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Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Texto I - itens de 86 a 120
Considere que uma organização de tecnologia da informação tenha recebido por encargo a implantação de um sistema de informações de escopo nacional que objetiva monitorar e consolidar dados, em tempo real, do volume de águas servidas (esgotos) coletado por cada uma das estações de tratamento de esgoto (ETEs) do país. O sistema foi designado MONETEs — Monitoramento de Estações de Tratamento de Esgotos.
No contexto apresentado no texto I, julgue os itens subseqüentes, acerca das características do desenvolvimento de soluções em tecnologia da informação.
São etapas típicas do ciclo de vida de um projeto de engenharia de software orientado a objeto: engenharia de requisitos; análise e desenho orientados a objetos; implementação e teste unitário; integração e testes; empacotamento, entrega e homologação de produto.
Assinale a opção que apresenta uma instrução que permite declarar uma variável em um módulo do Access 2000:
Const
Define
Dim
Struct
Var
Ciência da Computação - Arquitetura de redes - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A respeito do roteamento dinâmico, julgue os próximos itens.
O OSPF tem no seu pacote um campo de checksum, enquanto o RIP utiliza o do UDP.
Responsável pela conceituação, estruturação, organização, documentação e por tornar disponível o acervo de dados de uma instituição e os instrumentos necessários para obter informações de qualidade, com agilidade e facilidade.
Através de seus principais instrumentos consegue mapear todas as estruturas de dados, identificar sua localização e conceito, bem como garantir sua devida reutilização, integração e integridade. Tal é a função de
Gerência de escopo do projeto.
Gerência de integração do projeto.
Gerenciador de banco de dados.
Administração de dados.
Administração de banco de dados.
Durante o projeto de um programa, um analista utilizou um dos princípios fundamentais da programação estruturada que representava uma situação de repetição de instruções enquanto uma determinada condição era satisfeita (do tipo "faça enquanto", por exemplo).
Com respeito ao princípio utilizado, ele utilizou o mecanismo de
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A figura acima apresenta um possível diagrama de casos de uso que descreve algumas das relações estabelecidas entre as pessoas que participam do sistema MONETEs e o próprio sistema.
A partir das informações apresentadas, julgue os itens que se seguem.
O diagrama de casos de uso apresentado segue a notação gráfica padrão da UML (unified modeling language). Nesse diagrama, os elementos indicados pelos nomes "administrador do sistema", "responsável por ETE", "monitor de vazão" e "cidadão" são chamados atores, podendo um ator ser uma pessoa ou um sistema computacional, como é o caso do elemento chamado "monitor de vazão".
A unidade básica de transferência por meio de uma interrede TCP/IP é um
applet.
byte stuffing.
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A respeito do roteamento dinâmico, julgue os próximos itens.
O balanceamento de carga com base na alternância de múltiplas rotas a cada pacote pode melhorar o desempenho da camada de transporte, em particular no caso do TCP, uma vez que diminui a probabilidade de entrega fora de ordem.
O conjunto de valores possíveis de um atributo de dados é chamado de
entidade.
tupla.
cardinalidade.
domínio.
instância.
Observe a definição abaixo:
"Especificamente, seu propósito é definir uma construção de blocos válidos para um documento XML, bem como a estrutura do documento usando uma lista de elementos válidos. A sua declaração pode ser feita dentro de um documento XML ou num arquivo à parte".
A definição acima é correta para
Interface de Modelo de Objeto do Documento ou, originalmente, Document Object Model - DOM.
Protocolo de Transmissão de Hypertexto ou, originalmente, Hypertext Transmit Protocol - HTTP.
Definição do Tipo do Documento ou, originalmente, Document Type Definition - DTD.
Linguagem de Estilo Estendida ou, originalmente, Extensible Stylesheet Language - XSL.
Linguagem de Marcação de Hipertexto ou, originalmente, Hypertext Markup Language - HTML.
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