Lista completa de Questões de Ciência da Computação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Determinadas condições de solicitações concorrentes a um banco de dados podem provocar nos programas envolvidos um auto-bloqueio denominado
hold.
dead-lock.
back-out.
lock.
loop.
Sabendo-se que as operações primitivas da Álgebra Relacional são seleção, projeção, produto, união e diferença, considere as seguintes afirmativas:
I. A obtenção da operação de interseção necessita de, pelo menos, duas operações primitivas distintas.
II. Qualquer operação primitiva pode ser obtida pela combinação das demais primitivas.
III. A operação de divisão não pode ser obtida a partir das operações de projeção, produto e união.
IV. A união de duas relações R1, R2 é sempre equivalente à união do produto de R1 por R2 projetada sobre os atributos de R1.
O número de afirmativas corretas é:
Para responder às questões de 30 até 33 considere as tabelas abaixo e suas respectivas instâncias:
Considere o comando SQL abaixo: SELECT * FROM TX T1, TX T2 O número de linhas apresentadas no resultado deste comando é:Considere as seguintes afirmativas na comparação entre os comandos DISPLAY e WRITE em Natural:
Em relação às afirmativas acima, pode-se afirmar que:
nenhuma delas está correta;
somente uma delas está correta;
somente duas delas estão corretas;
somente três delas estão corretas;
todas elas estão corretas.
Ciência da Computação - Modelo de Entidade-Relacionamento - Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul (IMES) - 2002
No modelo relacional de dados, quando um atributo qualquer de uma tabela é chave primária em outra tabela, dizemos que o mesmo é uma
A arquitetura OSI é formada por camadas de comunicação de dados em número de
9.
7.
5.
4.
3.
Dentre as alternativas abaixo, aquela que NÃO corresponde a uma característica do middleware de acesso a dados ODBC (Open Database Connectivity) é:
Para responder às questões de 30 até 33 considere as tabelas abaixo e suas respectivas instâncias:
Considere o comando SQL abaixo: SELECT A, COUNT(*) FROM TX, TY WHERE TX.B = TY.B GROUP BY A HAVING COUNT(*) > 1 O par de valores que aparece em alguma das linhas do resultado deste comando é:
Com as CLISTs podemos trabalhar eficientemente com o TSO/E. Podemos usar CLISTs para executar uma tarefa ou um grupo de tarefas. O seguinte trecho de CLIST aloca um arquivo já existente, cujo nome é montado através de variáveis de controle concatenadas:
Se o usuário I123456 executar esta CLIST no dia 12 de maio de 2002, o nome do arquivo alocado será:
I123456.12052002
I123456.120502
I123456.X.12052002
I123456.X12052002
I123456.X120502
Sendo A1 e A2 conjuntos de atributos de uma relação T, a notação A1 -> A2 significa que o conjunto de atributos A2 depende funcionalmente do conjunto de atributos A1. Considere o seguinte esquema relacional:
R(A, B, C, D, F) S(A, E)
Para satisfazer as dependências funcionais AB -> CD e CD -> F, a alternativa que decompõe a relação R em outras relações X e Y, de tal forma que o novo esquema esteja na 3a Forma Normal é:
X(A,B,C,D) ; Y(B,C,D)
X(A,B,C,D) ; Y(C,D,F)
X(A,C,D) ; Y(A,C,D,F)
X(A,C,D) ; Y(C,D,F)
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...