Questões de Ciência da Computação do ano 0000

Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A. 1, 2, 3;
  • B. 1, 3, 2;
  • C. 2, 1, 3;
  • D. 3, 2, 1;
  • E. 3, 1, 2.

Sistemas operacionais normalmente permitem que programas possam ser executados mesmo que estejam apenas parcialmente carregados na memória principal. Em sua configuração mais simples, o espaço de endereçamento de cada processo é dividido em blocos de tamanho uniforme que, quando necessários, podem ser colocados em qualquer região na memória com espaço disponível. Tais blocos são conhecidos como:

  • A. páginas;
  • B. buffers;
  • C. strings;
  • D. pool rings;
  • E. extensions.

Uma das funções essenciais realizadas em sistemas operacionais multitarefas é o processo de armazenar e recuperar o estado de uma CPU de forma que múltiplos processos possam compartilhar uma mesma CPU. Dessa forma, é possível que posteriormente o estado de um processo armazenado seja restaurado, fazendo com que ele retorne ao ponto que estava sendo executado no momento da substituição, dando continuidade ao seu processamento. Esse processo que permite a alternância entre processos utilizando uma CPU é comumente conhecido como:

  • A. cache;
  • B. indexação;
  • C. troca de contexto;
  • D. paginação;
  • E. segmentação.

Em qualquer aplicativo utilizando uma rede TCP/IP, quando se faz referência a um nome de equipamento em vez do seu endereço IP, normalmente serão geradas requisições de rede a um serviço TCP/IP para tradução do nome. Esse serviço de tradução utiliza:

  • A. TCP porta 22;
  • B. TCP porta 25;
  • C. TCP porta 443;
  • D. UDP porta 53;
  • E. UDP porta 161.

O acesso a informações armazenadas em um banco de dados através de uma rede TCP/IP pode ser um risco à segurança, pois essa arquitetura de rede não oferece por padrão um esquema de criptografia de dados que garanta seu sigilo. Uma das formas de se corrigir essa deficiência da arquitetura TCP/IP é através da implementação de criptografia na camada de transporte. Um exemplo de implementação desse tipo de protocolo é:

  • A. SHA;
  • B. SSL;
  • C. PKI;
  • D. MD5;
  • E. HASH.

  • A. (select count(*) from gol g where g.idJogo=p1.idJogo) gols1, (select count(*) from gol g where g.idJogo=p2.idJogo) gols2,
  • B. (select count(*) from gol g where g.nomePaís=p1.nomePaís and g.idJogo=p1.idJogo) gols1, (select count(*) from gol g where g.nomePaís=p2.nomePaís and g.idJogo=p2.idJogo) gols2,
  • C. count(*) from gol g where g.nomePaís=p1.nomePaís and g.idJogo=p1.idJogo gols1, count(*) from gol g where g.nomePaís=p2.nomePaís and g.idJogo=p2.idJogo gols2,
  • D. (g.nomePaís=p1.nomePaís and g.idJogo=p1.idJogo) gols1, (g.nomePaís=p2.nomePaís and g.idJogo=p2.idJogo) gols2,
  • E. (select count(*) from gol g where g.nomePaís=p1.nomePaís and g.idJogo=p1.idJogo) gols1,gols2,

  • A. para 3, 1 e 0 pontos;
  • B. apenas para 1 ponto;
  • C. apenas para 3 e 1 pontos;
  • D. apenas para 1 e zero ponto;
  • E. em nenhum dos três comandos.

  • A. o número de registros na tabela participação seja ímpar;
  • B. um time seja seu próprio adversário;
  • C. haja dois jogos com o mesmo valor para o atributo idJogo;
  • D. haja mais de dois times num mesmo jogo;
  • E. mais de dois registros sejam inseridos numa única operação de insert.

  • A. que fizeram algum gol em jogos em que outros jogadores fizeram gols;
  • B. que fizeram algum gol em jogos em que nenhum outro jogador fez gols;
  • C. com o menor número de gols;
  • D. que fizeram algum gol no maior número de jogos;
  • E. o maior número de gols.
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