Questões de Ciência da Computação do ano 2005

Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A. uma mensagem assíncrona.
  • B. uma mensagem encontrada.
  • C. uma mensagem perdida .
  • D. um construtor de objeto.
  • E. o retorno de uma mensagem síncrona.

Um analista está responsável por montar a estratégia de testes de um projeto. Os testes disponíveis para serem realizados são:

I - análise de valor limite;

II - caminho básico;

III - fluxo de dados;

IV - grafo de causa-efeito;

V - particionamento de equivalência.

O analista sabe que os testes acima podem ser classificados em testes de caixa branca e testes de caixa preta e que esta classificação determina em que momento da fase de testes de um projeto eles devem ser utilizados. No início da fase de testes do projeto o analista empregará os testes de caixa:

  • A. branca I e II.
  • B. branca II e III.
  • C. preta I, II e III.
  • D. preta I, III e IV.
  • E. preta II, IV e V.

Para os diagramas utilizados na Análise Estruturada são feitas as seguintes afirmativas: I - em um DFD o terminador é graficamente representado por um retângulo e representa as entidades externas com as quais o sistema se comunica; II - em um dicionário de dados os caracteres { e } são utilizados para representar iteração; III - se houver um objeto ou um relacionamento no DER que não apareça no DFD os dois modelos não estão em equilíbrio. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Considerando a figura ao lado, que apresenta os elementos básicos e suplementares de um plano de projeto, julgue os itens a seguir, acerca dos conceitos de gerenciamento de projeto no âmbito do desenvolvimento de softwares e sistemas de informação.

Entre os principais aspectos da engenharia de software, incluem-se o desenvolvimento, em equipe, de um produto, o desenvolvimento de múltiplas versões de um ou mais produtos ao longo do tempo, o emprego de processos para sistematizar o trabalho e a ação orientada ao desenvolvimento de projetos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a figura ao lado, que apresenta os elementos básicos e suplementares de um plano de projeto, julgue os itens a seguir, acerca dos conceitos de gerenciamento de projeto no âmbito do desenvolvimento de softwares e sistemas de informação.

Entre algumas fases ou etapas do ciclo de vida de um software-produto são realizadas, na ordem cronológica, desenho; análise; implementação; instalação e testes unitários.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a figura ao lado, que apresenta os elementos básicos e suplementares de um plano de projeto, julgue os itens a seguir, acerca dos conceitos de gerenciamento de projeto no âmbito do desenvolvimento de softwares e sistemas de informação.

Entre os modelos de processo de desenvolvimento de software, incluem-se os modelos cascata e espiral. O modelo cascata é tipicamente orientado para a gestão de riscos, e o modelo espiral envolve um seqüenciamento estrito das fases de desenvolvimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a figura ao lado, que apresenta os elementos básicos e suplementares de um plano de projeto, julgue os itens a seguir, acerca dos conceitos de gerenciamento de projeto no âmbito do desenvolvimento de softwares e sistemas de informação.

A análise essencial constitui uma técnica desenvolvida a partir do amadurecimento do paradigma de orientação a objetos, prescrevendo-se o emprego da notação UML para a representação de artefatos a serem desenvolvidos em um projeto de software.

  • C. Certo
  • E. Errado

"Uma nova classe de elemento do meta-modelo que é introduzida em tempo de modelagem e que representa uma subclasse de um elemento de um meta-modelo já existente com a mesma forma (atributos e relacionamentos), porém com objetivo diferente".

No âmbito da UML, a definição acima se aplica ao significado de

  • A. polimorfismo.
  • B. herança.
  • C. estereótipo.
  • D. multiplicidade.
  • E. qualificador.

Um analista, desejando mostrar as diversas situações assumidas por um objeto e o modo como os eventos, com o passar do tempo, modificam essas situações, elaborou, no âmbito da UML, um diagrama de

  • A. seqüência.
  • B. estado.
  • C. colaboração.
  • D. classe.
  • E. caso de uso.

Durante o projeto de um programa, um analista utilizou um dos princípios fundamentais da programação estruturada que representava uma situação de repetição de instruções enquanto uma determinada condição era satisfeita (do tipo "faça enquanto", por exemplo).

Com respeito ao princípio utilizado, ele utilizou o mecanismo de

  • A. coesão.
  • B. seqüência.
  • C. acoplamento.
  • D. iteração.
  • E. seleção.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...