Questões de Ciência da Computação do ano 2004

Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens seguintes quanto aos elementos funcionais e estruturais que permitem a formalização e o controle dos sistemas de informação, refletindo-se em métodos, processos de trabalho e ferramentas de interesse empresarial.

No modelo proposto pelo Project Management Institute (PMI) para a gerência de projetos, define-se o planejamento como uma das nove áreas de conhecimento aplicáveis à maioria dos projetos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O que é um stakeholder?

  • A.

    Um ator nos diagramas de Casos de Uso.

  • B.

    O representante do cliente nas fases de entrevistas e levantamento de requisitos.

  • C.

    Qualquer pessoa que influenciará direta ou indiretamente os requisitos do sistema.

  • D.

    Os engenheiros que desenvolvem e mantêm um software.

  • E.

    Donos da empresa, gerentes de negócio ou qualquer pessoa que tome as decisões de como o sistema será construído.

Sobre o levantamento e a análise dos requisitos, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Na etnografia, o analista é inserido no ambiente de trabalho em que o sistema será utilizado para compreender seus requisitos sociais e organizacionais.

  • B.

    Todos os stakeholders têm o mesmo ponto de vista sobre o problema.

  • C.

    Cenários são utilizados apenas em fluxos normais de eventos de um ou de um pequeno número de interações do sistema.

  • D.

    Cada caso de uso só envolve um requisito funcional do sistema.

  • E.

    A verificação dos requisitos (completude e consistência) não faz parte do processo de levantamento e análise dos requisitos.

Quais dos seguintes padrões, usados em aplicações Web, definem um conjunto de regras para projetar formatos de texto que lhe permitam estruturar seus dados?

  • A. HTML
  • B. XML
  • C. ASCII
  • D. SQL
  • E. CSS

A estratégia de desenvolvimento de software topdown:

  • A.

    direciona o desenvolvedor a iniciar, a partir de uma visão abstrata das funcionalidades da aplicação, e, progressivamente, refiná-la; o processo de refinamento pode ser modelado por uma estrutura em árvore.

  • B.

    é, comprovadamente, a forma mais efetiva de se desenvolver software.

  • C.

    é a estratégia adotada no paradigma orientado a objetos.

  • D.

    direciona o desenvolvedor a identificar entidades independentes na aplicação, modelá-las e, progressivamente, combiná-las em componentes mais complexos.

  • E.

    promove reutilização das entidades e estruturas de dados da aplicação.

Os testes caixa preta:

  • A.

    são utilizados para detectar erros de interface e de performance.

  • B.

    são utilizados para testar as estruturas de dados internas de um componente.

  • C.

    são predominantes na realização de testes de unidade.

  • D.

    são equivalentes a testes de integração.

  • E.

    permitem verificar aderência a algum padrão de codificação.

Sobre a realização de testes, pode-se afirmar que:

  • A.

    o processo pode ser sempre exaustivo, garantindo que o software seja entregue sem erros para o cliente.

  • B.

    a comparação do resultado dos testes com os resultados esperados produz uma indicação da qualidade e da confiabilidade do produto.

  • C.

    os custos associados às falhas de software não justificam um processo de testes cuidadoso e bem planejado.

  • D.

    os casos de testes de funcionalidade devem ser construídos com base no código da aplicação.

  • E.

    processos de desenvolvimento sistematizados eliminam a necessidade de testes.

Com o objetivo de verificar que a introdução de uma nova funcionalidade no sistema não causa efeitos colaterais em uma versão já em produção, o tipo de teste apropriado a ser realizado é:

  • A. Unidade.
  • B. Integração.
  • C. Campo.
  • D. Regressão.
  • E. Caixa branca.

Uma importante motivação para modelar um sistema em camadas é:

  • A.

    eficiência.

  • B.

    redução do tamanho do código.

  • C.

    facilidade de evolução e reúso.

  • D.

    suporte a uma tecnologia específica.

  • E.

    combinar aspectos, como apresentação, negócio e acesso a dados, em uma mesma camada.

O Modelo Cascata de ciclo de vida de software, como proposto originalmente:

  • A.

    facilita a adoção de mecanismos de acompanhamento no desenvolvimento.

  • B.

    estimula a descoberta de erros em uma fase inicial.

  • C.

    facilita a eliminação de riscos no início do desenvolvimento.

  • D.

    é um processo iterativo.

  • E.

    permite a ordenação das fases em uma ordem arbitrária.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...