criação de um objeto, mas deixa para subclasses decidirem de qual classe esse objeto será instância. O padrão ________________ provê um meio para acessar seqüencialmente os elementos de um objeto agregado, sem expor sua representação subjacente. O padrão ________________ converte a interface de uma classe em uma outra interface que é esperada pelos clientes, permitindo que classes antes incompatíveis possam trabalhar umas com as outras.
As lacunas são preenchidas, correta e respectivamente, por:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...