Questões de Ciência da Computação do ano 2004

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Considerando a sintaxe e a semântica da linguagem Java e com base nos conceitos de programação orientada a objetos, julgue os itens a seguir.

Os métodos de uma classe descrevem o comportamento dos objetos dessa classe.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a sintaxe e a semântica da linguagem Java e com base nos conceitos de programação orientada a objetos, julgue os itens a seguir.

Durante a execução, quando a classe que se deseja iniciar não tem o método main, ocorre o erro NoSuchMethodError.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a sintaxe e a semântica da linguagem Java e com base nos conceitos de programação orientada a objetos, julgue os itens a seguir.

O cabeçalho do método mostrado a seguir está incorreto porque não se pode passar um array como parâmetro. int [3] calculaVector (int [3] j)

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a sintaxe e a semântica da linguagem Java e com base nos conceitos de programação orientada a objetos, julgue os itens a seguir.

O trecho de programa mostrado a seguir está correto.

interface vazia {

}

class dados implements vazia {

}

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a sintaxe e a semântica da linguagem Java e com base nos conceitos de programação orientada a objetos, julgue os itens a seguir.

Se a classe X implementa a interface I, proporcionando somente alguns métodos especificados em I, então é correto concluir que X também é uma interface.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere que se deseja desenvolver um sistema para controle de caixa de supermercado tendo como base um computador que registra os produtos vendidos, interagindo com dispositivos de entrada e saída tais como impressora, teclado e leitora de código de barras. Esse sistema deve interagir também com o operador do caixa e com um banco de dados do estabelecimento. A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo por base a descrição da classe Mercadoria em linguagem Java listada acima, julgue os itens subseqüentes.

A classe Mercadoria herda de uma classe gráfica do pacote AWT, que provê suporte para desenho na tela gráfica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo por base a descrição da classe Mercadoria em linguagem Java listada acima, julgue os itens subseqüentes.

A classe, tal como está, não compilará corretamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo por base a descrição da classe Mercadoria em linguagem Java listada acima, julgue os itens subseqüentes.

O comando Mercadoria m = new Mercadoria(); cria uma instância da classe com seus atributos zerados automaticamente pela máquina virtual.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo por base a descrição da classe Mercadoria em linguagem Java listada acima, julgue os itens subseqüentes.

A portabilidade é a capacidade que um programa tem de poder ser executado em diferentes plataformas. O sucesso de Java vem em parte de sua portabilidade, que é fruto da sua capacidade de ligação tardia (dynamic binding), que viabiliza a carga e a ligação de código em tempo de execução, adaptando-se, assim, à plataforma em que está inserido.

  • C. Certo
  • E. Errado
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