Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a técnica de ataque denominada SYS Flooding é correto afirmar que
esse ataque explora o mecanismo de estabelecimento de conexão do UDP, baseado em handshake em três vias.
um grande número de requisições para estabelecimento de uma conexão TCP é enviado, de tal maneira que o servidor não é capaz de responder a todas elas.
não existem, ainda, técnicas para evitar ataques do tipo SYS Flooding.
uma possível solução para evitar o ataque SYS Flooding é o uso de um protocolo não orientado a conexão como o UDP.
Sobre os dispositivos físicos de rede é verdadeiro afirmar que
estações de trabalho conectadas a um switch compartilham um mesmo barramento (bus) concorrendo durante a transmissão dos dados.
um roteador atua na camada 4 do modelo OSI (camada de transporte), lendo o campo do endereço de destino dos pacotes que chegam e retransmitindo-os de acordo com uma tabela de rotas.
um repetidor tem como função a duplicação dos pacotes transmitidos visando assegurar o recebimento dos mesmos pelo destinatário.
as pontes (bridges) atuam nas camadas 1 e 2 do modelo OSI, lendo o campo de endereço de destino dos frames e retransmitindo-os para um outro segmento físico de rede, quando necessário.
O Modelo de Referência OSI (Open System Interconnection) proposto pela ISO (International Standards Organization) é baseado em camadas. Sobre esse modelo é correto afirmar que
o Modelo OSI é dividido em seis camadas: física, enlace, rede, transporte, sessão e aplicação.
o nível de sessão fornece os meios necessários à organização e à sincronização do diálogo entre os clientes em comunicação.
o nível de enlace fornece os meio mecânicos, elétricos e funcionais necessários a ativação, ou manutenção e a desativação das conexões físicas destinadas a transmissão de elementos binários entre as entidades de ligação.
o nível de aplicação se encarrega da sintaxe das informações que as entidades de aplicação trocam.
Sobre o protocolo TCP/IP é correto afirmar que
no nível de rede do TCP/IP a técnica de transferência utilizada é o roteamento de pacotes, sendo estabelecido um circuito virtual entre o emissor e o receptor.
uma característica importante da arquitetura TCP/IP é prover a inteligência e o controle da rede, que é inteiramente feita pelo roteador, ficando quase nada em nível de terminal, pelo menos dentro da versão atual do protocolo IP (Ipv4).
o nível de sessão do TCP/IP fornece os meios necessários à organização e à sincronização do diálogo entre os clientes em comunicação.
o protocolo da camada de transporte, denominado TCP, utiliza um modo com conexão, ao contrário do UDP
Sobre o problema da QoS (Qualidade de Serviço) nas redes de computadores, podemos afirmar, corretamente, que
o protocolo DiffServ provê QoS em redes IP estabelecendo um caminho entre o emissor e o receptor reservando recursos em todos os roteadores por onde passa o fluxo de dados.
o protocolo IntServ permite a garantia de QoS em redes IP e os pacotes que entram em uma rede IntServ são classificados e marcados de forma que, em cada roteador, eles sejam colocados em filas com diferentes prioridades de processamento e encaminhamento.
aplicações VoIP são aplicações sensíveis a parâmetros de QoS como atraso e jitter, no entanto, tolerante no que diz respeito a perdas.
o protocolo RTP, utilizado como base para o SIP e H.323, provê funções de transporte fim-a-fim para aplicações transmitindo dados em tempo real, reservando recursos e garantindo QoS
Sobre os principais padrões para videoconferência é correto afirmar que
o H.323 é amplamente utilizado pelo sistema de telefonia visual baseado em terminais funcionando com RDSI.
o H.320 é amplamente utilizado pelo sistema de comunicação multimídia baseados em pacote (Internet).
na arquitetura de rede do H.323, são funcionalidades do Gatekeeper: o registro dos usuários, a conversão de endereços simbólicos em endereços IP ou IPX, o controle de admissão e o controle de chamadas das estações registradas.
o H.323 proporciona interoperabilidade através de normas para áudio, como os codecs H.261 e H.263, e para vídeo como os codecs: G.711 e G722.
No modelo OSI, o processo que implementa as tarefas de uma camada é denominado
O método utilizado em redes Ethernet para disciplinar o acesso das estações ao canal de comunicação é denominado
Os sistemas de cabeamento estruturado
devem proporcionar suporte à comunicação de voz, dados e imagens
proporcionam taxas de transmissão máxima de 10 Mbps
eliminam em 100% as possibilidades de falha em uma rede
Os dispositivos que normalmente são projetados para atender a uma determinada combinação de protocolos, como conectar uma rede local Ethernet à RENPAC, são denominados
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...