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Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens seguintes quanto aos elementos funcionais e estruturais que permitem a formalização e o controle dos sistemas de informação, refletindo-se em métodos, processos de trabalho e ferramentas de interesse empresarial.
No modelo proposto pelo Project Management Institute (PMI) para a gerência de projetos, define-se o planejamento como uma das nove áreas de conhecimento aplicáveis à maioria dos projetos.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST) - 2004
O que é um stakeholder?
Um ator nos diagramas de Casos de Uso.
O representante do cliente nas fases de entrevistas e levantamento de requisitos.
Qualquer pessoa que influenciará direta ou indiretamente os requisitos do sistema.
Os engenheiros que desenvolvem e mantêm um software.
Donos da empresa, gerentes de negócio ou qualquer pessoa que tome as decisões de como o sistema será construído.
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Sobre o levantamento e a análise dos requisitos, assinale a alternativa correta.
Na etnografia, o analista é inserido no ambiente de trabalho em que o sistema será utilizado para compreender seus requisitos sociais e organizacionais.
Todos os stakeholders têm o mesmo ponto de vista sobre o problema.
Cenários são utilizados apenas em fluxos normais de eventos de um ou de um pequeno número de interações do sistema.
Cada caso de uso só envolve um requisito funcional do sistema.
A verificação dos requisitos (completude e consistência) não faz parte do processo de levantamento e análise dos requisitos.
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Quais dos seguintes padrões, usados em aplicações Web, definem um conjunto de regras para projetar formatos de texto que lhe permitam estruturar seus dados?
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A estratégia de desenvolvimento de software topdown:
direciona o desenvolvedor a iniciar, a partir de uma visão abstrata das funcionalidades da aplicação, e, progressivamente, refiná-la; o processo de refinamento pode ser modelado por uma estrutura em árvore.
é, comprovadamente, a forma mais efetiva de se desenvolver software.
é a estratégia adotada no paradigma orientado a objetos.
direciona o desenvolvedor a identificar entidades independentes na aplicação, modelá-las e, progressivamente, combiná-las em componentes mais complexos.
promove reutilização das entidades e estruturas de dados da aplicação.
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Os testes caixa preta:
são utilizados para detectar erros de interface e de performance.
são utilizados para testar as estruturas de dados internas de um componente.
são predominantes na realização de testes de unidade.
são equivalentes a testes de integração.
permitem verificar aderência a algum padrão de codificação.
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Sobre a realização de testes, pode-se afirmar que:
o processo pode ser sempre exaustivo, garantindo que o software seja entregue sem erros para o cliente.
a comparação do resultado dos testes com os resultados esperados produz uma indicação da qualidade e da confiabilidade do produto.
os custos associados às falhas de software não justificam um processo de testes cuidadoso e bem planejado.
os casos de testes de funcionalidade devem ser construídos com base no código da aplicação.
processos de desenvolvimento sistematizados eliminam a necessidade de testes.
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Com o objetivo de verificar que a introdução de uma nova funcionalidade no sistema não causa efeitos colaterais em uma versão já em produção, o tipo de teste apropriado a ser realizado é:
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Uma importante motivação para modelar um sistema em camadas é:
eficiência.
redução do tamanho do código.
facilidade de evolução e reúso.
suporte a uma tecnologia específica.
combinar aspectos, como apresentação, negócio e acesso a dados, em uma mesma camada.
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O Modelo Cascata de ciclo de vida de software, como proposto originalmente:
facilita a adoção de mecanismos de acompanhamento no desenvolvimento.
estimula a descoberta de erros em uma fase inicial.
facilita a eliminação de riscos no início do desenvolvimento.
é um processo iterativo.
permite a ordenação das fases em uma ordem arbitrária.
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