Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A figura acima apresenta um diagrama de PERT de programação de um projeto de desenvolvimento de software em que estão apresentadas tarefas de T1 a T12 e marcos de M1 a M8, com suas durações e datas de conclusão, respectivamente. O diagrama deve ser lido da esquerda para a direita e de cima para baixo. A partir da análise da programação acima, e considerando o cenário de execução do projeto, julgue os itens a seguir.
As tarefas T1, T9 e T12 estão no caminho crítico de execução do projeto.
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A figura acima apresenta um diagrama de PERT de programação de um projeto de desenvolvimento de software em que estão apresentadas tarefas de T1 a T12 e marcos de M1 a M8, com suas durações e datas de conclusão, respectivamente. O diagrama deve ser lido da esquerda para a direita e de cima para baixo. A partir da análise da programação acima, e considerando o cenário de execução do projeto, julgue os itens a seguir.
Uma análise de riscos de atraso no projeto sugere que a execução da tarefa T2 deve ser mais bem controlada quanto a prazos que a da tarefa T7.
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A tabela acima apresenta uma comparação entre as características de desenvolvimento de software proprietário e de software de código aberto e livre. A partir das informações contidas nessa tabela, julgue os itens subseqüentes.
A adoção do modelo de aquisição embasado em software aberto e livre é pressuposto para que uma organização consiga reduzir seus custos de negócios.
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A tabela acima apresenta uma comparação entre as características de desenvolvimento de software proprietário e de software de código aberto e livre. A partir das informações contidas nessa tabela, julgue os itens subseqüentes.
A adoção do modelo de aquisição embasado em software aberto e livre é pressuposto para que uma organização consiga reduzir seus custos de negócios.
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A tabela acima apresenta uma comparação entre as características de desenvolvimento de software proprietário e de software de código aberto e livre. A partir das informações contidas nessa tabela, julgue os itens subseqüentes.
A adoção do modelo de software aberto conduz a um amadurecimento técnico das organizações produtoras e adquirentes de software maior do que a escolha do modelo de software proprietário.
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No que concerne à natureza e ao papel das linguagens de programação, julgue os itens que se seguem, tomando o texto acima por referência inicial.
A escolha de uma linguagem de programação exerce um impacto sobre o planejamento, a análise, o projeto, a codificação, o teste e a manutenção de um projeto de software.
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Em um projeto de software orientado a objetos, é necessário definir quais são as responsabilidades das classes de objetos, os modos de interação entre os objetos, os agrupamentos e a hierarquização das classes de objetos, questões que têm levado à busca de soluções por meio de princípios e padrões de projeto testados e validados. Acerca do uso de padrões de projeto, das funcionalidades da orientação a objetos e dos processos e técnicas relativos ao projeto orientado a objetos, julgue os itens a seguir.
No padrão de projeto MVC (model-view-controller), da categoria arquitetura, o modelo contém os dados do aplicativo, o controlador implementa a lógica para processar entradas do usuário e a visão trata da apresentação ao usuário, devendo determinado modelo ser associado a uma única visão e a um único controlador.
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Em um projeto de software orientado a objetos, é necessário definir quais são as responsabilidades das classes de objetos, os modos de interação entre os objetos, os agrupamentos e a hierarquização das classes de objetos, questões que têm levado à busca de soluções por meio de princípios e padrões de projeto testados e validados. Acerca do uso de padrões de projeto, das funcionalidades da orientação a objetos e dos processos e técnicas relativos ao projeto orientado a objetos, julgue os itens a seguir.
O padrão de projeto iterator permite o acesso a objetos individuais de qualquer estrutura de dados de armazenamento de coleções, tais como arrays, listas encadeadas e tabelas de hash, sem que se conheça o comportamento daquela estrutura de dados ou se saiba como aquela estrutura de dados armazena objetos.
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Em um projeto de software orientado a objetos, é necessário definir quais são as responsabilidades das classes de objetos, os modos de interação entre os objetos, os agrupamentos e a hierarquização das classes de objetos, questões que têm levado à busca de soluções por meio de princípios e padrões de projeto testados e validados. Acerca do uso de padrões de projeto, das funcionalidades da orientação a objetos e dos processos e técnicas relativos ao projeto orientado a objetos, julgue os itens a seguir.
Uma fachada consiste em um dos modos de apresentação ao usuário dos dados de uma aplicação construída segundo o padrão de projeto façade.
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Em um projeto de software orientado a objetos, é necessário definir quais são as responsabilidades das classes de objetos, os modos de interação entre os objetos, os agrupamentos e a hierarquização das classes de objetos, questões que têm levado à busca de soluções por meio de princípios e padrões de projeto testados e validados. Acerca do uso de padrões de projeto, das funcionalidades da orientação a objetos e dos processos e técnicas relativos ao projeto orientado a objetos, julgue os itens a seguir.
O padrão de projeto factory method tem o objetivo de organizar a criação de objetos quando o processo de criação envolve um conjunto de passos seqüenciais, cada um destinado a montar uma parte do objeto, que, em seguida, é incorporada às partes já existentes no objeto, em um processo similar a uma linha de montagem.
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