Questões de Ciência da Computação

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Um software está sendo desenvolvido e algumas decisões foram tomadas quando do seu projeto. A seguir, tem-se as decisões I, II e III que deverão ser atendidas usando-se padrões de projeto (design patterns) adequados.

I Os formatos dos dados de entrada serão validados por métodos nas classes que os modelam. Por exemplo, para validar uma senha, a classe Senha terá um método apropriado. Como o software será fornecido para clientes cujos dados terão diferentes formatos, essas classes devem ser substituídas em conjunto e essas substituições não devem resultar em alterações nos códigos que instanciam essas classes.

II A arquitetura do software será composta por vários módulos e cada módulo será composto por vários objetos interligados. Em cada módulo, o código para criar os objetos e estabelecer os relacionamentos entre os mesmos não deve estar nas classes das quais esses objetos são instâncias. Em cada módulo, esse código deve estar em uma classe responsável por construir o módulo.

III Alguns dos objetos serão persistentes e complexos. Os valores dos atributos de tais objetos serão carregados do banco de dados apenas quando forem referenciados. Um usuário de um objeto persistente receberá uma referência para um objeto em memória que se fará passar pelo objeto no banco de dados. O código do objeto em memória intermediará o acesso ao objeto no banco de dados.

Considerando as informações acima, julgue o seguinte item.

A decisão I pode ser atendida usando-se o padrão de projeto Abstract Factory; a decisão II pode ser atendida usando-se o Builder; e a decisão III pode ser atendida usando-se o Proxy.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao gerenciamento da qualidade, das opções seguintes, aquela que só contém ferramentas de controle de qualidade é:

  • A.

    histograma, lista de verificação (checklist), diagrama de ishikawa e fluxograma de sistemas de processo;

  • B.

    lista de verificação (checklist), técnica delphi, diagrama de ishikawa e fluxograma de sistemas de processo;

  • C.

    técnica delphi, histograma, diagrama de ishikawa e fluxograma de sistemas de processo;

  • D.

    diagrama de ishikawa, histograma, lista de verificação (checklist) e técnica delphi;

  • E.

    fluxograma de sistemas de processo, técnica delphi, lista de verificação (checklist) e histograma.

Com relação à interface do Microsoft Internet Security and Acceleration Server 2004 (ISA) e à segurança de rede de computadores, julgue os itens a seguir.

A autenticação de usuários de e-mail provida pelo ISA Server se aplica de forma homogênea a vários servidores de e-mail disponíveis nas plataformas Windows e Linux, como exchange e sendmail.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com respeito às redes TCP/IP, julgue os itens a seguir.

O protocolo TCP é orientado a conexão e inclui mecanismos de garantia de entrega e de controle de fluxo, como janelamento, números seqüenciais, retransmissão por timeout e reconhecimento de entrega.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a figura acima, que apresenta uma lista de padrões e idiomas de desenho aplicados na construção de aplicações web em três camadas, usando a linguagem Java e a plataforma J2EE, julgue os itens a seguir, referentes a programação por eventos e desenvolvimento J2EE.

O suporte à serialização (marshalling) e deserialização (unmarshalling) é, possivelmente, mais crítico para as classes ServiceLocator e SessionFacade que para as classes ValueObject e Event.

  • C. Certo
  • E. Errado

A figura acima apresenta um modelo conceitual aplicável à melhoria de processos de software. Julgue os itens a seguir acerca das informações apresentadas, dos conceitos de análise de processos e de auditoria de sistemas de informação.

Modelos correntes de auditoria de processos de produção de software indicam que a determinação da capacidade de processos deve produzir valores em uma escala graduada formada por níveis contíguos, sendo comum o emprego de uma escala de capacidade que varie de 0 a 5.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um par de dados de entrada, com valores "0" e "0", alimentados em uma porta lógica que produza um resultado igual a "0" representa apenas as operações booleanas:

  • A.

    AND e OR.

  • B.

    AND e XOR.

  • C.

    AND e NOT.

  • D.

    AND, OR e XOR.

  • E.

    AND, OR e NOT.

Numa rede de computadores,

  • A. no contexto da Internet, existem três aspectos principais de roteamento: determinação do endereço lógico, seleção do hosts inter-redes e endereços simbólicos e numéricos.
  • B.

    um endereço IP é definido como uma identificação para um computador ou um dispositivo qualquer de uma rede TCP/IP. Esses tipos de redes roteiam mensagens baseadas no endereço IP de destino. O formato de um endereço IP é o de um endereço numérico de 64 bits escrito em 8 octetos, de 8 bits cada.

  • C. o roteador tem como função escolher a melhor rota que um determinado pacote de dados deve seguir para chegar em seu destino, sendo que, enquanto o roteador do tipo estático escolhe o menor caminho para um pacote de dados, o roteador dinâmico o faz, avaliando o tráfego (congestionamento) na rede.
  • D. o switch tem como função escolher a melhor rota que um determinado pacote de dados deve seguir para chegar em seu destino, através da seleção do menor caminho para envio de um pacote de dados.
  • E. WLAN é uma nova tecnologia de redes de computadores, com as mesmas funcionalidades das redes de computadores com fio. Por meio do uso de rádio ou infravermelho, as WLANs estabelecem a comunicação entre os computadores e dispositivos da rede, transmitindo os dados através de ondas eletromagnéticas. Várias conexões podem existir em um mesmo ambiente sem que uma interfira na outra, garantindo, desta forma, maior segurança do que as redes com fio.

A engenharia de software trabalha com diversos modelos de ciclo de vida de desenvolvimento de um software. Sobre estes modelos, é CORRETO afirmar que:

  • A.

    o modelo de ciclo de vida em cascata caracteriza-se pela implementação imediata do sistema após a definição dos primeiros requisitos.

  • B.

    o modelo de ciclo de vida em cascata trabalha com o conceito de protótipos e refinamento destes.

  • C.

    no modelo de ciclo de vida em cascata puro, o cliente só percebe o produto no final do projeto.

  • D.

    o modelo de ciclo vida em cascata trabalha com diversas versões do sistema ao longo do projeto.

  • E.

    no modelo de ciclo de vida em cascata, o sistema é desenvolvido como se fosse uma espiral por meio de diversas interações junto aos protótipos.

No que se refere aos modelos de desenvolvimento e ciclos de vida, julgue os itens que se seguem.

A vida de um software pode ser dividida em ciclos. Ao final de cada ciclo, pode-se ter um produto pronto para entrega. Cada ciclo pode ser dividido em fases voltadas para a concepção, a elaboração, a construção e a transição do software. O resultado de uma fase caracteriza-se pelos estados dos artefatos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

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