Lista completa de Questões de Ciência da Computação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Um dos principais processos na construção de sistemas de informação, o desenvolvimento de software exige metodologias, técnicas e ferramentas específicas para levar à produção de aplicações, bancos de dados e sistemas de comunicação que atendam às necessidades dos usuários e das organizações. No que se refere às técnicas, processos de trabalho, ferramentas e recursos humanos para a engenharia de software e o desenvolvimento de aplicações, julgue os seguintes itens.
As técnicas LOC (lines of code) e FP (function points), que são usadas para fazer estimativas de projetos de software, têm em comum a característica de partir de uma definição do escopo do software seguida de uma decomposição deste em módulos que possam ser objeto de estimativas individuais.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação a serviços da camada de aplicação da arquitetura TCP/IP, julgue os itens a seguir.
O uso do Telnet está restrito a sistemas UNIX, uma vez que, em ambientes Windows 2000, a emulação de terminal é feita por meio de interfaces gráficas (terminal services), que não são suportadas pelo Telnet.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação a conceitos de orientação a objetos, julgue os seguintes itens.
A técnica de herança permite alterar a interface oferecida por uma classe ao sistema, sem mudar a sua implementação, evitando mudanças em outras partes do código.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O texto acima apresenta os desafios e as oportunidades da engenharia de usabilidade. Acerca das características dos métodos de usabilidade, julgue os itens que se seguem, tendo o texto por referência inicial.
O método de logging, que realiza a coleta automática de dados internos sobre o uso do software em condições reais, permite encontrar funções freqüentemente usadas e pode funcionar continuamente, mas realiza uma violação da privacidade do usuário.
Ciência da Computação - Linguagem SQL - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Banco de dados relacional utiliza linguagem SQL (structured query language) para a manipulação dos dados. Com relação a SQL, julgue os itens a seguir.
Os comandos commit e rollback são responsáveis pela capacidade de gravação ou de cancelamento de uma gravação em uma base de dados.
Ciência da Computação - Modelo de Entidade-Relacionamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com base na especificação de diagrama entidade relacionamento (DER), julgue os itens subseqüentes.
Um atributo multivalorado pode ter um ou mais valores de uma dada ocorrência de uma entidade. Os atributos derivados também podem ter um ou mais valores, mas são atributos normalmente calculados a partir de atributos simples.
Ciência da Computação - Modelo de Entidade-Relacionamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com base nas propriedades das entidades, relacionamentos, atributos e restrições do modelo apresentado na figura I acima, julgue os itens a seguir.
Cada empregado (EMPLOYEE) que trabalha (WORKS_ON) em um projeto (PROJECT) deve trabalhar (WORKS_FOR) para um departamento (DEPARTMENT) que controla (CONTROLS) o projeto (PROJECT).
Em gerência de escopo de projeto, segundo os conceitos do PMBOK, os processos são:
Iniciação, Análise do Escopo, Coordenação do Escopo, Verificação do Escopo, Controle de Mudanças do Escopo.
Iniciação, Planejamento do Escopo, Restrição do Escopo, Verificação do Escopo, Implementação de Mudanças do Escopo.
Iniciação, Desdobramento do Escopo, Definição do Escopo, Verificação do Escopo, Controle de Mudanças do Escopo.
Iniciação, Planejamento do Escopo, Definição do Escopo, Verificação do Escopo, Controle de Mudanças do Escopo.
Iniciação, Planejamento do Escopo, Divisão do Escopo, Conceituação do Escopo, Controle de Mudanças do Escopo.
No que se refere a projeto de interface com usuários de computadores, julgue os itens seguintes.
São exemplos de interfaces de manipulação direta as providas por aplicações como jogos, planilhas eletrônicas e gerenciadores gráficos de arquivos, como o Windows Explorer.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Deseja-se desenvolver um sistema de informação para uma empresa que possui uma frota de navios mercantes. Tal sistema deve ser composto de um módulo capaz de acompanhar o posicionamento de cada navio em tempo real e de receber e disponibilizar dados sobre as condições operacionais de cada navio. Um sistema gerenciador de banco de dados deve armazenar e disponibilizar informações sobre a rota, carga, tripulação e condições logísticas de cada navio. Considerando essas informações, julgue os itens seguintes, acerca de desenvolvimento de aplicações e banco de dados.
No paradigma de orientação a objetos, o acesso aos atributos das classes do sistema deve ser feito exclusivamente por meio de uma interface definida por métodos específicos de cada classe.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...