Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na orientação a objetos, as relações do tipo Generalização/ Especialização (is-a) são uma propagação de atributos e operações baseadas em uma relação entre classes inerentes ao conceito de
No modelo relacional de banco de dados, cada linha é
um domínio, o nome de uma coluna é chamado de célula e uma tabela é chamada de relação; o tipo de dado que especifica o tipo dos valores que podem aparecer em uma coluna é chamado de atributo.
uma relação, o nome de uma coluna é chamado de célula e uma tabela é chamada de tupla; o tipo de dado que especifica o tipo dos valores que podem aparecer em uma coluna é chamado de atributo.
uma tupla, o nome de uma coluna é chamado de atributo e uma tabela é chamada de relação; o tipo de dado que especifica o tipo dos valores que podem aparecer em uma coluna é chamado de domínio.
uma tupla, o nome de uma coluna é chamado de célula e uma tabela é chamada de relação; o tipo de dado que especifica o tipo dos valores que podem aparecer em uma coluna é chamado de atributo.
um domínio, o nome de uma coluna é chamado de atributo e uma tabela é chamada de tupla; o tipo de dado que especifica o tipo dos valores que podem aparecer em uma coluna é chamado de relação.
Analise o código SQL abaixo:
O resultado da execução desse código será:
1-financeiro-sala 10 2-null-contábil
2-********-contábil
1-sala 10 2-contábil
1-financeiro-sala 10
2-null-contábil
No contexto da SQL, são expressões do âmbito da Data Definion Language - DDL, entre outras:
CREATE TABLE, INSERT TABLE e UPDATE TABLE.
SELECT, INSERT e CREATE TABLE.
INSERT TABLE, DELETE VIEW e CREATE INDEX.
CREATE TABLE, ALTER TABLE e DROP TABLE.
SELECT, INSERT e UPDATE.
"É uma lista linear em que todas as inserções de novos elementos são realizadas numa etremidade da lista e todas as remoções de elementos são feitas na outra extremidade da lista."
Esta é a definição de
fila que é uma estrutura de dados do tipo FIFO (First In Furst Out)
pilha que é uma estrutura de dados do tipo FILO (First In Last Out)
fila circular que é uma estrutura de dados do tipo FILO (First In Last Out)
pilha ordenada que é uma estrutura dedados do tipo FIGO (First In Goback Out)
fila que é uma estrutura de dados do tipo LIFO (Last In First Out)
Observe as seguintes informações:
I. Regra 1 - Todas as informações em um banco de dados relacional são representadas de forma explícita no nível lógico e exatamente em apenas uma forma - por valores em tabelas.
II. Regra 2 - Cada um e qualquer valor atômico (datum) em um banco de dados relacional possui a garantia de ser logicamente acessado pela combinação do nome da tabela, do valor da chave primária e do nome da coluna.
III. Regra 3 - Valores nulos devem ser suportados de forma sistemática e independente do tipo de dado para representar informações inexistentes e informações inaplicáveis.
IV. Regra 4 - A descrição do banco de dados é representada no nível lógico da mesma forma que os dados ordinários, permitindo que usuários autorizados utilizem a mesma linguagem relacional aplicada aos dados regulares.
Considerando as 12 regras referentes ao modelo relacional de dados, estabelecidas originalmente por Codd, está correto o que consta em
I,II,III e IV
I,III e IV apenas
II e III apenas
II,III e IV apenas
III e IV apenas
Em um banco de dados relacional, é comando DDL
Em um banco de dados relacional
as chaves externas devem ser obrigatoriamente componentes da chave primária na relação que a contém.
o endereçamento hash permite rápido acesso ao registro armazenado, baseando-se, para tanto, em determinados valores de certos campos (atributos).
uma regra de integridade básica é a que prevê a possibilidade de um atributo componente da chave primária ter no máximo um e apenas um valor nulo.
um domínio é um conjunto de valores não atômicos, multivalorados e de diferentes tipos.
a normalização é o processo de se agrupar dados de um determinado banco em uma única tabela, como forma de aumento de desempenho e economia de espaço.
Em um modelo de entidade e relacionamento, consideremos A uma entidade e K um auto-relacionamento de A. Do ponto de vista semântico, A é um conjunto, e K, um conjunto de pares ordenados cujos elementos pertencem a A. Se A representa o conjunto de cidadãos de um país onde a poligamia é ilegal e K representa a relação casamento entre cidadãos deste país, podemos dizer que K é um relacionamento que se enquadraria no tipo geral:
um para um.
um para muitos.
muitos para um.
muitos para muitos.
zero para zero.
Quanto ao software gerenciador de bancos de dados ACCESS, é correto afirmar que
é um banco de dados com arquitetura clienteservidor.
formulários não podem conter subformulários.
relacionamentos não definem restrições de integridade entre tabelas.
a sua limitação de recursos para consultas é compensada com a sua maior integração com o VBA (Visual Basic for Applications).
índices não podem ser definidos sobre atributos ou conjuntos de atributos de uma mesma tabela.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...