Questões de Ciência da Computação

Lista completa de Questões de Ciência da Computação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No tocante a norma ISO/IEC 20000, a periodicidade com que os planos de continuidade e disponibilidade de serviços devem ser desenvolvidos e revistos para garantir que os requisitos sejam cumpridos conforme acordado em todas as circunstâncias, desde a normalidade até uma grande perda de serviço, é pelo menos

  • A. anual.
  • B. mensal.
  • C. semanal.
  • D. quinzenal.
  • E. semestral.

  • A. Não é possível que duas máquinas diferentes tenham o mesmo endereço. A máquina de origem deveria ter o endereço 10.1.2.1 e a máquina destino 10.1.1.1 para que as duas pudessem se comunicar.
  • B. Para separar os endereços usados nas redes privadas daqueles utilizados para a Internet, o conjunto de endereços privados permitidos deve estar no intervalo de 172.16.0.0 a 172.31.255.255, portanto, as duas máquinas da figura que querem se comunicar não poderiam ter estes endereços.
  • C. Os endereços iguais são das redes privadas. Os roteadores que interligam as redes usam um endereço privado e um global. Os roteadores NAT estáticos substituem o endereço de origem dos pacotes que passam por eles pelo endereço NAT global, permitindo a comunicação entre as máquinas.
  • D. Para separar os endereços usados nas redes privadas daqueles utilizados para a Internet, o conjunto de endereços privados permitidos devem estar no intervalo de 172.168.0.0 a 172.168.255.255, portanto, as duas máquinas da figura que querem se comunicar não poderiam ter estes endereços.
  • E. A comunicação entre as duas máquinas somente seria possível se os roteadores estivessem conectados à Internet, estabelecendo um canal de comunicação entre os IPs reais das máquinas das redes privadas e o IP global da Internet.

Luiza trabalha como Analista de Infraestrutura no TRF da 3a Região e está diante da seguinte situação:

Existe no Tribunal uma LAN comutada, na qual 10 estações de trabalho estão agrupadas em 3 LANs que são conectadas por um switch. Quatro funcionários trabalham juntos formando o 1º grupo, três outros funcionários trabalham como um 2º grupo e três outros formam o 3o grupo. A LAN é configurada para permitir este arranjo. Mas os projetos conduzidos pelos três grupos necessitam que funcionários de um grupo sejam alocados temporariamente em outro grupo para acelerar um projeto. Isso faz com que um técnico de redes tenha que refazer a fiação cada vez que um novo arranjo na rede se faz necessário. Este problema está causando transtornos porque, em uma LAN comutada, mudanças no grupo de trabalho implicam em mudanças físicas na configuração da rede.

Luiza, então, solucionou corretamente o problema da seguinte forma:

  • A. Dividiu a LAN em diversas VLANs, com um switch usando software VLAN. Se um funcionário for transferido de um grupo para outro, sua estação pode ser transferida logicamente para outra VLAN sem necessidade de alterar a configuração física.
  • B. Criou uma única LAN com todas as 10 estações conectadas numa topologia em anel. A vantagem é que, na falha de uma estação, a rede não para de funcionar.
  • C. Dividiu a LAN em diversas VLANs, com dois switches em um backbone usando software VLAN. Se um funcionário for transferido de um grupo para outro, sua estação pode ser transferida logicamente para outra VLAN sem necessidade de alterar a configuração física, mas todas as estações têm que estar localizadas no mesmo prédio.
  • D. Criou uma única LAN com todas as 10 estações conectadas numa topologia em estrela. A vantagem é que fornece um custo de instalação menor, pois utiliza menos cabeamento. A desvantagem é que na falha de uma estação, toda a rede para de funcionar.
  • E. Dividiu a LAN em diversas VLANs, com um switch usando software VLAN padrão 802.1Q. Isso resolve o problema de transferência de funcionários usando realocação lógica, sem necessidade de alterar a configuração física. A vantagem é que, quando um funcionário de um grupo envia uma mensagem de broadcast, todos os funcionários de todos os grupos sempre recebem a mensagem.

Considere uma aplicação de telefonia a 1Mbps e uma aplicação FTP compartilhando um enlace de 1.5 Mbps. Esta aplicação está sujeita às seguintes restrições:

1. Rajadas de tráfego FTP podem congestionar o roteador e fazer com que pacotes de áudio sejam perdidos. Deseja-se dar prioridade ao áudio sobre o FTP.

2. Pode acontecer áudio enviando pacotes em uma taxa superior a 1Mbps e isso deve ser coibido.

3. Deve-se alocar uma porção da taxa de transmissão a cada fluxo de aplicação. Pode-se produzir um uso ineficiente da banda se um dos fluxos não usa toda a sua alocação e isso deve ser evitado.

4. Não deve ser aceito tráfego além da capacidade do enlace.

Para permitir que as 4 restrições acima sejam respeitadas na aplicação, as seguintes técnicas ou princípios associados à QoS devem ser:

a. Aplicar um processo de controle de admissão de chamada; assim, a aplicação declara a necessidade do seu fluxo e a rede pode bloquear a chamada se a necessidade não puder ser satisfeita.

b. Fornecer proteção (isolação) para uma classe em relação às demais. Exige mecanismos de policiamento para assegurar que as fontes aderem aos seus requisitos de banda passante. Marcação e policiamento precisam ser feitos nas bordas da rede.

c. Fazer a marcação dos pacotes para permitir ao roteador distinguir entre diferentes classes de fluxos, assim como novas regras de roteamento permitem tratar os pacotes de forma diferenciada.

d. Realizar a otimização de recursos, pois, embora se forneça isolação, é necessário usá-los da forma mais eficiente possível.

As soluções para as restrições de 1 a 4 são corretamente apresentadas em

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

O processo de transmissão de um fluxo contínuo de áudio e vídeo (streaming) em tempo real, via internet, envolve o uso de diversos protocolos. Em relação a estes protocolos, é INCORRETO afirmar:

  • A. Diferentes tipos de mídia são enviados em diferentes sessões RTP mesmo que façam parte da mesma comunicação. Em uma videoconferência, os dados de áudio e vídeo são transportados separadamente em sessões RTP.
  • B. O RTCP não reserva recursos de rede e nem garante qualidade de serviço (QoS) para tempo real. O transporte dos dados é incrementado através do RTP que monitora a entrega dos dados e provê funções mínimas de controle e identificação.
  • C. O SIP é um protocolo da camada de aplicação que estabelece, gerencia e encerra uma sessão multimídia. Pode ser usado para criar sessões entre duas partes, entre várias partes ou em multicast.
  • D. O RTCP permite a transmissão de vários tipos de pacotes para transportar uma variedade de informações, dentre elas as que permitem controlar o fluxo e a qualidade dos dados e as que possibilitam ao receptor enviar feedback para a fonte ou fontes.
  • E. O SIP utiliza endereçamento através de e-mail. O proxy SIP (servidor SIP) pode ramificar o INVITE (convite) para múltiplos endereços, envolvendo múltiplos usuários. Desta forma há uma redução e economia no tempo de estabelecimento de uma chamada.

O equipamento 1 e o equipamento 2 são:

  • A. Hubs passivos em que os diferentes pacotes das 3 redes colidem e são corretamente direcionados aos seus destinos.
  • B. Repetidores, dispositivos que operam na camada de acesso à rede, responsáveis por recompor os pacotes que chegam e encaminhá-los ao próximo nó da rede.
  • C. Bridges, equipamentos que operam tanto na camada de acesso à rede quanto na camada de internet. Verificam endereços físicos de origem e destino (MAC) contidos no frame.
  • D. Gateways, que recebem o frame, desencapsulam o pacote e o transferem para a camada seguinte, permitindo que seja direcionado ao seu destino.
  • E. Roteadores, dispositivos que direcionam pacotes com base em seus endereços (endereçamento host-host).

Prosseguindo no envio do pacote a partir do equipamento 1, considere os passos que devem ser seguidos:

[1] No novo frame o endereço físico de origem muda de 10 para 99. O endereço físico de destino muda de 20 (equipamento 1) para 33 (equipamento 2). Os endereços lógicos de origem e destino permanecem iguais.

[2] O frame chega ao computador de destino e o pacote é desencapsulado. O endereço lógico de destino P coincide com o endereço lógico do computador. Os dados são desencapsulados e entregues para a camada inferior.

[3] No equipamento 2 os endereços físicos são modificados para 95 e 66 e um novo frame é enviado para o computador de destino.

[4] No equipamento 2 os endereços lógicos são modificados para N e Z e um novo frame é enviado para o computador de destino.

[5] O frame chega ao computador de destino e o pacote é desencapsulado. O endereço lógico de destino P coincide com o endereço lógico do computador. Os dados são desencapsulados e entregues para a camada superior.

[6] O equipamento 1 desencapsula o pacote para ler o endereço lógico de destino P, cria um novo frame, encapsula o pacote e o envia ao equipamento 2.

Os passos, na devida ordem, para entrega do pacote ao computador destino são:

  • A. [6] [1] [3] [5]
  • B. [1] [6] [3] [2]
  • C. [1] [3] [4] [5]
  • D. [6] [1] [3] [4] [2]
  • E. [3] [1] [2]
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...