Lista completa de Questões de Ciência da Computação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A respeito de linguagens de programação orientadas a objeto e suas características, julgue os itens que se seguem.
Em um arquivo .jar, estão várias classes que podem ser executadas a partir de um único comando Java.
Analise as seguintes afirmações relacionadas a Protocolos e Redes de Computadores.
I. Os servidores DNS são consultados por aplicações, clientes do serviço DNS, que precisam converter nomes em endereços.
II. Uma rede ATM é composta por um par de nós que, sem a necessidade de conexão, não dependem do serviço de roteamento. Nesse modelo de rede, a transmissão é formada por células compostas por 5 bytes de cabeçalho mais 4 bytes que determinam o tamanho do pacote de dados que serão transmitidos, o pacote de dados e, ao fi nal, mais 5 bytes que encerram a transmissão.
III. Os roteadores não são transparentes às máquinas nas redes interligadas. Para que um datagrama seja transferido entre máquinas em redes distintas é necessário que as máquinas tenham o endereço do roteador armazenado em sua tabela de roteamento. Dessa forma, a máquina na origem envia o datagrama para o roteador que, por sua vez, envia-o para a máquina no destino ou para o próximo roteador na rota para o destino.
IV. Associada a cada informação obtida de um servidor DNS encontra-se um valor denominado TTL (Time To Live), que informa o tempo que o servidor DNS está ativo.
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
Ciência da Computação - Tipos - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Richard Stallman, líder da FSF (Free Software Foundation) e co-desenvolvedor do Linux, apresentou a seguinte afirmação sobre a nova versão da licença GPL (GNU Public License), da qual é criador:
O kernel Linux é um Software Livre de domínio público, licenciado pela GPL (GNU Public License) e o seu código-fonte deve permanecer livremente disponível. Por isso mesmo é ilegal cobrar por sua cópia, ainda que alterações tenham sido feitas no código-fonte, pois essa seria uma forma de limitar a sua distribuição.
Software Livre se refere à existência simultânea de quatro tipos de liberdade para os usuários do software: a de executar o programa para qualquer propósito; a de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades; a de redistribuir cópias; a de melhorar o programa e liberar os aperfeiçoamentos.
Todo programa que tem o seu código-fonte liberado é considerado Software Livre e deve ser distribuído livremente.
Todo Software Livre é gratuito. O conceito de "ser livre" está relacionado à manutenção da gratuidade. Se alguém faz alterações em um "Software Livre", não fica obrigado a fornecer cópias a terceiros ou disponibilizá-lo para download público. Mas, se decidir por fazê-lo, não está obrigado a pedir permissão aos seus autores.
Ciência da Computação - Vírus e anti-virus - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em ambientes corporativos, a tarefa de instalar e manter software antivírus atualizado em cada máquina é uma tarefa difícil. Nesses casos, é aconselhável a utilização de sistemas de gerenciamento de antivírus (SGA). Com relação a vírus, antivírus, software malintencionado e aos SGAs, julgue os itens a seguir.
Uma das facilidades do SGA é a possibilidade de verificar quais computadores da rede estão com o software de antivírus desatualizado ou infectado.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A figura acima apresenta um ciclo de desenvolvimento comum em engenharia de sistemas de software, no qual o encadeamento entre as fases do desenvolvimento desses sistemas é representada por setas e linhas. Acerca dos conceitos apresentados na figura, julgue os itens que se seguem.
Entre as fases que consomem o maior recurso de tempo e pessoal da organização, a fase de Manutenção deverá ser mais custosa que a fase de Implementação do Programa.Os relacionamentos entre diversas áreas de organizações e processos no âmbito dos modelos de gerenciamento de TI são apresentados na figura acima, em que se destacam as áreas identificadas por #1 a #11. Considerando essa figura, julgue os itens seguintes, acerca dos conceitos de segurança da informação, tendo como base as normas BS 7799, ISO 17799 e ISO 27001, o gerenciamento de TI fundamentado no ITIL e COBIT, as redes empresariais, com entendimento de WAN, LAN e W-LAN e ambientes corporativos alicerçados nas TICs.
O relacionamento contratual com provedores externos de serviços de TI é maior na área #7 que na área #11.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A figura acima apresenta uma visão geral do framework de processos chamado Rational Unified Process (RUP), embasado no processo de desenvolvimento de software unificado. Considerando a figura acima e a figura I, julgue os itens subseqüentes acerca dos conceitos de modelos de ciclo de vida e gerenciamento de projetos de software, especificamente relacionados ao processo unificado.
A disciplina de ambiente (environment) do RUP possui associação com os processos Quality Assurance e Improvement, tratados no modelo ISO 12207 da figura I.
Ciência da Computação - Ferramentas de Segurança - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com relação à segurança de redes de computadores, julgue os itens seguintes.
A filtragem de pacotes é uma das técnicas mais usadas para controlar o acesso de tráfego a uma rede: as informações que constam no cabeçalho dos pacotes são comparadas com padrões que determinam se o pacote pode ou não entrar ou sair da rede.
Java, como tecnologia de desenvolvimento de software, significa
Ciência da Computação - Linux ou Unix - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em relação ao ambiente de produção e às plataformas de operações de LINUX/UNIX/WIN2000 e UNISYS, julgue os itens subseqüentes. O sistema operacional Linux encontra-se disponível em várias distribuições; as mais conhecidas são: Solaris, IRIX, AIX e HP-UX.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...