Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Gerência de Projetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Relacionando características do framework Zachman, apresentado no texto II, julgue os itens a seguir, relativos a técnicas de reunião, entrevista e análise de sistemas de informação.
São idéias gerais que se aplicam a reuniões de negócios bem-sucedidas: começar no horário marcado, definir previamente uma pauta, abordar um tópico por vez, chegar a conclusões acerca de cada item da pauta, permitir que cada um tenha tempo para dar sua contribuição, discutir interesses e problemas pessoais durante a reunião, deixar que um membro da reunião domine a pauta, atribuir papéis, responsabilidades e prazos para a próxima reunião, obter acordos relativos às ações de acompanhamento e à data da próxima reunião, encerrar no horário marcado.
Ciência da Computação - Gerência de Projetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Os sistemas de informação integram cada vez mais os diversos componentes desenvolvidos a partir das várias tecnologias da informação, incluindo tecnologias do processamento, do armazenamento, do acesso e das comunicações. Por outro lado, tais sistemas vêm sendo também cada vez mais utilizados nos processos sociais e econômicos. Assim, o planejamento desses sistemas é uma atividade de suma importância e tem seus métodos e ferramentas específicos. Acerca do planejamento de sistemas de informação e da necessidade de integração dos elementos empregados nessa atividade, julgue os itens subseqüentes.
Em função da existência de diferenças na razão preço/desempenho para diferentes sistemas computacionais, um dos objetivos do planejamento de sistemas de informação é a redução de custos, que pode ser obtida pela integração de diferentes sistemas computacionais interconectados via redes de comunicação, o que requer um balanceamento dos custos de comunicação e computação, bem como a escolha da configuração computacional mais adequada para os serviços de informação.
Ciência da Computação - Gerência de Projetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
As características específicas do software e de seus processos de desenvolvimento exigem a utilização de métodos e ferramentas de gerência de projeto com certas particularidades. Acerca da gerência de projetos de aplicações e bancos de dados, julgue os itens que se seguem.
O conceito de pontos de função mostrou-se tão generalizável para todo tipo de software que, na prática, raramente é utilizada alguma extensão ou complemento específico das métricas básicas definidas originalmente e orientadas para funções.
Ciência da Computação - Gerência de Projetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
As características específicas do software e de seus processos de desenvolvimento exigem a utilização de métodos e ferramentas de gerência de projeto com certas particularidades. Acerca da gerência de projetos de aplicações e bancos de dados, julgue os itens que se seguem.
Considerando que um engenheiro de software pode se mostrar incomodado ou prejudicado com o uso de métricas coletadas em base individual, algumas métricas de projeto devem ser privativas do indivíduo e servir como indicador individual de desempenho.
Ciência da Computação - Gerência de Projetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A análise e o projeto orientados a objetos aplicam os conceitos fundamentais de orientação a objetos para a construção de modelos de software. Acerca desses conceitos e de sua aplicação nas fases de análise e projeto de software, julgue os itens seguintes.
Entidades com características comuns podem ser agrupadas hierarquicamente por meio da identificação de relações de generalização, tanto na análise e modelagem do negócio quanto na concepção e detalhamento dos modelos de projeto.
O gerente de projetos de uma organização recomenda a utilização de métricas de software. A recomendação é pela utilização do método ou análise de ponto-por-função. Com essa recomendação, ele pretende medir
a produtividade do processo de desenvolvimento dos softwares, com base na funcionalidade ou utilidade dos programas.
o grau de utilização da análise funcional no desenvolvimento dos softwares.
a produtividade do processo de desenvolvimento dos softwares, com base na quantidade de linhas de código dos programas.
a qualidade dos softwares quanto ao atendimento dos requisitos.
o grau de utilização da análise essencial quanto à priorização das funções dos softwares.
Dadas as seguintes etapas de atividades:
I. Análise da Organização.
II. Diagnóstico da Situação Atual.
III. Planejamento Estratégico de Informações.
IV. Planejamento Estratégico de Sistemas de Informação.
V. Projeto de Informatização.
VI. Programação Estruturada.
São adequadas a uma Metodologia de Planejamento de Informática SOMENTE as etapas
I, II, V e VI.
I, II, III, IV e V.
II, IV, V e VI.
IV e V.
V e VI.
O planejamento de um projeto de implementação de sistemas NÃO deve ser
um produto da fase de planejamento.
constituído de planos menores e específicos.
um contrato de metas negociadas com os usuários.
um documento de apontamentos de prazos e custos do projeto.
um instrumento para controlar o projeto.
Ciência da Computação - Gerência de Projetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Quanto à gerência de projetos, em especial no que se refere a projetos nas áreas de tecnologias da informação, julgue os itens subseqüentes.
Segundo a metodologia PMI, a gerência de projetos envolve nove áreas de conhecimento: escopo, prazo, custo, qualidade, recursos humanos, comunicação, risco, aquisições e integração.
Ciência da Computação - Gerência de Projetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Quanto à gerência de projetos, em especial no que se refere a projetos nas áreas de tecnologias da informação, julgue os itens subseqüentes.
No método de análise CPM, uma atividade crítica é definida como uma atividade que leva à construção de um módulo de software imprescindível para o funcionamento de um sistema, independentemente do impacto que tal atividade tenha na duração ou na seqüência de atividades do projeto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...