Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre listas, pilhas e filas, é incorreto afirmar que:
uma fila circular tem a sua capacidade limitada apenas pela memória disponível.
uma lista pode ser implementada com vetores (arrays) ou com alocação dinâmica.
Qual das alternativas tem afirmação incorreta?
O uso de padrões de projeto é importante durante a programação para aumentar a qualidade do código gerado.
A identação (alinhamento) do código é fundamental para a garantia da legibilidade.
A refatoração constante mantém o código mais claro e flexibiliza a futura manutenção do código.
O uso de padrões de projeto garante que funções e procedimentos, já implementados, testados e aprovados, sejam reutilizados.
O uso de frameworks pode acelerar o desenvolvimento de software.
Considerando que todos os bons programadores sabem resolver problemas e que Pedro sabe resolver problemas, pode-se concluir que Pedro:
Observe os diagramas de classe na figura a seguir. O diagrama à esquerda corresponde à situação original e o diagrama à direita corresponde a uma alteração no projeto onde foi permitido à classe Cliente acessar diretamente a classe Departamento.
A modificação que teve de ser introduzida na classe Cliente foi a:criação da subclasse Departamento;
remoção do método lerGerente();
remoção da referência para a classe Pessoa;
inserção do método lerGerente();
inserção de uma referência para a classe Departamento.
Em relação à linguagem XML, é INCORRETO afirmar que:
XML se preocupa com o conteúdo do documento e HTML com sua apresentação;
DTDs descrevem uma estrutura válida para um documento XML;
XML é uma tecnologia exclusiva do ambiente Windows, daí sua perfeita integração com o framework .NET da Microsoft;
Folhas de estilo XSL transformam documentos XML em qualquer outro formato (XML, HTML, txt, etc.)
O trecho abaixo está escrito em perfeito XML:
A respeito das seções interface e implementation em uma Unit codificada em Object Pascal, é correto afirmar que:
variáveis globais a uma Unit têm de ser obrigatoriamente declaradas na seção interface desta Unit;
variáveis globais a uma Unit têm de ser obrigatoriamente declaradas na seção implementation desta Unit;
o corpo dos métodos públicos de uma Unit (as linhas de código) deve ser definido na seção interface desta Unit;
variáveis globais a uma Unit podem estar declaradas em qualquer lugar da Unit ou na seção interface das Units referenciadas na cláusula uses;
a seção interface é utilizada para a inicialização da Unit, isto é, a execução do código que estabelece as pré-condições necessárias para o perfeito funcionamento da Unit.
Observe o trecho abaixo de um programa em Java. Cada comando de saída é identificado por um comentário numerado.
Se o valor digitado pelo usuário for a string "12x", as mensagens de saída impressas serão:3 e 4
1, 2, 3 e 4
somente a 3
somente a 4
1 e 4
Observe o trecho de código a seguir em Object Pascal:
1
1, 2, 3, 4
4, 3, 2, 1
4
o vetor estará vazio
Observe o trecho de um programa em Object Pascal a seguir:
Text é um atributo da classe TEdit;
TForm1 é uma classe herdeira de TForm;
Items é um atributo da classe TListBox;
Button1Click é um método da classe TButton;
Form1 é uma instância da classe TForm1.
A figura abaixo corresponde a uma porta lógica AND com duas entradas A e B e uma saída C
O1=I4 O2=I1 AND I2 AND I3;
O1=I3 AND I4 O2=I3;
O1=I1 AND I2 AND I3 AND I4 O2=I1 AND I2 AND I3;
O1=I1 AND I2 AND I3 AND I4 O2=I4 OR (I1 AND I2 AND I3);
O1=((I1 AND I2) OR I3) AND I4 O2=(I1 AND I2) OR I3
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...