Lista completa de Questões de Ciência da Computação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Suponha que um índice secundário de um arquivo com 30.000 registros de dados com um tamanho fixo de 100 bytes esteja armazenado em um disco que use um bloco de 1.024 bytes. Se o campo chave do índice e o ponteiro para o bloco de dados sejam de 9 e 6 bytes, respectivamente, qual a quantidade de blocos necessária para armazenar o índice?
44
68
200
442
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A utilização de metodologias consolidadas para representação de conceitos é considerada uma boa prática de programação. O uso da metodologia UML é um exemplo dessa boa prática. Considerando-se os conceitos de UML, julgue os itens seguintes.
Um diagrama de estado é uma representação pró-ativa dos estados e eventos de um sistema, ou seja, representa a previsão do estado interno do sistema em resposta aos possíveis eventos futuros que poderão ocorrer no sistema.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A figura I acima, adaptada de java.sun.com, apresenta um diagrama da arquitetura J2EE 1.4. Os principais elementos que compõem a arquitetura são numerados de #1 a #5.
Uma organização executa projetos de desenvolvimento de aplicativos de software embasados na arquitetura J2EE, com padrões de desenho, framework MVC, interoperabilidade XML e bancos de dados relacionais. Além disso, ela adota um processo de desenvolvimento de software baseado no RUP/UML e realiza estimativas de projeto por meio de análise de pontos de função.
A propósito das informações apresentadas acima, e considerando a figura I, bem como os conceitos pertinentes à engenharia de software, julgue os itens a seguir.
Plotando-se um gráfico da produtividade da referida organização durante o desenvolvimento de várias aplicações, que relacione o número de homens-hora de projeto para implementar cada aplicação e o número de pontos de função dessa aplicação, obtém-se uma curva aproximadamente linear.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
No que se refere a Processo Unificado, julgue os itens subseqüentes.
Na fase de construção, são implementados os casos de uso que tenham impacto sobre a arquitetura; na fase de transição, os casos sem impacto sobre a arquitetura, mas que descrevam funcionalidades que deverão estar presentes na versão que está sendo desenvolvida
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A figura acima, adaptada de lua.weblog.com.pt, apresenta uma seqüência de quadros ilustrativos de percepções satíricas, mas comumente aceitas, acerca das dificuldades no desenvolvimento de software. Com relação a essas informações, julgue os itens a seguir quanto a conceitos de metodologia e desenvolvimento de software.
O quadro #3 está mais bem associado à concepção de uma arquitetura de software que ao uso de um processo unificado.
Para um gerenciamento de projeto de informática bem sucedido, a ordem de execução das atividades deve ser
Para responder as questões de números 28 e 29 considere o diagrama abaixo.
Supondo que as 3 camadas verticais do diagrama sejam aplicadas a um modelo MVC e que X represente a camada de apresentação e Z a camada de negócios, é correto afirmar que X, Y e Z correspondem, respectivamente, a
Controlador, Visão e Modelo.
Controlador, Modelo e Visão.
Modelo, Visão e Controlador.
Visão, Modelo e Controlador.
Visão, Controlador e Modelo.
Considerando os princípios de linguagens de programação, os conceitos de linguagens estruturadas, os aspectos gerais das linguagens de programação C, C++, Java, Natural, Cobol, Delphi, os conceitos gerais sobre montadores, ligadores, compiladores, interpretadores e estruturas de dados, julgue os itens subseqüentes.
A linguagem C não permite a chamada de uma função por valor, mas, apenas, por referência.
Qual o serviço do SQL Server 2000 responsável pela importação de dados de bancos de dados de outros fabricantes?
No que se refere a linguagens de programação com orientação a objetos, julgue os itens a seguir.
Se uma classe criada por meio de herança tiver uma única classe-pai, o processo chama-se herança simples. Se tiver mais de uma classe-pai, o processo chama-se herança múltipla. Uma classe derivada pode acrescentar variáveis e métodos, possibilitando que certas operações sejam fornecidas apenas aos objetos da classe derivada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...