Questões de Ciência da Computação

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No Controle de Projetos de Software, o modelo COCOMO

  • A.

    permite aferir custos de até 63 projetos, simultaneamente, desde que possuam características similares em relação a seus membros.

  • B.

    é baseado em uma amostra de 63 fatores, que foram divididos em três domínios relacionados, definidos por tipo de produção.

  • C.

    é baseado em uma análise de 63 processos, que foram divididos em três diagramas sem acoplamento, definidos por tipo de função e por determinadas características dos gestores.

  • D.

    é baseado em uma análise de 63 objetos, caracterizados por pontos de controle indicativos dos requisitos de desenvolvimento previamente estabelecidos.

  • E.

    é baseado em uma amostra de 63 projetos, que foram divididos em três domínios separados, definidos por tipo de produto e por determinadas características do projeto e dos membros do grupo.

Os procedimentos-chave do esquema de correção de modelos de custos de fator único são:

  • A.

    (1) calcular a inversão de erro para cada projeto, (2) quantificar prováveis fatores não considerados, (3) correlacionar fatores de correção com fatores de previsão e (4) aplicar a correção e avaliar.

  • B.

    (1) calcular a previsão de erro para cada projeto, (2) quantificar prováveis fatores de correção, (3) correlacionar fatores de correção com erros de previsão e (4) aplicar a correção e avaliar.

  • C.

    (1) retirar os erros para cada projeto, (2) quantificar fatores de correção mais relevantes, (3) correlacionar fatores internos e externos de previsão e (4) aplicar a previsão e avaliar.

  • D.

    (1) minimizar o erro para cada previsão, (2) quantificar prováveis fatores subjetivos, (3) eliminar fatores de correção com menor erro de previsão e (4) avaliar a previsão.

  • E.

    (1) calcular a precisão de erro para cada processo, (2) avaliar prováveis fatores de correção, (3) normalizar fatores de correção com erros de precisão e (4) aplicar fator de precisão aceitável.

A forma de passagem de parâmetros na qual é feita uma cópia da variável passada, de tal forma que as alterações da cópia na função chamada não afetam o valor da variável original, é denominada chamada

  • A. por estrutura
  • B. por ponteiro
  • C. recursiva
  • D. por referência
  • E. por valor

No modelo de banco de dados relacional, os dados são representados por meio de

  • A. matrizes tridimensionais
  • B. listas
  • C. tabelas
  • D. vetores
  • E. ponteiros

A partir do texto CE-I e com base no padrão ANSI/ISO C++, julgue os itens a seguir, com relação às ferramentas de desenvolvimento orientado a objetos encontradas na linguagem C++.

A herança é uma relação entre classes de objetos que permite tanto a generalização quanto a especialização de uma classe, constituindo uma das ferramentas mais importantes encontradas nas linguagens ditas orientadas a objetos para o reúso e a extensão de componentes de software. No trecho de código apresentado no texto, pode-se verificar, na linha 14, uma relação de herança entre classes capazes de implementar a noção de template em C++.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em um banco de dados relacional, o mecanismo que fornece uma maneira de se localizar um registro rapidamente é

  • A. o índice
  • B. uma regra
  • C. uma associação padrão à coluna específica
  • D. um bloqueio pessimista
  • E. um bloqueio otimista

A partir do texto CE-I e com base no padrão ANSI/ISO C++, julgue os itens a seguir, com relação às ferramentas de desenvolvimento orientado a objetos encontradas na linguagem C++.

Nas linhas 10 e 11 do trecho de código mostrado, verifica-se a definição de dois atributos da classe . Esses atributos estabelecem relações de clientela entre a classe  e classes representadas pelas classes genéricas T e U. Devido à generalidade dos tipos T e U, somente será possível estabelecer relações de clientela definitivas no momento da declaração de uma variável do tipo da classe , como observado na linha 34.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do texto CE-I e com base no padrão ANSI/ISO C++, julgue os itens a seguir, com relação às ferramentas de desenvolvimento orientado a objetos encontradas na linguagem C++.

A definição da interface de uma classe de objetos é fundamental para o sucesso da concepção orientada a objetos na obtenção dos princípios e no respeito aos critérios de modularidade. Nessa definição, diversas primitivas de uma classe podem ser declaradas mascaradas ou escondidas do sistema no qual a classe está inserida. Isso evita que a integridade de uma classe seja violada por objetos alheios. No trecho de código apresentado, observa-se que os atributos "Elements" (•.10) e "Index" (•.11) não podem ser acessados por objetos que estabeleçam relação de clientela com a classe , somente podendo ser acessados de forma direta pelos procedimentos e pelas funções da própria classe  e de suas classes herdeiras.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do texto CE-I e com base no padrão ANSI/ISO C++, julgue os itens a seguir, com relação às ferramentas de desenvolvimento orientado a objetos encontradas na linguagem C++.

A declaração de classes virtuais puras permite o uso eficiente do polimorfismo e do enlace dinâmico de objetos dentro de um ambiente do tipo orientado a objetos. No trecho de código apresentado, a classe  é uma classe virtual pura, e o polimorfismo e o enlace dinâmico podem ser observados na linha 34. A linha 36 é também um caso particular do polimorfismo e do enlace dinâmico, em que uma superclasse é capaz de se adaptar ao código declarado somente em suas classes derivadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do texto CE-I e com base no padrão ANSI/ISO C++, julgue os itens a seguir, com relação às ferramentas de desenvolvimento orientado a objetos encontradas na linguagem C++.

A redefinição/definição, a sobrecarga de funções e a substituição de funções são mecanismos utilizados em um ambiente orientado a objetos para promover a evolução, a extensão e o reúso eficiente de componentes de software. Porém, no trecho de código mostrado, devido às relações estabelecidas entre as classes  e , não é possível encontrar nenhum uso desses mecanismos.

  • C. Certo
  • E. Errado
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