Questões de Ciência da Computação

Lista completa de Questões de Ciência da Computação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Existe uma grande variedade de sistemas computacionais que devem ser controlados pelos sistemas operacionais. Por essa razão, várias soluções foram desenvolvidas para resolver a questão do compartilhamento de recursos computacionais entre os usuários e as aplicações. Mesmo diante dessa heterogeneidade, alguns conceitos e soluções são aplicados de forma abrangente. A respeito dos conceitos, estruturas e mecanismos dos sistemas operacionais, julgue os itens a seguir.

Para que se possa utilizar uma funcionalidade de swapping, é necessário que haja um estado de processo suspenso no modelo de comportamento dos processos utilizado pelo sistema operacional para o controle da execução dos processos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Incrementar um contador para controlar um laço de programa é uma operação que deve ser posicionada

  • A.

    como teste de condição antes do laço.

  • B.

    como teste de condição após o laço.

  • C.

    na saída negativa do teste de fim de arquivo.

  • D.

    na saída negativa do teste do contador.

  • E.

    na saída positiva do teste de fim de arquivo.

O modelo de referência para interconexão de sistemas abertos da ISO (International Organization for Standardization) preconiza a utilização de camadas ou níveis, de forma que cada camada preste serviços à camada imediatamente superior e receba serviços da camada imediatamente inferior. Em cada camada, são definidos protocolos e unidades de dados específicos. A respeito desse modelo e de possibilidades de sua implementação, julgue os itens que se seguem.

dor é um dispositivo que atua na camada física, enquanto uma bridge pode interligar redes distintas na camada de enlace.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos a sistemas operacionais.

O controle de acesso a uma região crítica pode se realizar por meio de um semáforo, que é um tipo abstrato de dado ao qual são associadas as operações P(s) e V(s), respectivamente, para incremento e decremento da variável s.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao diagrama de classes ilustrado no texto I, julgue os itens que se seguem.

Os atributos “x” e “y”, da classe “pontonoplano”, não podem ser modificados diretamente por métodos de “poligono”.

  • C. Certo
  • E. Errado

É possível definir o IP de um microcomputador em uma plataforma Windows XP :

  • A.

    pelo item "Protocolo TCP/IP" das propriedades de uma conexão de rede

  • B.

    pelo comando "ping".

  • C.

    pela propriedade "Protocolo" em "Meus Locais na Rede".

  • D.

    pelo comando "IPRoute".

  • E.

    através da "Opções da Internet" do Painel de Controle.

Os equipamentos ativos de uma rede são caracterizados por um conjunto de especificações técnicas que estipulam as funcionalidades suportadas e a flexibilidade para posicionamento do equipamento em determinada posição da topologia/arquitetura da rede. Acerca das características técnicas dos equipamentos ativos e seu posicionamento na rede, julgue os itens que se seguem.

Roteadores que executam o protocolo OSPF são necessariamente roteadores internos a um sistema autônomo, não possuindo conexões com roteadores de outros sistemas autônomos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos conceitos de segurança em redes, e especificamente dos seus aspectos funcionais e estruturais, julgue os itens subseqüentes.

O TCP wrapper é um módulo de software para tunelamento de fluxos de informação de aplicações usuárias do protocolo TCP.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir com relação à programação de aplicações SAP.

Os programas ABAP são sempre divididos em duas partes: a parte de declaração global e a parte procedural.

  • C. Certo
  • E. Errado

A engenharia de software é o domínio do conhecimento que engloba tecnologias e processos de trabalho que visam a produção sistemática de softwares para atender a requisitos técnicos, com determinados níveis de qualidade e custo. Para tanto, a engenharia de software estuda e define metodologias, técnicas e ferramentas de apoio. Acerca das atividades de engenharia de software e dos meios para realizá-las, julgue os itens a seguir.

Tabelas de rastreabilidade (traceability) permitem a gestão de requisitos ao relacioná-los com aspectos técnicos do software e do ambiente e com elementos de gestão do projeto.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...