Lista completa de Questões de Ciência da Computação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Linux ou Unix - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Quanto ao sistema operacional Linux, julgue os itens seguintes.
O diretório é utilizado para armazenar arquivos temporários, que são eliminados quando o sistema operacional é reinicializado.
Com relação a conceitos sobre sistemas distribuídos, assinale a opção correta.
Em um sistema distribuído, os usuários podem acessar recursos em outras máquinas, mas um sistema operacional distribuído não tem como tornar a distribuição dos recursos transparente aos usuários.
Um sistema distribuído tem que ser tolerante a falhas. Para ser considerado tolerante a falhas, tem que continuar a funcionar, sem degradação do desempenho ou das funcionalidades, após as falhas.
Um sistema de arquivos distribuídos pode ser implementado sem manter informações de estado. Nesse caso, as operações são tratadas individualmente e não como partes de uma sessão.
Um sistema distribuído pode suportar a migração de processos. A migração de processos não pode, entretanto, ocorrer sob controle de um sistema operacional, tem que ser controlada por aplicações.
Sobre as tecnologias Internet são feitas duas afirmativas. I – Um parser XML pode utilizar um _________ para validar um documento XML. _______ , por sua vez, é uma interface baseada em eventos que pode ser utilizada para escrever aplicações para ler dados contidos em um documento XML. II – Arquivos ________ podem ser utilizados para transformar arquivos XML em HTML. Para que as afirmativas acima sejam verdadeiras, as lacunas devem ser preenchidas, respectivamente, com:
DTD, SAX e XSL.
DTD, XSL e SAX.
SAX, IDL e ORB.
SAX, XSL e ORB.
ORB, IDL e DTD
Ciência da Computação - Relacionamentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
De acordo com Avi Silberschatz, um importante objetivo da modelagem conceitual em bancos de dados é o de representar a semântica da informação, independentemente de considerações de implementação e eficiência. O modelo entidade-relacionamento (ER) é uma notação para modelagem conceitual de bancos de dados cujas principais características são: utilização de poucos conceitos, boa representação gráfica e facilidade de compreensão. Acerca do projeto conceitual de banco de dados e do modelo ER, julgue os itens subseqüentes. No mapeamento de um conjunto binário de relacionamentos, do tipo muitos-para-muitos, para o modelo relacional, a chave primária da relação correspondente pode ser a chave primária de qualquer uma das duas entidades.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da orientação a objetos, julgue os seguintes itens. Uma classe pode implementar uma interface. Se uma classe implementa uma interface, os métodos públicos da classe somente podem ser aqueles especificados na interface que a classe implementa.
Ciência da Computação - Arquitetura de Computadores - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Leia as afirmativas abaixo e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Um processador CISC reconhece centenas de instruções complexas, por isso é mais rápido que um processador RISC.
( ) Um processador RISC reconhece um conjunto limitado de instruções. As instruções não contempladas são executadas como combinações das existentes.
( ) A memória do tipo SRAM é extremamente rápida e, embora volátil, só perde seu conteúdo se a máquina for desligada, não exigindo que a CPU renove seu conteúdo continuamente.
( ) Uma célula de memória é a menor unidade endereçável no computador. O termo palavra é usado para designar a quantidade de bits que pode ser armazenada em cada célula. Então, em uma máquina de 16 bits, cada célula da memória principal armazena 2 bytes.
( ) Em uma máquina pipeline, a execução de uma instrução é dividida em diferentes estágios de modo que cada um deles seja manipulado por partes de hardware específicas.
A seqüência correta, de cima para baixo, é:
O CMM - Capability Maturity Model é
Ciência da Computação - Conceitos Básicos de Segurança - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com relação à segurança de redes de computadores, julgue os itens seguintes.
Aplicativos que provêem serviços externos, como extranets e comércio eletrônico, normalmente têm arquitetura que inclui uma aplicação web, um módulo com a lógica da aplicação e bancos de dados ou repositórios com as informações internas. Todos estes componentes integram o perímetro e devem ser protegidos devidamente.
A herança, na notação UML, é mostrada no sentido:
ascendente, ou seja, da classe que herda atributos e operações para as classes superiores.
descendente, ou seja, da classe que herda atributos e operações para as classes inferiores.
à direita, ou seja, da classe que herda atributos e operações para as classes a sua direita.
à esquerda, ou seja, da classe que herda atributos e operações para as classes a sua esquerda.
Analise as seguintes afirmações relacionadas às atividades de Teste de Software na Engenharia de Software.
I. A Verificação refere-se a um conjunto de atividades que garante que o software implemente corretamente uma função específica.
II. Os métodos de Engenharia de Software proporcionam a base a partir da qual a qualidade é construída. Se a qualidade não estiver presente antes de se testar um produto de software, ela não estará presente após a realização dos testes.
III. A Verificação refere-se a um conjunto de atividades que garante que o software que foi construído atenda às exigências do cliente.
IV. A Verificação visa garantir a resposta positiva da pergunta: "Estamos construindo o produto certo?".
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...