Questões de Ciência da Computação

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Assinale a opção em que é apresentado exemplo de ativo de informação, de acordo com a norma ABNT NBR ISO/IEC 27.002.

  • A. serviços de computação
  • B. reputação e imagem da organização
  • C. manuais de usuário
  • D. mídias removíveis
  • E. ferramenta de desenvolvimento de sistemas

No que diz respeito à qualidade de software (CMMI), assinale a opção correta.

  • A. Os componentes da estrutura do CMMI classificam-se nas seguintes categorias, que refletem o modo como devem ser interpretados: gerais, requeridos, esperados e informativos.
  • B. Estabelecer uma biblioteca reutilizável de componentes, incluindo-se políticas, descrições de processos, modelos de ciclo de vida, critérios e diretrizes para adaptação de processos e repositório de métricas, é objetivo da área de processo de definição do processo organizacional (OPD).
  • C. As constelações do CMMI são: CMMI para desenvolvimento (CMMI-Dev); CMMI para aquisições (CMMIAcq); CMMI para projetos (CMMI-Proj); e CMMI para serviços (CMMISvc).
  • D. A representação contínua divide-se em níveis de maturidade, e a representação por estágios, em níveis de capacidade por área de processo.
  • E. A opção pela abordagem contínua exclui a possibilidade da utilização da abordagem por estágios.

A orientação aos negócios do COBIT consiste em objetivos de negócios associados a objetivos de TI, provendo métricas e modelos de maturidade para medir a sua eficácia e identificando as responsabilidades relacionadas aos donos dos processos de negócios e de TI. Considerando essas informações, assinale a opção em que é apresentado o resultado do diagnóstico de maturidade obtido com a utilização do modelo COBIT.

  • A. estratégias, objetivos e indicadores para uma adequada gestão da TI
  • B. orientação de priorização dos processos a serem trabalhados para a evolução da maturidade na área de TI
  • C. análise e justificativa pelo não cumprimento dos objetivos de TI
  • D. comparativo do plano diretor de TI (PDTI) com o que efetivamente foi realizado na área de TI até a data de realização do diagnóstico
  • E. mapa de todas as áreas e processos de negócio da empresa no que se refere à maturidade na área de TI

De acordo com o modelo ITIL v3, o gerenciamento do portfólio de serviços da estratégia de serviço incorpora uma metodologia composta das seguintes etapas:

  • A. captação; seleção; avaliação e implementação.
  • B. levantamento; análise; seleção; oficialização.
  • C. definição; análise; aprovação; oficialização.
  • D. captação; seleção; implementação.
  • E. levantamento; seleção; oficialização.

De acordo com o modelo ITIL v3, constitui tarefa inerente ao gerenciamento da configuração

  • A. a gerência física dos itens do software.
  • B. a proteção da integridade dos ativos.
  • C. a instalação de equipamentos no lugar de trabalho.
  • D. a reunião com o conselho de controle da configuração.
  • E. a gerência do catálogo de serviços técnicos.

Consoante o PMBOK (5.ª edição), o plano do projeto deve ser desenvolvido pelo

  • A. diretor da organização.
  • B. comitê executivo.
  • C. patrocinador.
  • D. time do projeto.
  • E. gerente do projeto.

De acordo com o PMBOK (5.ª edição), o processo de análise qualitativa de risco tem por objetivo

  • A. identificar novos riscos e assegurar a execução dos planos.
  • B. analisar os riscos a partir de técnicas numéricas.
  • C. tratar os riscos que não podem ser quantificados.
  • D. priorizar o tratamento dos riscos identificados.
  • E. eliminar riscos qualitativamente.

Para a estimativa de custo das atividades individuais dos pacotes de trabalho do projeto, dentro do processo estimar custos do PMBOK (5.ª edição), utiliza-se

  • A. a estimativa top down.
  • B. a estimativa de três pontos.
  • C. a estimativa por pontos de função.
  • D. o modelo paramétrico.
  • E. a estimativa bottom up.

A análise SWOT, ou modelo de Harvard, é uma importante ferramenta de diagnóstico na elaboração da estratégia empresarial, sendo embasada, em sua forma completa, na

  • A. análise externa dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças da organização em relação a outras empresas.
  • B. observação dos pontos fortes, fracos e oportunidades da organização.
  • C. análise interna dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças da organização.
  • D. análise interna dos pontos fortes e fracos da organização e das oportunidades e ameaças do ambiente externo.
  • E. análise externa dos pontos fortes e fracos da organização em relação a outras empresas e das oportunidades e ameaças existentes no ambiente interno da organização.

A respeito de becape, assinale a opção correta.

  • A. No planejamento de uma política de becape, deve-se considerar a verificação da periodicidade e da quantidade de dados a serem armazenados.
  • B. A realização periódica de teste de restauração não é considerada uma boa prática de becape, ainda que os dados estejam armazenados em fitas.
  • C. Na medição do desempenho do becape, não se deve considerar a mídia utilizada.
  • D. Não é recomendado que se utilizem discos rígidos para armazenar becapes.
  • E. Os dispositivos ópticos são os melhores hardware disponíveis para a gravação de cópias de segurança no caso de ser necessário o armazenamento de grandes volumes de dados.
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